Currículo

Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural 01697

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/a aluno/a que complete esta UC deve ser capaz de: OA 1 - Identificar modelos de competências para a diversidade individual e cultural na literatura OA 2 - Identificar princípios éticos, normas deontológicas e guidelines de boas práticas relativos à intervenção com populações diversas OA 3 - Analisar criticamente problemas psicossociais em comunidades multiculturais/diversas, em geral, e em grupos minoritários e estigmatizados, em particular OA 4 - Utilizar instrumentos adequados de avaliação de competências para a diversidade individual e cultural OA 5 - Delinear estratégias de intervenção que potenciem a capacitação de grupos em desvantagem social OA 6 - Estabelecer planos de desenvolvimento profissional em termos de promoção contínua de competências

Programa

CP 1. Desenvolvimento Profissional e Diversidades - Valores pessoais e desenvolvimento profissional - Sexo, Género e genderismo - Raça/Etnia, Migrações e racismo - Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero e homofobia/transfobia - Interseccionalidade e pessoas refugiadas CP 2. Competências para a Diversidade Individual e Cultural: uma introdução histórica - Modelos de Competências Multiculturais - Modelos de Competência "Cor-de-rosa" ("Pink Competence") - Competências para a Diversidade Individual e Cultural e linhas de orientação de boas práticas com diversos grupos - Para além das competências individuais: Competência Organizacional/de Serviços CP 3. Avaliação e Formação - Principais instrumentos de avaliação de competências para a diversidade individual e cultural - Investigação sobre o desenvolvimento e formação de competências para a diversidade individual e cultural

Método de Avaliação

Os/as alunos/as podem optar por realizar a UC em avaliação ao longo do semestre, ou por exame final. Em avaliação ao longo do semestre, os/as alunos/as deverão efetuar: 1) Um ensaio individual baseado numa entrevista ou visita a associação na comunidade (50%); 2) Um trabalho de grupo com apresentação oral e relatório escrito sobre um programa de intervenção (50%). Ficam aprovados/as os/as alunos/as que obtenham uma nota igual ou superior a 9.5 valores em cada elemento de avaliação. Os/as alunos/as poderão propor-se a um exame final (100%), se não realizarem ou reprovarem à avaliação ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Thomas, A. (2018). Culture and Ethnic Diversity: How European Psychologists Can Meet the Challenges (Ed.). Boston: Hogrefe Sue, D.W. (2010). Microaggressions in Everyday Life: Race, Gender, and Sexual Orientation. Wiley. Pope-Davis, D. et al (2003). Handbook of Multicultural Competencies in Counseling & Psychology (Eds.). California: Sage. Ponterotto, J. et al (2010). Handbook of multicultural counseling (3nd edition). Thousand Oaks: Sage Organization for Economic Co-Operation and Development (2010). Educating Teachers for Diversity: Meeting the Challenge. OECD Publishing. Martines, D. (2008). Multicultural school psychology Competencies : a practical guide. London: Sage. Lee, W. Et al (2007). Introduction to multicultural counseling for helping professionals (2nd). NY: Routledge Deardorff, D.K (2009). The_SAGE_Handbook_of_Intercultural_Competence. Thounsand Oaks: Sage. Cornish, J. et al (2010). Handbook of Multicultural Counseling Competencies. New Jersey: Wiley. :

Secundária

  • Daniel, J.H., Roysircar, G., Abeles, N. & Boyd, C. (2004). Individual and Cultural-Diversity Competency: Focus on the Therapist. Journal of Clinical Psychology, 60(7), 755-770. American Psychological Association (2003). Guidelines of multicultural education, training, research, practice, and organizational change for psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402. American Psychological Association (2011). Guidelines for Psychological Practice with Lesbian, Gay, and Bisexual Clients. American Psychologist, 67(1), 10-42. To be handed in at the beginning of each class. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre