Currículo

Métodos Qualitativos em Psicologia 00730

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC o estudante será capaz de: OA1. Identificar as principais diferenças entre investigação qualitativa e quantitativa AO2. Reconhecer e formular problemas, objetivos e questões de investigação de psicologia para os quais os métodos qualitativos são apropriados AO3. Descrever os princípios da condução e as vantagens e desvantagens comparativas entre entrevistas individuais e de grupo. Elaborar guiões para estas entrevistas e conduzi-las. AO4. Identificar, comparar e conhecer os passos de pelo menos dois tipos de análise realizável com material textual. AO5. Reconhecer os limites, potencialidades e critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia

Programa

CP1. Tipos de investigação em ciências sociais: nomotética e ideográfica. Metodologias quantitativas versus metodologias qualitativas em ciências sociais. As metodologias qualitativas em psicologia – enquadramento conceptual, características especificas e âmbito de aplicabilidade. Exercício de desenvolvimento de questões de investigação a abordar com métodos qualitativos CP2. Métodos qualitativos de recolha de dados em psicologia. Caracterização geral. Apresentação de dois exemplos: Entrevistas individuais em profundidade e grupos de discussão focalizada. Exercício em aula de treino de elaboração de guiões e sua aplicação. CP3. Métodos qualitativos de análise de dados - apresentação geral e caracterização de alguns métodos específicos. Exercícios de treino de análise qualitativa. Apresentação e discussão de exemplos de artigos com pelo menos dois tipos de análises qualitativas. CP4. Análise crítica da pesquisa qualitativa e dos seus critérios de validade.

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre requer um trabalho de grupo (apresentação de um texto em aula; 30%) e um trabalho individual final de aplicação das metodologias ensinadas (70%) - e em nenhum deles a nota pode ser inferior a 8,5. A UC pode em alternativa ser feita através de exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Sage. Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. APA. Flick, U. (2014). An Introduction to qualitative research. Sage. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The Sage handbook of qualitative research (Fifth edit). Sage. Batel, S. & Castro, P. (2018). Reopening the dialogue between the theory of social representations and discursive psychology for examining the construction and transformation of meaning in discourse and communication. Br. J. Soc. Psychol. 57, 732–753. doi: 10.1111/bjso.12259 Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage. Batel, S., Devine-Wright, P., Wold, L., Egeland, H., Jacobsen, G., & Aas, O. (2015). The role of (de-) essentialisation within siting conflicts: An interdisciplinary approach. Journal of Environmental Psychology, 44, 149-159.:

Secundária

  • Willig, C. (2001). Introducing qualitative research in psychology: Adventures in theory and method. Open U. Press. Thomassin, K., Bucsea, O., Chan, K. J., & Carter, E. (2019). A thematic analysis of parents? gendered beliefs about emotion in middle childhood boys and girls. Journal of Family Issues, 40(18), 2944-2973. Shaw, R. L., Smith, L. J., & Hiles, D. R. (2018). Exploring the felt sense of chronic ill-health: dialoguing between IPA, lifeworld theory and narrative inquiry to make sense of feelings and affect. Qualitative research in psychology, 1-19. Krueger, R. A. (2014). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage publications. Jovchelovitch, S., & Gervais, M. C. (1999). Social representations of health and illness: The case of the Chinese community in England. Journal of Community & Applied Social Psychology, 9(4), 247-260. Diniz, E., Castro, P., Bousfield, A., & Figueira Bernardes, S. (2020). Classism and dehumanization in chronic pain: A qualitative study of nurses? inferences about women of different socio?economic status. British journal of health psychology, 25(1), 152-170. Castro, P., & Batel, S. (2008). Social representation, change and resistance: On the difficulties of generalizing new norms. Culture & Psychology, 14(4), 475-497. Caillaud, S., Bonnot, V., Ratiu, E., & Krauth & Gruber, S. (2016). How groups cope with collective responsibility for ecological problems: Symbolic coping and collective emotions. British Journal of Social Psychology, 55(2), 297-317. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, 3(2), 77-101. Levitt, H. M. et al (2018). Journal Article Reporting Standards for Qualitative Primary, Qualitative Meta-Analytic, and Mixed Methods Research in Psychology: The APA Publications and Communications Board Task Force Report. American Psychologist:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre