Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral da Unidade Curricular é proporcionar ao aluno um conhecimento alargado de diferentes métodos digitais de documentação e visualização do Património Cultural. Pretende-se capacitar o aluno de conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios da documentação e visualização no contexto do património cultural, com base em normas e sistemas reconhecidos internacionalmentena, que poderrão ser aplicados e aprofundados, através do trabalho autónomo e da relação com outras Unidades Curriculares do Curso, que partilharão o mesmo objeto de estudo para desenvolvimento de análise e de projeto, em particular História da Construção e Arqueologia da Arquitetura, Inventário e interpretação patrimonial, Conservação e Sustentabilidade (1º semestre), Projeto de Conservação e Reabilitação Sustentável (2º semestre).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da lecionação desta UC o aluno deve estar apto a (OA): OA1: SIG - Sistemas de Informação Geográfica OA2: Aprender métodos de levantamentos fotogramétrico e LaserScan 3D OA3: Conceber modelos digitais da construção OA4: Conceber experiências de RV e de RA OA5: Definir e desenvolver narrativas e Storytelling OA6: Compreender e aplicar os princípios da documentação e inventariação digital do património cultural
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: SIG - Tipos e categorias de mapas: ferramentas geoespaciais para construção de mapas. Introdução ao QGIS; visualização e edição de dados espaciais; georreferenciação de imagens e análise espacial. CP2: Fotogrametria e LaserScan 3D. Método 2D e 3D; Levantamento directo e indirecto; Aquisição e processamento de dados; Rectificação e desenhos. CP3: Modelação BIM: representação e visualização tridimensional da construção; CP4: Realidade Aumentada e Realidade Virtual: princípios básicos de projeto; tecnologias; desenho da experiência; modelação 3D; motor de jogos; customização da interação; visualização através de HMD ou criação de vídeo de navegação; CP5: Story Telling: conceção de dados para contar histórias. Narrativas Digitais com ArcGIS StoryMaps. CP6: Documentação e inventariação digital do património cultural, com base em normas e sistemas como o CIDOC CRM e Arches. Reflexão crítica sobre interoperabilidade, normalização e sustentabilidade da informação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP1 a CP6) estão diretamente alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6), numa correspondência um-para-um. Esta estrutura reflete a natureza modular da unidade curricular, em que cada módulo aborda um tema específico, com objetivos próprios, mas complementares entre si. A sequência dos módulos foi definida para garantir uma progressão lógica no desenvolvimento de competências, desde a compreensão dos fundamentos até à aplicação prática em contexto real. Esta segmentação permite uma abordagem focada e cumulativa, promovendo a consolidação do conhecimento e a autonomia dos estudantes em cada fase.
Avaliação / Assessment
A avaliação é feita por projeto ao longo do semestre de acordo com: - Avaliação de grupo - 80% - Avaliação individual - 20% Para obter aprovação é necessário cumprir cumulativamente os seguintes critérios: - Obtenção de nota final >= 10 valores, e - Assiduidade em pelo menos 60% das aulas. Se não cumprir o requisito de nota final ao longo do semestre, poderá o aluno entregar um projeto individual em datas de primeira ou segunda época. Esta modalidade também se encontra condicionada ao critério de assiduidade.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas: apresentação dos conteúdos com recursos audio-visuais; MEA2: Participativas: análise e discussão de casos práticos em grupo; MEA3: Ativas: realização de trabalhos individuais e/ou de grupo; MEA4: Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A unidade curricular apresenta uma forte orientação prática e experiencial, centrada no desenvolvimento de competências técnicas e analíticas no domínio da documentação e inventariação digital do património cultural. Nesse sentido, a coerência entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA1 a MEA4) e os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6) está assegurada pela aplicação transversal e integrada de todas as metodologias a cada um dos objetivos definidos. A diversidade metodológica adotada foi concebida para responder à natureza aplicada e “hands-on” da unidade curricular. Cada objetivo de aprendizagem, embora distinto em conteúdo, requer a combinação de momentos de aquisição de conhecimento, consolidação prática, experimentação com tecnologias específicas e reflexão crítica sobre os processos desenvolvidos. Assim, a aplicação conjunta das quatro metodologias em cada objetivo permite sustentar essa abordagem pedagógica integrada. Em suma, a utilização articulada de metodologias diversificadas em todos os objetivos de aprendizagem garante uma abordagem pedagógica coerente, eficaz e centrada no estudante, em linha com a natureza prática da unidade curricular e com as exigências do segundo ciclo de estudos.
Observações / Observations
Estudantes com Estatuto Especial: - Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. A unidade curricular contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas e 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. No âmbito do ODS 9, a UC promove a inovação através da introdução de normas e ferramentas digitais aplicadas à documentação e inventariação do património cultural. Este enfoque fortalece a capacitação técnica para o desenvolvimento e utilização de infraestruturas digitais sustentáveis, interoperáveis e alinhadas com as exigências da transição digital no setor cultural. Relativamente ao ODS 11, a unidade curricular contribui para a salvaguarda do património cultural ao formar profissionais aptos a identificar, estruturar e preservar informação sobre bens culturais. A documentação digital e normalizada é fundamental para a gestão sustentável de cidades e comunidades, permitindo integrar o património nas políticas de ordenamento, conservação e valorização cultural. Assim, ao aliar tecnologia, preservação patrimonial e formação qualificada, a UC apoia a construção de comunidades mais resilientes, informadas e culturalmente conscientes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-26