Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04454
Acrónimo :
VFD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral da Unidade Curricular é proporcionar ao aluno um conhecimento alargado de diferentes métodos digitais de visualização do Património Cultural. Pretende-se capacitar o aluno de conhecimentos básicos na ótica do utlizador, que poderrão ser explorados e aprofundados, através do trabalho autónomo e da relação com outras Unidades Curriculares do Curso, em particular História das Técnicas de Construção e Reabilitação Urbana, Inventário e interpretação patrimonial, Conservação e Sustentabilidade (1º semestre), Projeto de Conservação e Reabilitação Sustentável (2º semestre), que partilharão os mesmos casos de estudo para desenvolvimento de análise e de projeto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Conceber modelos digitais da construção. OA2: Conceber experiências de RV e de RA. OA3: SIG - Sistemas de Informação Geográfica OA4: Definir e desenvolver narrativas e Storytelling. OA5: Interpretar geometrias e gramáticas da forma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Modelação BIM: representação e visualização tridimensional da construção; CP2: Realidade Aumentada e Realidade Virtual: princípios básicos de projeto; tecnologias utilizadas; desenho da experiência; modelação 3D; motor de jogos; customização da interação; visualização através de HMD ou criação de vídeo de navegação; CP3: SIG - Tipos e categorias de mapas: ferramentas geoespaciais livres para construção de mapas. Introdução ao QGIS; visualização e edição de dados espaciais; georreferenciação de imagens e análise espacial. CP4: Story Telling: conceção de dados para contar histórias. Narrativas Digitais com ArcGIS StoryMaps, ferramenta digital inovadora para a elaboração de narrativas digitais através de mapas personalizados, que permitem a conjugação de texto, imagem, vídeo e som, criando histórias impactantes, inspiradoras e emersivas. CP5: Gramáticas da forma, análise da geometria e aplicação em arquitetura, nomeadamente ao desenho de reabilitação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua e periódica, com base no desenvolvimento de um trabalho de grupo. A avaliação final será feita de acordo com: - Realização de exercícios práticos em aula - 50%. - Trabalho individual - 50%. É obrigatória a presença em 60% das aulas, não havendo lugar a exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas: apresentação dos conteúdos com recursos audio-visuais; MEA2: Participativas: análise e discussão de casos práticos em grupo; MEA3: Ativas: realização de trabalhos individuais e/ou de grupo; MEA4: Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são: MEA1: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 MEA2: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 MEA3: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 MEA4: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


[6] SEGEL, E., & Heer, J. (2010). Narrative visualization: Telling stories with data. IEEEtransactions on visualization and computer graphics, 16(6), 1139-1148. [5] DUXBURY, Nancy, GARRET-PETTS, W.F. and MACLENNAN, David. Cultural Mapping as Cultural Inquiry, New York: Routledge, 2015. [4] CAMERON, F. and KENDERDINE, S. (eds) (2007) Theorizing Digital Cultural Heritage. A Critical Discourse. MIT Press. [3] Holzer, D. (2016). The BIM manager?s handbook?: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley. [2] BIM Uses. (n.d.). Retrieved September 10, 2020, from https://www.bim.psu.edu/bim_uses/ [1] BODENHAMER, David J., CORRIGAN, John; HARRIS, Trevor M. The Spatial Humanities. GIS and the future of humanities scholarship. Bloomington: Indiana University Press, 2010.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[15] RAPOSO, M., ELOY, S., DIAS, M.S. (2017), Revisiting the city augmented by digital technologies ? SeeARch tool. Proceedings of the 3rd International Conference on Preservation, Maintenace, and Rehabilitation of Historical Buildings and Structures. Pp. 637-646. [14] OZER, D. G. and NAGAKURA, T. (2016) ?Simplifying Architectural Heritage Visualization AUGMENTEDparion?, in Complexity & Simplicity - Proceedings of the 34th eCAADe Conference. Oulo (Finland), pp. 521?528. Available at: http://cat2.mit.edu/takehiko/ (Accessed: 14 November 2016). [13] Ma, K.-L., Liao, I., Frazier, Hauser, J. H., & Kostis, H.-N. (2012). Scientific StorytellingUsing Visualization, Computer Graphics And Applications (CG&A), VisualizationViewpoints, 32, (1), 12-19. [12] LONSING, W. (2007) ?Combining GPS and CAD Designing Virtual Models in Real Space Coordinate system?, in Predicting the Future, 25th eCAADe Conference Proceedings. Frankfurt am Main (Germany), pp. 655?661. [11] LANKOW, J., Ritchie, J., & Crooks, R. (2012). Infographics: The power of VisualStorytelling. John Wiley & Sons [10] KOSARA, R., & Mackinlay, J. (2013). Storytelling: The next step for visualization. IEEEComputer (Special Issue on Cutting-Edge Research in Visualization), 46 (5), 44-50, 2013 [9] GRASER, Anita. Learning QGIS 2.0. Use QGIS to create great maps and perform all the geoprocessing tasks you need. Birmingham: Packt Publishing, 2013. [8] GONÇALVES, A. J. M., SILVA, F. and MENDES, A. J. (2005) ?An approach to (virtually) recreate historical findings?. [7] GOMES, J., ELOY, S. (forthcoming) Do Laser Scan à experiência em Realidade Virtual Imersiva de um modelo BIM: experiências e testemunhos. In Proceedings of PTBIM. [6] GOMES, J.; ELOY, S.; SILVA, N. P.; RESENDE, R.; DIAS, L. (forthcoming) A quasi-real virtual reality experience: point cloud navigation. In Proceedings of the Artificial Realities: Virtual as an aesthetic medium in architecture ideation. Lisbon: ISCTE-IUL. [5] BRUY, Alexander and SVIDZINSKA, Daria. QGIS By Example: Leverage the power of QGIS in real-world applications to become a powerful user in cartography and GIS analysis, Birmingham: Packt Publishing, 2015. [4] BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved August 5, 2020, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained [3] BREWER, C. A. - Designing Better Maps: A Guide for GIS Users. Redlands: Esri Press, 2005. [2] BERTIN, J. - Semiology of Graphics, Redlands: Esri Press, 2011. [1] AZUMA, R. (2015) ?Location-Based Mixed and Augmented Reality Storytelling?, 2nd edition of Fundamentals of Wearable Computers and Augmented Reality Location-Based Mixed and Augmented Reality Storytelling. CRC Press, pp. 259?276.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16