Currículo

Transição Ecológica, Trabalho e Emprego TETE

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Economia Política > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Fornecer conhecimentos sobre as razões do uso das energias fósseis, nomeadamente, o facto de aumentarem a produtividade do trabalho e a quantidade de bens disponíveis (alimentação, vesturário, transporte, habitação, etc.) OA2: Fornecer conhecimentos sobre a necessidade de substituir as energias fósseis por energias verdes e o impacto ecológico dessa substituição OA3: Fornecer informação sobre os empregos que serão necessários para uma economia “baixo carbono” (ex: eficiência energética; novos modos de produção agrícola; reparação e reciclagem) e sobre os empregos que, pelo contrario, tenderão a desaparecer OA4: Promover a discussão sobre as mudanças no trabalho e no emprego associadas à transição ecológica, sobre o que os jovens esperam dos seus empregos, e sobre os modos de vida. OA5: Promover a discussão sobre os valores associados à necessidade de sair da “materialist trap”, que faz com que Portugal consuma hoje 2,9 vezes os recursos que o Planeta pode produzir por ano.

Programa

1. Energias fósseis, produtividade, trabalho e emprego 2. Principais problemas ecológicos (aquecimento climático, biodiversidade) e seus efeitos (insegurança alimentar, habitats e uso dos solos, finanças e serviços públicos) 3. Empregos criados e destruídos pela transição ecológica 4. Transição ecológica e transição digital - definições e aplicações 5. Transições e desigualdades - A transição justa 6. Reflexão sobre modos de vida e valores: que sociedade queremos? 7. Apresentação de estudos de casos – análise de problemas e soluções - pelos alunos

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo que consiste em “Mini Erasmus-Natureza”: realização por grupos de alunos de um caso prático estudado presencialmente (e não através de pesquisa na internet). Pode ser o estudo de problemas ou de soluções. O relatório do caso prático entregue pelo grupo conta para 70% da nota final. Avaliação individual: contributo na apresentação em aula e na promoção da sua discussão, com perguntas colocadas individualmente. Esta componente conta para 30% da nota final. Os alunos serão incentivados a identificar problemas e iniciativas na zona onde vivem ou de onde são, preferencialmente mas não forçosamente, nas aldeias e zonas rurais. O objetivo é de os levar ao contacto com a natureza e com os problemas, e soluções, que aí surgem. Estes mini-Erasmus-natureza já existem em muitos países. O objetivo deste tipo de avaliação é o de fazer passar os estudantes do domínio dos conhecimentos para o domínio dos comportamentos, passagem que, sabe-se, exige experienciar emoções e vivênicas concretas. Avaliação final por exame escrito (100% da nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 106.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Duarte Santos, F., Alterações Climáticas, 2021, Fundação Francisco Manuel dos Santos Carballo-Cruz, F, Cerejeira, J., Sousa, R., Volozhenin, S., 2022: Economia Verde e a evolução do Mercado de Trabalho em Portugal, 2022, Centro de Estudos Laborais, Lisboa: MTSS Chancel, L., Bothe, P., Voituriez, T. 2023: Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1 IPCC, 2023: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, 2023, IPCC,Geneva, Switzerland, pp. 35-115 OECD 2023: OECD Skills Outlook - Skills for a Resilient Greeen and Digital Transition, OECD:

Secundária

  • Blanchet, T., Chancel L., and Gethin, A. 2022. Why Is Europe More Equal than the United States? American Economic Journal: Applied Economics, 14 (4): 480-518. https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/app.20200703 Buch-Hansen, H. and Carstensen, M. 2021. Paradigms and the political economy of ecopolitical projects: Green growth and degrowth compared, Competition and Change, 25(3-4): 308-327. Celentano, D. et al. (ed.) (2024): Debating a post-work future, Routledge Chancel, L., Bothe, P., Voituriez, T. 2023. Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1. https://wid.world/wp-content/uploads/2023/01/CBV2023-ClimateInequalityReport-2.pdf Raworth, K. (2018): Doughnut Economics, Random House Richardson et al. 2023. Earth beyond six of nine planetary boundaries, Science Advances, 9.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre