Currículo

Psicopatologia e Avaliação Clínica PAC

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Descrever os principais modelos de avaliação psicológica e etapas do processo de avaliação psicológica. OA2. Demonstrar a integração de conhecimentos acerca da sintomatologia e características clínicas, da etiologia, e impressões diagnósticas dos principais problemas e psicopatologias ao longo do ciclo de vida. OA3. Aplicar competências específicas de avaliação psicológica, designadamente selecionar, administrar, cotar e interpretar testes de avaliação psicológica, e realizar a formulação de caso. OA4. Identificar as limitações e potencialidades das diferentes técnicas e instrumentos de avaliação dos principais problemas e psicopatologias com crianças, adolescentes e adultos. OA5. Elaborar relatórios de avaliação psicológica. OA6. Dar exemplos de diretrizes éticas na prática de avaliação psicológica e diagnóstico.

Programa

CP1. Introdução 1.1. Conceptualização de psicopatologia 1.2. Sistemas de classificação e diagnóstico 1.3. Modelos de avaliação psicológica e formulação de caso CP2. Psicopatologia e o processo de avaliação psicológica na infância e adolescência 2.1. Modelos conceptuais 2.2. Principais problemas e psicopatologias na infância e adolescência 2.3. Especificidades do processo de avaliação na infância e adolescência 2.4. Metodologias, técnicas clínicas e principais instrumentos de avaliação dos problemas e psicopatologias mais frequentes CP3. Psicopatologia e o processo de avaliação psicológica com adultos 3.1. Modelos conceptuais 3.2. Principais problemas e psicopatologias no adulto 3.3. Metodologias, técnicas clínicas e principais instrumentos de avaliação dos problemas e psicopatologias mais frequentes CP4. Relatório de avaliação psicológica 4.1. Orientações gerais éticas, de estilo e escrita 4.2. Organização e estrutura 4.3. Processo interpretativo, conclusões e recomendações clínicas

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de i) um trabalho prático de grupo sobre um estudo de caso (40%); e ii) teste individual escrito (60%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, a média final igual ou superior a 9.5 valores), e a presença em pelo menos 2/3 das aulas. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Carr, A. (2016). The handbook of child and adolescent clinical psychology: A contextual approach. Routledge. Groth-Marnat, G. & Wrigth, A.J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). Wiley. Harwood, T.M., Beutler, H.E. & Groth-Marnat, G. (2011). Integrative assessment of adult personality (3rd ed.). Guilford Press. Youngstrom, E., Prinstein, M., Mash, E., & Barkley, R., Assessment of disorders in childhood and adolescence, 2022, Guilford Press, :

Secundária

  • Saklofske, D., Reynolds, C., & Schwean, V., The Oxford handbook of child psychological assessment, 2013, Oxford University Press., Achenbach, T. (2020). Bottom-up and top-down paradigms for psychopathology: A half-century odyssey. Annual Review in Clinical Psychology, 16, 1?24. APA (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed.). Climepsi. Antony, M. M., & Barlow, D. H. (Eds.). (2020). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (3rd ed.). Guilford Press. Hayden, E., & Mash E. (2004). Child psychopathology: A developmental-system perspective. In E. Mash & R. Barkley (Eds.), Child Psychopathology (pp. 3-72). Guilford Press. Hinrichsen, G.A. (2019). Assessment and treatment of older Adults: A Guide for mental health professionals. APA. Shiner, R., Soto, C., & Fruyt, F. (2021). Personality assessment of children and adolescents. Annual Review of Developmental Psychology, 3, 113-137. Venda, A., Sharp, C., Fletcher, J., & Fonagy, P. (2021). Developmental psychopathology. Wiley. Zero to Three (2016). Diagnostic Classification of Mental Health and Developmental Disorders of Infancy and Early Childhood: DC: 0-5. Zuckerman, E.L. (2019). Clinician´s Thesaurus: The guide to conducting interviews and writing psychological eports (8th ed.). Guilford Press. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, publicado na 2ª Série do Diário da República a 20 de Abril de 2011.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre