Currículo
Museus e Colecções 00813
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Contextualizar a emergência dos museus e sua transformação- O1 - sensibilizar para o papel desempenhado pelos museus na revitalização do turismo e da indústria cultural -O2 - Analisar a relação entre museus e campos disciplinares- O3 - Fornecer uma abordagem critica sobre a questão da descolonização dos museus; restituição e repatriação dos bens O4 - sensibilizar para a questão dos valores éticos intrínsecos à instituição museu -O5 - Papel societal dos museus e sua função nas sociedades contemporâneas - O1,O2,O3, O4 e O5
Programa
P1) A noção de colecção e as definições do ICOM do museu. P2) Descolonizar os museus. P3) Museus e campos disciplinares, processo de categorização dos objectos e lógica classificatória. P4) Os novos tipos de museus a partir dos anos 1950 : eco-museus, museus da civilização, museus de sociedade. Ruptura com o paradigma disciplinar e tónica posta na interdisciplinaridade. P5)Do museu como lugar de celebração da nação ao museu enquanto espaço de afirmação de identidades étnicas, profissionais e culturais. Museus, migração e identidades transnacionais. P 6) A transformação do museu enquanto espaço de trasmissão de conhecimentos para a concepção do museu enquanto lugar de experiência P7)A arquitectura dos museus e a indústria cultural a partir dos finais dos anos 1980. P8) Museus e questões éticas - a questão da restituição dos objectos e da exposição dos restos humanos P9) A transformação dos museus etnográficos na Europa. P10) A questão da descolonização dos museus.
Método de Avaliação
O processo de avaliação implica : a) Avaliação periódica : - Uma apresentação oral em grupo sobre a visita ao Museu história natural no dia 18 de Outubro ( 1 página) - 20% - 1 exercício sobre a definição de Museu por parte do ICOM (10%) - 1 comentário sobre a visita a 1 museu/exposição - (20%) - Um trabalho escrito 8 páginas sobre um dos blocos da matéria (50%) b) Exame final para os alunos que optarem por esta modalidade. Não há exame oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Von Oswald, M. 2017. 'Introduction', Engaging Anthropological Legacies toward Cosmo-Optimistic Futures?, Museum Worlds, Advances in Research, 97-109. Thomas, N. 2016. "We need ethnographic museums today- whatever you think of their history', Apollo (online) Pomian K., ?A Colecção?, Enciclopédia Einaudi, vol.1, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1978. Kirshenblatt-Gimblett B., 1998. Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage, California University Press. Karp I. e S. D. Lavine (eds), 1991. Exhibiting Cultures. The Poetics and Politics of Museum Display, Smithsonian University Press. Gurian E. 1999. 'What is the Object of this Exercise? A meandering exploration of the many meanings of Objects in museums?', Daedalus:163-184 (online). Clifford, J., The Predicament of Culture. Twentieth-Century Ethnography, Literature, and Art, Harvard University Press, 1988. Bennett T. 1995. The Birth of the Museum. History, Theory, Politics, Routledge.:
Secundária
- Thomas. N. 2016. The Return of Curiosity. What Museums are good for in the 21st century, London. Thomas, N. 2010. 'The Museum as Method', Museum Anthropology, pp.6-10. Stocking G. W. jr, (ed.), 1985. Objects and Others. Essays on Museums and Material Culture, Wisconsin, The University of Wisconsin Press. Smith, L. 2021. Emotional Heritage. Visitor Engagement at Museums and Heritage Sites, London, Routledge. 'Sensitive Heritage: Ethnographic Museums , Provenance Research and the Potentialities of Restitution', 2020 Museum and Society , 18 (1), 2020. Peralta, Elsa. 2017, Lisboa e a Memória do Império: Património, Museus e Espaço Público, Lisboa, Bertrand. Pamuk, Orhan 2008. O Museu da Inocência, Lisboa, Bertrand. Mota Santos, Paula, 2020. 'Bringing Slavery into Light in Post-Colonial Portugal', Museum Worlds, 8, 46-67. Macdonald, Sharon, 2016. 'New Constellations of Difference in Europe's 21st century Museumscape', Museum Anthropology, 39(1), 4-19. MacDonald Sharon ed., 2011. A Companion to Museum Studies, Blackwell. MacDonald Sharon. 2003. Museums, national, postnational and transcultural identities?, Museum and Society 1 (1):1-16. Harrison Rodney and all. 2013. Reassembling the Collection, School for Advanced Research. Dias, N. 2021, 'Coleções não europeias em museus europeus: questões e desafios', Boletim do ICOM, nº17, 98-107 Dias Nélia 2008. Double Erasures: Rewriting the Past at the Musée du quai Branly, Social Anthropology, 16, 3, pp. 300-311. De Cesari, C., 2017 "Museums of Europe: Tangles of memory, borders, and race," Museum Anthropology, vol.40, 1, pp. 19-37. Clifford James, 'Museologia e contra-história: viagens pela Costa Noroeste dos Estados Unidos?, Memória e Património, organizadores Regina Abreu e Mário Chagas, Rio de Janeiro, 2003, pp. 255-302. Chatwin, Bruce, 1988. Utz, Lisboa, Quetzal. Bennett Tony. 2004. Pasts Beyond Memory. Evolution, Museums, Colonialism. London and New York, Routledge. American Historical Review, 2019 'AHR Conversation. Museums, History, and the Public in a Global Age', American Historical Review, 2019, 1631-1672. Alberti, S and all, Should we Display the Dead?, Museum and Society, 2009, pp.133-149.: