Currículo
Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente 04861
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, o estudante deve ser capaz de: OA1. Explicar os principais quadros teóricos que fundamentam a Psicopatologia do Desenvolvimento (PD); OA2. Definir os princípios orientadores da PD, demonstrando a sua aplicação na compreensão das trajetórias de desenvolvimento típico e atípico; OA3. Compreender a pertinência de um modelo centrado em múltiplos níveis de influência para a compreensão do desenvolvimento típico e atípico; OA4. Descrever as principais perturbações psicológicas que ocorrem durante a infância e adolescência, utilizando uma abordagem desenvolvimental; OA5. Identificar fatores de risco e de manutenção associados às principais perturbações psicológicas que ocorrem durante a infância e adolescência; OA6. Conhecer as metodologias de investigação em PD; OA7. Discutir como os conhecimentos em PD podem contribuir para a avaliação e intervenção com crianças e adolescentes, considerando abordagens baseadas em evidências e práticas éticas e culturalmente sensíveis.
Programa
CP1. Introdução à Psicopatologia do Desenvolvimento: 1.1. História da Psicopatologia do Desenvolvimento. 1.2. Quadros teóricos de referências. 1.3. Metodologias de investigação em Psicopatologia do Desenvolvimento. CP2. Princípios orientadores da Psicopatologia do Desenvolvimento: 2.1. Risco, proteção e resiliência. 2.2. Equifinalidade e Multifinalidade. 2.3. Trajetórias de desenvolvimento. 2.4 Múltiplos níveis de análise, epigénese e plasticidade desenvolvimental. 2.5. Modelos categoriais e dimensionais de classificação. CP3. Perspetiva desenvolvimental das perturbações mais frequentes na infância e adolescência: 3.1. Perturbações do Neurodesenvolvimento. 3.2. Perturbações de Ansiedade. 3.3. Perturbações do Humor. 3.4. Perturbações do Comportamento. 3.5. Perturbações do Sono, da Alimentação e do Choro. 3.6. Trauma, Stress e Perturbações de Privação.
Método de Avaliação
Os estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. a. A avaliação ao longo do semestre inclui dois elementos obrigatórios: (1) a elaboração de um trabalho em grupo, implicando a redação de um relatório sobre análise de caso (25%) e apresentação correspondente em aula (15%); e (2) teste individual escrito (60%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores em cada um destes elementos de avaliação. b. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Butcher, J.N., & Kendall, P.C. (2018). APA Handbook of Psychopathology. Volume 2: Child and adolescent psychopathology. American Psychological Association. Marsh, E.J., Wolfe, D., & Williams, K. (2023). Child Psychopathology. (8th ed.). Cengage. Cicchetti, D. (2016). Developmental psychopathology (3rd ed). New York: Wiley. Thapar, A., Pine, D., Leckman, J., Scott, S., Snowling, M., & Taylor, E. (2015). Rutter's Child and Adolescent Psychiatry. New York: Wiley. Venda, A., Sharp, C., Fletcher, J., & Fonagy, P. (2021). Developmental psychopathology. West Sussex: Wiley Blackwell. Volkmar, F., Lebowitz, E.R., & Sukhodolsy, D. (2021). Developmental Psychopathology: An Introduction. Wolters Kluwer.:
Secundária
- Achenbach, T. (2020). Bottom-up and top-down paradigms for psychopathology: A half-century odyssey. Annual Review in Clinical Psychology, 16, 1–24. APA (2023). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (DSM-5-TR). Lisboa: Climepsi. Zero to Three (2016). Manual de classificação diagnóstica das perturbações de saúde mental e do desenvolvimento da infância (DC: 0-5). Braga: Psiquilibrios.: