Currículo

Psicologia das Relações Interpessoais: Contextos Sociais e Organizacionais 03140

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar e descrever as teorias e modelos essenciais de análise das relações interpessoais; OA2. Interpretar, avaliar criticamente e discutir pesquisa científica acerca das relações interpessoais; OA3. Criar novas questões de pesquisa neste domínio; OA4. Avaliar e analisar os fenómenos inerentes às relações interpessoais em contexto social; OA5. Avaliar e analisar as relações interpessoais em contexto de trabalho, bem como desenvolver formas de as otimizar neste contexto.

Programa

CP1. Introdução ao estudo das relações interpessoais: teorias e métodos de investigação CP2. Atração inicial: variáveis e outputs do processo de atração CP3. Relações de amizade ao longo do desenvolvimento CP4. Relações românticas: teorias e modelos CP5. Relações românticas: início, desenvolvimento/manutenção e dissolução CP6. Relações extra-diádicas: sócio-sexualidade, aborrecimento sexual e infidelidade CP7. Relações interpessoais nas organizações: teorias e modelos CP8. Tipo de relações interpessoais nas organizações: assédio; chefe-subordinado; entre colegas; relações íntimas CP9. Modelos de intervenção nas relações interpessoais

Método de Avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Frequência (50% nota final);Trabalho de grupo (50% nota final). Exigida nota mínima de 9,5 valores em qualquer destes parâmetros. Se um destes parâmetros obtiver nota inferior a 9,5 valores, o aluno passa a exame final. EXAME FINAL (100% nota final), aprovação com nota superior a 9,5 valores. Sob nenhuma exceção a nota da avaliação contínua pondera para nota em exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Sprecher, S., Wenzel, A., & Harvey, J. (2008). Handbook of relationship initiation. New York, NY: Psychology Press. Sias, P. (2009). Organizing relationships: Traditional and emerging perspectives on workplace relationships. London, UK: Sage Publications. Fincham, F., & Beach, S. (2006). The Cambridge handbook of personal relationships. New York, NY: Cambridge University Press Adams, J. & Jones, W. (1999). Handbook of interpersonal commitment and relationship stability. New York, NY: Springer :

Secundária

  • (outra bibliografia a indicar nas aulas) Rodrigues, D., Lopes, D., & Oliveira, J. (2011). O Modelo do Investimento de Rusbult em relacionamentos amorosos hetero e homossexuais [Rusbult?s Investment Model in heterosexual and homosexual romantic relationships]. In-Mind_Português, 2, 1-11. Rodrigues, D. & Lopes, D. (2015). The role of moral commitment within the Investment Model. International Journal of Psychology, 50, 155-160. Rodrigues, D. & Lopes, D. (2014). Development and Validation of the Measure of Initial Attraction (MIA). International Journal of Social Psychology, 29, 532-562. Rodrigues, D. & Lopes, D. (2013). The Investment Model Scale (IMS): Further studies on construct validation and development of a shorter version (IMS-S). The Journal of General Psychology, 140, 16-28. Powell, G. N., & Foley, S. (1998). Something to talk about: Romantic relationships in organizational settings. Journal of Management, 24, 421-448. Pierce, C. A., & Aguinis, H. (2001). A framework for investigating the link between workplace romance and sexual harassment. Group and Organization Management, 26, 206-229. :

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 2º Semestre