Currículo
Intervenção Psicológica na Saúde e Bem-Estar IPSBE
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1: Explicar os princípios básicos da mudança comportamental e cognitiva aplicado à saúde e bem-estar. OA2: Demonstrar competências de intervenção psicológica e de tomada de decisão clínica baseadas na evidência, orientada para a intervenção psicológica no contexto da psicologia da saúde e do bem-estar. OA3: Saber identificar os fatores comuns associados à eficácia das intervenções psicológicas. OA4: Identificar, definir e analisar criticamente as competências profissionais, éticas e deontológicas subjacentes à intervenção psicológica nos contextos de cuidados de saúde. OA5: Demonstrar competências técnicas e de aplicação de intervenção cognitivo-comportamental e integrativa em diferentes questões de saúde e de sofrimento psicológico e em diferentes populações. OA6: Identificar e discriminar processos de mudança e de promoção da saúde e bem-estar centrados nas características dos/as pacientes.
Programa
1.Introdução à Intervenção Cognitivo Comportamental 1.1Princípios básicos da intervenção cognitivo-comportamental 1.2Da avaliação clínica à formulação de caso 1.3Fatores comuns, modelos explicativos e evidência empírica 1.4Competências profissionais e éticas 1.5Avaliação da eficácia e monitorização do progresso clínico 2.Intervenção psicológica aplicada à saúde e bem-estar 2.1Relação terapêutica 2.2Psicoeducação 2.3Gestão de contingências 2.4Exposição e imagética 2.5Relaxamento, mindfulness e meditação 2.6Modelagem e treino de competências 2.7Reestruturação cognitiva 2.8Regulação emocional 2.9Auto-regulação, auto-monitorização e controlo de estímulos 2.10Resolução de problemas 3.Aplicações clínicas 3.1 Intervenções aplicadas a problemas externalizantes e internalizantes na infância e adolescência 3.2Intervenções aplicadas às perturbações emocionais em adultos 3.3Aplicações a problemas psicológicos crónicos e complexos 3.4Modelo integrativo de seleção sistemática das intervenções
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: (1) um trabalho de grupo consistindo num estudo de caso à luz dos modelos cognitivo comportamentais, incluindo formulação de caso, definição de objetivos terapêuticos, de um plano de intervenção, e de um role play de uma sessão exemplificando a aplicação das técnicas de intervenção aprendidas. Este trabalho implica a entrega de um documento escrito (30%), e de uma gravação vídeo do role play mencionado anteriormente (10%) (2) dois testes individuais escritos (2 x 30%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Beck, J. (2020). Cognitive behavior therapy: Basics and beyond (3rd ed). Gilford Press. Branch, R., & Willson, R. (2020). Cognitive behavioural therapy for dummies (3rd ed). John Wiley & Sons. Cormier, S., Nurius, P.S., & Osborn, C. J. (2017). Interviewing and change strategies for helpers (8th ed) Cengage Learning. Corrie, S., Townend, M., & Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive-behavioural therapy. Sage Publications Ltd. Hayes, S. & Hofmann, S. (2018). Process-based CBT: The science and core clinical competencies of CBT. Oakland: Context Press. O’Donohue, W., & Masuda, A. (Eds.). (2022). Behavior therapy: First, second, and third Waves. Springer International Publishing. Sokol, L., & Marci. G. Fox. (2019). The comprehensive clinician's guide to cognitive behavioral therapy. Pesi. Wright, J.H., Brown, G. K., Thase, M. E., & Basco, M. R. (2017). Learning Cognitive-behavior therapy: An Illustrated Guide (2nd ed). American Psychiatric Pub.:
Secundária
- Beutler, L.E. & Harwood, T.M. (2000). Prescriptive psychotherapy: A practical guide to systematic treatment selection. New York: Oxford University Press. Biscaia, C & Neto, D.D. (coords) (2019). A prática profissional da psicoterapia. Lisboa: OPP. DiTomasso, R., Golden, B., & Morris, H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York: Springer. Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2015). Clinical practice of cognitive therapy with children and adolescents: The nuts and bolts (2nd ed.). New York: Guilford Press. Leahy, R. L., Tirch, D., & Napolitano, L. A. (2013). Regulação emocional em psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Artmed Editora. McKay, M., Wood, J. C., & Brantley, J. (2019). The dialectical behavior therapy skills workbook: Practical DBT exercises for learning mindfulness, interpersonal effectiveness, emotion regulation, and distress tolerance. New Harbinger Publications. Norcross, J. (Ed.) (2002). Psychotherapy relationships that work: Therapist contributions and responsiveness to patients. New York: Oxford Press. Prochaska, J. O., & Norcross, J. C. (2018). Systems of psychotherapy: A transtheoretical analysis. Oxford University Press. Roth, A., & Fonagy, P. (Eds.) (2005). What works for whom? A critical review of psychotherapy research (2ª Edição). New York, NY: Guilford. Bibliografia adicional será indicada ao longo do semestre, designadamente para as aplicações específicas no modulo 3.: