Currículo
Psicologia Social do Género M8209
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1.Compreender as implicações teóricas e metodológicas do conceito de género e das teorias feministas OA2. Distinguir entre sexo e género em termos de uso e de significados. OA3.Conhecer os conceitos e as teorias sobre as sexualidades OA4.Participar em e refletir sobre projectos de investigação que recorram à perspectiva do género e interseccional para analisar as desigualdades sociais e os obstáculos à sua implementação. OA5.Participar em e refletir sobre projectos de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas em pertenças ligadas ao género, ou em intersecção com o género.
Programa
1. Feminismos 1.1 Conceitos e teorias. História do feminismo e impactos na investigação social 1.2 Epistemologias feministas e investigação psicossocial 2. Sexo e Género - distinção e implicações. Expressões e identidades de género: cis, trans, queer, não binário. 2.1. Genealogias do conceito de género, ambiguidades e resistências nas ciências sociais. 2.2. Implicações teóricas e metodológicas - dos anos 70 aos desenvolvimentos recentes 2.3. Masculinidades 3. Sexualidades 3.1. Conceito e teorias. Orientações Sexuais. Teoria queer. Heteronormatividade e homonormatividade. 3.2. Implicações teóricas e metodológicas 4. Interseccionalidades 4.1. Genealogia do conceito 4.2. Implicações para os processos de discriminação social 5. Implicações sociais e políticas dos estudos de género e sexualidades 5.1. As políticas para a igualdade e diversidade 5.2. Intervenção social, participação social e movimentos sociais
Método de Avaliação
A avaliação dos conhecimentos será efetuada por avaliação ao longo do semestre. A avaliação basear-se-á na nota de um trabalho individual (45%), uma apresentação em grupo sobre um dos temas do programa (45%) e da assiduidade e participação nas aulas e nas orientações tutorais (10%). A presença é obrigatória em, pelo menos, 70% das sessões. É exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação. A avaliação por exame corresponderá à entrega de um trabalho individual (100%). O enunciado do trabalho será disponibilizado no moodle 5 dias antes da data de entrega. Para aprovação em exame final, a nota mínima é de 9,5 valores. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma. Em caso de suspeita de plágio, incluindo recurso a Inteligência Artificial, aplicar-se-á o disposto nos regulamentos do Iscte e poderá haver defesa oral da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Oliveira, J. M. (2017). Desobediências de género. Salvador: Devires Collins, Patricia Hill, & Bilge, Sirma (2016). Intersectionality. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons., Amâncio, L. (2001) O género na psicologia: Uma história de desencontros e rupturas, Psicologia, XV, 1, 9-26 Amâncio, L. and Oliveira, J.M. (2006) Men as individuals, women as a sexed category: Implications of symbolic asymmetry for feminist practice and feminist psychology, Feminism & Psychology, 16 (1), 35-43 Weeks, J. (2009). Sexuality. London, Routledge.:
Secundária
- Butler, J. (2017). Problemas de Género: feminismo e a subversão das identidades. Lisboa: Orfeu Negro., Richards, C. & Barker, M.-J. (2016). The Palgrave Handbook of the Psychology of Sexuality and Gender. London: Palgrave Macmillan, Santos, A. C. (2023). LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe. Citizenship, Care and Choice. London: Palgrave Macmillan., https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-13508-8 Colling, L. (2016) (ed). Dissidências sexuais e de género. Salvador: EDUFBA, https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30169 Anne Fausto-Sterling, Fausto-Sterling, A. (2012). Sex/Gender: Biology in a social world. New York: Routledge., Amâncio, L. (1994) Masculino e Feminino. A construção social da diferença, Porto, Afrontamento, 3ª edição 2011 Nogueira, C. (2001) Um novo olhar sobre as relações sociais de género. feminismo e perspectivas críticas na psicologia social, Lisboa, FCG Marques, A.M. (2011) Masculinidade e profissões: discursos e resistências, Lisboa, FCG Pereira, Pereira, M. do M. (2012) Fazendo género no recreio. A negociação de género em espaço escolar, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.: