Currículo

Métodos Qualitativos em Psicologia 00730

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC o estudante será capaz de: OA1. Identificar as principais diferenças entre investigação qualitativa e quantitativa AO2. Reconhecer os problemas e objectivos de investigação para os quais os métodos qualitativos são apropriados e aqueles a que não se adequam. AO3. Descrever as vantagens e desvantagens comparativas entre entrevistas individuais e de grupo e elaborar guiões de ambas. AO4. Identificar e comparar vários tipos de análise realizável com material textual. AO5. Reconhecer os limites e potencialidades da pesquisa qualitativa em psicologia

Programa

CP1. Tipos de investigação em ciências sociais: nomotética e ideográfica. Metodologias quantitativas versus metodologias qualitativas em ciências sociais. As metodologias qualitativas em psicologia - características e âmbito de aplicabilidade. CP2. Métodos qualitativos de recolha de dados em psicologia - caracterização geral. 2.1. Dois exemplos: Entrevistas individuais em profundidade e grupos de discussão focalizada. Exercício de treino. CP3. Métodos qualitativos de análise de dados - caracterização geral. 3.1. Exercícios de treino de análise qualitativa. CP4. Análise crítica da pesquisa qualitativa.

Método de Avaliação

Os alunos podem fazer a UC em avaliação contínua (trab individual)/exame final. Trabalho individual: construção de um guião de entrevista/grupo de discussão, partindo de questões e objetivos de investigação que se sugere que sejam os mesmos da tese de Mestrado. Deve incluir:dimensões a investigar face aos objetivos apresentados, motivos pelos quais é apropriado recorrer à metodologia escolhida e indicações da literatura quanto à elaboração de guiões de entrevistas ou grupos de discussão.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Sage. Willig, C. (2001). Introducing qualitative research in psychology: Adventures in theory and method. Open U. Press. Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. APA. Flick, U. (2014). An Introduction to qualitative research. Sage. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The Sage handbook of qualitative research (Fifth edit). Sage. Castro, P., & Batel, S. (2008). Social representation, change and resistance: On the difficulties of generalizing new norms. Culture & Psychology, 14(4), 475-497. Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage. Batel, S., Devine-Wright, P., Wold, L., Egeland, H., Jacobsen, G., & Aas, O. (2015). The role of (de-) essentialisation within siting conflicts: An interdisciplinary approach. Journal of Environmental Psychology, 44, 149-159. :

Secundária

  • Thomassin, K., Bucsea, O., Chan, K. J., & Carter, E. (2019). A thematic analysis of parents? gendered beliefs about emotion in middle childhood boys and girls. Journal of Family Issues, 40(18), 2944-2973. Shaw, R. L., Smith, L. J., & Hiles, D. R. (2018). Exploring the felt sense of chronic ill-health: dialoguing between IPA, lifeworld theory and narrative inquiry to make sense of feelings and affect. Qualitative research in psychology, 1-19. Krueger, R. A. (2014). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage publications. Jovchelovitch, S., & Gervais, M. C. (1999). Social representations of health and illness: The case of the Chinese community in England. Journal of Community & Applied Social Psychology, 9(4), 247-260. Diniz, E., Castro, P., Bousfield, A., & Figueira Bernardes, S. (2020). Classism and dehumanization in chronic pain: A qualitative study of nurses? inferences about women of different socio?economic status. British journal of health psychology, 25(1), 152-170. Caillaud, S., Bonnot, V., Ratiu, E., & Krauth?Gruber, S. (2016). How groups cope with collective responsibility for ecological problems: Symbolic coping and collective emotions. British Journal of Social Psychology, 55(2), 297-317. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, 3(2), 77-101. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre