Currículo

Perspectivas Antropológicas sobre A Música 03336

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Oa1) Perceber a especificidade das perspectivas antropológicas sobre a música Oa2) Fomentar o debate sobre música e nacionalismo, música e orientalismo OA3) Analisar a relação entre expressão textual e forma musical OA4) Fornecer instrumentos para a análise das questões de apropriação cultural e direitos culturais.

Programa

1:As abordagens sociais e culturais da música :a) Sociologia da música ;b)Etnomusicologia ;c)Etnografia da prática musical d)Antropologia da música/antropologia e música :diferenças e contrastes. Hierarquias no campo musical : clássica, popular, folk, erudita,. 2:O eu e o outro na música a)O Outro de dentro:; B. Britten-Folk song arrangement b)O Orientalismo na ópera :Aida de G. Verdi; c) Nacionalismo e música. 3:As Mythologiques de Lévi-Strauss como construção musical a)Mito e música :função mítica e formas musicais b) O Ring de Wagner c)a questão da intraduzibilidade 4:Antropologia e jazz: a) 'Antropology?-1945 de Charlie Parker/D. Gillispie à antropologia do jazz; blues e a blue note; 5:Nacionalismo,world music e passagens culturais :a)Existem músicas nacionais? B) World music ;c)Do West meets East? à ? Passages? (Shankar/Glass); d) propriedade cultural e direitos culturais - o do El Condor Pasa 6) A música clássica 'contemporânea' - minimalismo ( Cage e Glass) e Stockhausen

Método de Avaliação

A avaliação implica duas modalidades : 1) Avaliação continua : a) participação nas aulas e leituras prévias para cada sessão e/ou audição de excertos musicais (10%) b) Apresentação em grupo de um género musical tendo como suporte um texto da bibliografia ( 20%) c) ensaio final individual ( até 6 páginas) baseado num dos blocos do programa (70%) 2) Exame final. Não há prova oral.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Feld, S., The Sweet Lullaby for World Music, 2000, Public Culture,12(1), 145-171., https://static1.squarespace.com/static/545aad98e4b0f1f9150ad5c3/t/5465b37ae4b0468f51cd831e/1415951226470/2000+Sweet+Lullaby+for+World+Music+copy.pdf Jankelévitch, V., A Música e o Inefável, 2018, Lisboa: Ediçoes 70,, Kramer l., ', Why Classical Music still Matters?, 2007, Classical Music and its Values', University of California Press, 2007, pp. 1-38., Levi- Strauss, C., Ouverture',, 1965, Mythologiques. Le Cru et le Cuit, pp. 1-40., Said E.,, Music at the Limits Columbia University Press, 2009, 2009, Columbia University Press., Scruton, R., The Ring of Truth. The Wisdom of Wagner's Ring of the Nibelung, Penguin Books, 2017., 2017, Penguin Books., Seeger A.,, Ethnomusicology and musical law Ethnomusicology 1992, pp.345-359, 1992, Ethnomusicology pp.345-359, https://posgrado.unam.mx/musica/div/pdf/GilBraga/Seeger-Ethnomusicology.pdf Feld S.,, A Sweet Lullaby for World Music', Public Culture, 2000, 12(1), 145-171., 2000, Public Culture, 12(1), 145-171., https://read.dukeupress.edu/public-culture/article-abstract/12/1/145/31579/A-Sweet-Lullaby-for-World-Music?redirectedFrom=fulltext Weber, Os fundamentos racionais e sociológicos da música, 1995, Edições USP, https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/377167/mod_resource/content/1/Weber%20-%20Os-fundamentos-racionais-e-sociologicos-da-musica.pdf:

Secundária

  • Jamin J. et P. Williams,, Une anthropologie du jazz Paris: Editions du CNRS, 2010., 2010, Paris: Editions du CNRS., Lévi-Strauss, C., 'De Chrétien de Troyes à R. Wagner',Note sur la Tétralogie » Le Regard éloigné, 1983, pp. 301-324., 1983, Le Regard éloigné, pp. 301-324., numero especial, Musique et Anthropologie?, L?Homme, nº171/172, 2004, 2004, L'Homme, nº171/172, https://journals.openedition.org/lhomme/24841 Scott D., Orientalism and Music Style 1998, pp.309-335., 1998, The Musical Quarterly, pp.309-335., https://www.jstor.org/stable/742411 Blacking, J.,, How Musical is Man ?, 1973, University of Washington Press., Boulez, P., Chemins vers Parsifal, null, Points de repére,Paris: Christian Bourgois, pp.90-99.1985, Feld, S., The Discourses and Practices of World Music and World Beat The Traffic in Culture : Refiguring Art and Anthropology, University of California Press, 1995, pp.96-126., 1995, Marcus G. and F. Myers, The Traffic in Culture : Refiguring Art and Anthropology, University of California Press, pp.96-126., Feld S.,, Sound as a Symbolic system: The Kaluli Drum' Howes ed., The Varieties of Sensory Experience, 1991, pp.79-99., 1991, Howes ed., The Varieties of Sensory Experience, pp.79-99., Hafstein, V., Making Intangible Heritage: El Condor Pasa and other stories Bloomington, Indiana University Press, 2018., 2018, Bloomington, Indiana University Press., Kelley, R., Africa Speaks. America Answers: Modern Jazz in Revolutionary Times, 2012, Harvard University Press., Mackenzie J., Orientalism: History, theory and the arts (chapter 6), Manchester University Press, 2005, 2005, Manchester, Manchester University Press, Nattiez, J.J,, Lévi-Strauss musicien. Essai sur la tentation homologique, Actes Sud,, 2008, Paris, Actes Sud., Nettl, B., Mozart and the Ethnomusicological study of Western Culture', 1989, Yearbook for Traditional Music, 1-16, Novak D.,, The Sublime Frequencies of New Old Media Public Culture,2011, pp. 603-634., 2011, Public Culture, pp. 603-634., https://read.dukeupress.edu/public-culture/article-abstract/23/3%20(65)/603/31007/The-Sublime-Frequencies-of-New-Old-Media Porter E., What is this Thing called Jazz? African American Musicians and their Ideas, University of California Press, 2001., 2001, African American Musicians and their Ideas, University of California Press., Ross, Alex,, The Ring and the Rings New Yorker, Dezembro 2003., 2003, New Yorker, Dezembro 2003., Ross, Alex, The sounds of music in the 21st century The New Yorker, August 2018., 2018, The New Yorker, August 2018., Said, E., The Empire at Work: Verdi's Aida'Culture and Imperialism, New York :Vintage Books, 1993, 111-131., 1993, Culture and Imperialism, New York :Vintage Books, 111-131., Early and Monson, Why Jazz still matters, 2019, Daedalus, 148. 5-12, https://direct.mit.edu/daed/article/148/2/5/27285/Why-Jazz-Still-Matters:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre