Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Urbanismo
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Urbanismo I introduz o aluno à leitura analítica do espaço urbano nas suas múltiplas dimensões, relações e escalas. É objectivo desta UC dotar o aluno de instrumentos analíticos de avaliação do comportamento morfológico do espaço urbano e de aferição dos modelos/paradigmas urbanos que sustentaram as soluções urbanas dos habitats em análise. Através de uma abordagem operativa, holística e complementar, abordam-se as diversas dimensões da análise urbana: espacial, infra-estruturas, territorial, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. Identifica-se qual o vocabulário próprio para cada dimensão em análise e promovem-se leituras morfológicas do espaço urbano com base nos seus correspondentes léxicos gráficos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender os contextos urbanos bem como desenvolver análises urbanas de uma forma sistemática tendo em conta as diversas dimensões de análise urbana: espacial, infra-estruturas, geográfica, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. OA2 - Identificar diferentes paradigmas urbanos e associar as suas implicações no funcionamento morfológicas do espaço urbano nas suas mais variadas dimensões. OA3 - Entender o vocabulário próprio de cada dimensão da análise urbana e estabelecer as correspondentes representações gráficas desses léxicos para apoio aos processos de decisão de desenho urbano e de gestão do território. OA4 - Saber sistematizar graficamente e visualmente uma análise critica dos espaços urbanos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Conceitos de forma urbana e paradigmas urbanos. CP2 - Análise urbana e abordagem dimensional: espacial, infra-estruturas, geográfica, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. CP 3 - Mapeamento e visualização de dados urbanos. CP 4 - Construção de mapas temáticos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). Desta forma as relações seguidamente enumeradas demonstram essa coerência:CP1 - OA1, OA2; CP2 - OA1, OA2; CP3 - OA3; CP4 - OA1, OA2, OA3
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua, baseada no desenvolvimento de exercício faseado em grupo com apresentação oral e acompanhado de reflexões individuais (Fase 1_40% + Fase 2_40% = 80%). A avaliação pressupõe uma assiduidade igual ou superior a 75% e a participação tem um peso na avaliação final de 20%. Dado o caracter eminentemente prático desta unidade curricular a sua avaliação consiste exclusivamente no trabalho realizado pelos estudantes ao longo do semestre, bem como na sua participação. Não há lugar a avaliação por exame conforme aprovado pela Comissão Pedagógica da ISTA. Melhorias de nota só serão possíveis mediante nova inscrição no ano letivo seguinte e repetindo todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nas aulas teórico-práticas são apresentados os conceitos, paradigmas e metodologias de análise urbana a aplicar nos exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos durante as aulas e em trabalho autónomo. Os alunos deverão efectuar trabalho de campo e de arquivo e será promovida a análise gráfica e visual (desenho, fotografia, filme e vídeo) como principais instrumentos e representação espacial em contexto online e/ou presencial. Fomenta-se a colaboração com outras UCs.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objectivos são alcançados através de um amplo leque de actividades pedagógicas e de avaliação, que preparam e articulam os alunos para o seu trabalho autónomo, através da transferência de conhecimentos teóricos, técnicos e metodológicos em contexto de sala de aula presencial e/ou online, acompanhamento individual, trabalhos de campo, participação em trabalhos de grupo bem como através de actividades de reflexão individuais. Os elementos definidos no processo de avaliação procuram avaliar os resultados em relação aos 4 objectivos de aprendizagem definidos. O sistema de avaliação prevê que os alunos possam demonstrar que adquiriram conhecimentos ligados ao programa, bem como competências de comunicação oral e escrita, pensamento crítico e capacidade analítica para lidar com os tópicos complexos e questões relacionadas com as questões em análises, bem como a familiaridade com métodos de pesquisa específicos.
Observações / Observations
Estudantes com Estatutos Especiais deverão contatar a docente no sentido de acordar modos alternativos de aprendizagem e de avaliação. Horário e local de atendimento aos alunos com marcação prévia: Terças feiras entre as 12:30-13:30h. Gabinete D304 e-mail: teresa-marat-mendes@iscte-iul.pt
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16