Currículo
Psicologia da Alimentação: Fundamentos e áreas de Aplicação 04992
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Sintetizar os principais conceitos da Psicologia da Alimentação. OA2. Determinar os princípios básicos de uma alimentação equilibrada. OA3. Compreender os princípios básicos da fisiologia da perceção e comportamento alimentar. OA4. Explicar a influência de variáveis psicológicas individuais na alimentação, nomeadamente, preferências, personalidade, motivação e emoção. OA5. Explicar o impacto de variáveis contextuais na alimentação, nomeadamente, características do ambiente alimentar e influências sociais. OA6. Demonstrar novas abordagens de mudança de comportamento no contexto da alimentação. 0A7. Ilustrar a interação entre os sentidos (crossmodality) nas experiências alimentares e gastronómicas.
Programa
CP1–Introdução ao Comportamento Alimentar 1.1 Introdução à Psicologia da Alimentação. 1.2 Fundamentos de Nutrição: princípios de uma alimentação equilibrada. 1.3 Introdução à Fisiologia do Comportamento Alimentar: gostos básicos; homeostase e regulação do apetite; fatores endócrinos. CP2–Determinantes Individuais do Comportamento Alimentar 2.1 Preferências: desenvolvimento de preferências/aversões alimentares. 2.2 Motivação e emoção: aspetos motivacionais/emocionais subjacentes das escolhas. 2.3 Personalidade: Traços gerais/específicos. CP3–Determinantes Contextuais do Comportamento Alimentar 3.1Ambiente alimentar: contextos obesogénicos e desertos alimentares; pistas nas embalagens de produtos. 3.2Ambiente social: níveis de influência social, normas sociais e modelagem. CP4–Temas Emergentes 4.1Mudança de comportamento alimentar: economia comportamental; Aceitação de novos alimentos. 4.2 Interação entre os sentidos (crossmodality) nas experiências alimentares/gastronómicas.
Método de Avaliação
A UC poderá ser realizada em regime de avaliação ao longo do semestre ou por exame final (100%). No primeiro caso, o/a estudante deverá realizar (i) um trabalho de grupo que inclui uma apresentação em contexto de sala de aula (15% da nota) e um relatório escrito (35%); e (ii) um teste a realizar individualmente (50%). O trabalho de grupo incidirá sobre a conceção e desenvolvimento de uma proposta de intervenção no contexto da promoção de uma alimentação mais saudável e/ou sustentável. O desenho da proposta deverá partir dos temas abordados na UC, identificando de forma concreta e precisa objetivos de mudança de comportamento, componentes de intervenção baseados na evidência e metodologias de avaliação do impacto. O desenvolvimento da proposta será acompanhado ao longo do semestre, com maior incidência nas aulas PL ou em tutorias. A apresentação dos trabalhos será feita na última aula e um relatório de síntese da proposta deverá ser submetido através da plataforma moodle. O teste final incidirá sobre os principais conteúdos da UC e integrará itens de escolha múltipla e questões de desenvolvimento.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -