Currículo

Transição Ecológica, Trabalho e Emprego TETE

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Economia Política > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Fornecer conhecimentos sobre as razões do uso das energias fósseis, nomeadamente, o facto de aumentarem a produtividade do trabalho e a quantidade de bens disponíveis (alimentação, vesturário, transporte, habitação, etc.) OA2: Fornecer conhecimentos sobre a necessidade de substituir as energias fósseis por energias verdes e o impacto ecológico dessa substituição OA3: Fornecer informação sobre os empregos que serão necessários para uma economia “baixo carbono” (ex: eficiência energética; novos modos de produção agrícola; reparação e reciclagem) e sobre os empregos que, pelo contrario, tenderão a desaparecer OA4: Promover a discussão sobre as mudanças no trabalho e no emprego associadas à transição ecológica, sobre o que os jovens esperam dos seus empregos, e sobre os modos de vida. OA5: Promover a discussão sobre os valores associados à necessidade de sair da “materialist trap”, que faz com que Portugal consuma hoje 2,9 vezes os recursos que o Planeta pode produzir por ano.

Programa

1. Energias fósseis, produtividade, trabalho e emprego 2. Principais problemas ecológicos (aquecimento climático, biodiversidade) e seus efeitos (insegurança alimentar, habitats e uso dos solos, finanças e serviços públicos) 3. Empregos criados e destruídos pela transição ecológica 4. Transição ecológica e transição digital - definições e aplicações 5. Transições e desigualdades - A transição justa 6. Reflexão sobre modos de vida e valores: que sociedade queremos? 7. Apresentação de estudos de casos – análise de problemas e soluções - pelos alunos

Método de Avaliação

Avaliação por trabalho de grupo que consiste em “Mini Erasmus-Natureza”: realização por grupos de alunos de um caso prático estudado presencialmente (e não através de pesquisa na internet). Pode ser o estudo de problemas ou de soluções. O relatório do caso prático entregue pelo grupo conta para 70% da nota final; a sua apresentação em aula e a promoção da sua discussão são avaliadas individualmente e contam para 30% da nota final. Os alunos serão incentivados a identificar problemas e iniciativas na zona onde vivem ou de onde são, preferencialmente mas não forçosamente, nas aldeias e zonas rurais. O objetivo é de os levar ao contacto com a natureza e com os problemas, e soluções, que aí surgem. Estes mini-Erasmus-natureza já existem em muitos países. O objetivo deste tipo de avaliação é o de fazer passar os estudantes do domínio dos conhecimentos para o domínio dos comportamentos, passagem que, sabe-se, exige experienciar emoções e vivênicas concretas. Em avaliação final, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 106.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • [Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]., IPCC, 2023: Sections. In: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, 2023, IPCC,Geneva, Switzerland, pp. 35-115 OECD 2023: OECD Skills Outlook - Skills for a Resilient Greeen and Digital Transition, OECD Duarte Santos, F., Alterações Climáticas, 2021, Fundação Francisco Manuel dos Santos Carballo-Cruz, F, Cerejeira, J., Sousa, R., Volozhenin, S., Economia Verde e a evolução do Mercado de Trabalho em Portugal, 2022, Centro de Estudos Laborais, Lisboa: MTSS Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1:

Secundária

  • Earth beyond six of nine planetary boundaries, Science Advances, 9. Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1 Carballo-Cruz, F, Cerejeira, J., Sousa, R., Volozhenin, S., Economia Verde e a evolução do Mercado de Trabalho em Portugal, 2022, Centro de Estudos Laborais, Lisboa: MTSS, https://www.crlaborais.pt/documents/10182/486271/A+Economia+Verde+e+Evolu%C3%A7%C3%A3o+Mercado/f381bd92-1319-41a8-ab02-637b118b5d6b Paradigms and the political economy of ecopolitical projects: Green growth and degrowth compared, Competition and Change, 25(3-4): 308-327. Blanchet, T., Chancel L., and Gethin, A., Why Is Europe More Equal than the United States?, 2022, American Economic Journal: Applied Economics, 14 (4): 480-518, https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/app.20200703:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre