Currículo

Ritual e Performance L1290

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar conceitos centrais antropológicos na análise sócio-cultural como os de ritual, jogo, performance, apresentação (presentation), teatralidade, comunicação OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de processos rituais e performativos e na sua análise OA3. Demonstrar entendimento da diversidade cultural ao nível das práticas rituais e performativas através de leitura das principais referências bibliográficas da UC OA4. Capacidade de comunicar oral e por escrito e de trabalhar individualment ou em equipa OA5.Desenvolver a capacidade de realizar um reflexão/performance sobre a temática da UC

Programa

P1. Apresentação de percurso introdutório em torno dos principais modelos analíticos mais clássicos de abordagem e definição do ritual/performance - e dos conceitos chave (ritual, jogo, teatralidade, performatividade, performance) P2. Discussão de traços centrais definidores dos campos de estudo do ritual e da performance: o paradigma dramatúrgico; as abordagens dos folk studies e os aspectos comunicativos do ritual/performance ; os aspectos simbólicos e performativos do (drama) ritual ; emergência dos Perfomance Studies e articulação com a Antropologia Teatral; P3.breve panorâmica dos mais recentes estudos sobre performances culturais que exploram os seus aspectos políticos, de afirmação de etnicidade, identitários, de mercadorização da cultura e de resistência cultural P4. Proposta de realização de ensaio crítico bibliográfico/ou performance sobre temática teórica da UC

Método de Avaliação

As aulas dividem-se em aulas teóricas, seminários, debates a partir do visionamento de filmes; comentários no blog da cadeira e exercícios práticos; realização e apresentação de performance (opcional). A avaliação ao longo do semestre é composta por: 1. Participação nos debates, seminários e exercícios na aula presencial e virtual (30%) 2. Ensaio final individual e performance com relatório individual (70%) Avaliação por exame: Estudantes que não participem na avaliação ao longo do semestre ou que não atinjam a classificação final de 10 valores podem submeter-se a exame final de acordo com as regras vigentes no ISCTE-IUL.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • PEIRANO, Mariza, DITO E O FEITO, 2000, Jorge Zahar, R.Janeiro, SCHECHNER, Richard, PERFORMANCE THEORY, [1977]1988, Routledge: London/New York, SCHNEIDER, Arnd & WRIGTH, Christopher, Between Art and Anthropology, 2010, Berg, Oxford & NY, BAUMAN, R., FOLKLORE, CULTURAL PERFORMANCES & POPULAR ENTERTAINMENTS, 1992, Oxford Univ. Press: Oxford, TURNER, VICTOR, THE ANTHROPOLOGY OF PERFORMANCE, 1987, Paj Publications, NY, Miguel Vale de Almeida (org), CORPO PRESENTE, 1996, Celta: Oeiras, Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, Drama, Ritual e Performance. A Antropologia de Victor Turner, 2020, Mauad X, Rio de Janeiro, CONNERTON, Paul, COMO AS SOCIEDADES RECORDAM, (1989)1993, Celta ed., Oeiras, Victor Turner, Do ritual ao Teatro, 2015 (1982), Ed. UFRJ, Rio de Janeiro, :

Secundária

  • ALMEIDA, Miguel Vale, SENHORES DE SI, 1995, Fim de Século: Lisboa, ARTAUD, Antonin, O TEATRO E O SEU DUPLO, [1938]1989, Fenda: Lisboa, BARBA, Eugénio & SAVARESE, Nicola (ed), ANATOMIE DE L'ACTEUR, 1985, Buffoneries, Paris, Ana Pais (org), Performance e Espaço Público, 2018, Lisboa, Orféu Negro, BAUMAN, R, VERBAL ARTS AS PERFORMANCES, 1977, Prospoect Heights: Waveland, BHARUCHA, Rustom, Theatre and the World. Performance and Politics of Culture, [1990]1993, Routledge, London, Paulo Raposo et all, A Terra do Não-Lugar. Diálogos entre antropologia e performance, 2013, Ed. EdUFSC, Florianópolis, BLOCH, Maurice, "Symbols, song, dance and features of articulation:is religion an extreme form of traditional authority?"in Archives Europèènes de Sociologie (15): 55-81, 1974, Archives Europèènes de Sociologie (15): 55-81, BOURDIEU, P., O PODER SIMBÓLICO, 1989, Difel: Lisboa, BRUNER, E. & TURNER, V. (ed), THE ANTHROPOLOGY OF EXPERIENCE, 1986, Univ. of Illinois Press, COHEN, Abner, MASQUERADE POLITICS, 1993, Berg: Oxford, COPPET, Daniel de, UNDERSTANDING RITUALS, 1992, Routledge: New York:, DOUGLAS, Mary, PUREZA E PERIGO, (1966)1991, Ed. 70: Lisboa, FERREIRA, Francirosy & MULLER, Regina Pollo, Performance: arte e antropologia,, 2010, Huicitec, S.Paulo, FINNEGAN, Ruth, ORAL TRADITIONS & THE VERBAL ARTS, 1992, Routledge: London & N.York, GEERTZ, Clifford, A INTERPRETAÇÃO DAS CULTURAS Ed.Guanabara: Rio de Janeiro, (1973)1989, Ed.Guanabara: Rio de Janeiro, GOFFMAN, Erving, A APRESENTAÇÃO DO EU NA VIDA DE TODOS OS DIAS, (1959)1993, Relógio D'Água: Lisboa, GUTIERREZ, R.A. & FABRE, G., FEASTS & CELEBRATIONS IN NORTH AMERICAN ETHNIC COMMUNITIES, 1995, Univ. N.Mexico Press: Albuquerque, GUSS, David, THE FESTIVE STATE, 2000, Univ. California Press, Berkley, HUGHES-FREELAND, Felicia, RITUAL, PERFORMANCE, MEDIA, 1996, Routledge: London & NY, Zeca Ligiero (org), A Performanc e e Antropologia de Richard Schechner, 2012, Mauad, Rio Janeiro, HUGHES-FREELAND, Felicia & CRAIN, Mary M., RECASTING RITUAL, 1996, Routledge: London & N.York, MANNING, Frank, THE CELEBRATION OF SOCIETY, 1983, Bowling Green University Popular Press:Ohio, MAUSS, Marcel, "Les techniques du corps" in SOCIOLOGIE ET ANTHROPOLOGIE P.U.F.: Paris, [1936]1950, SOCIOLOGIE ET ANTHROPOLOGIE P.U.F.: Paris, MOORE, Saly & MYERHOFF, Barbara 1977 SECULAR RITUAL, Van Gorcum: Amesterdam PARKIN, David, CAPLAN, Lionel & FISHER, Humphrey 1995 THE POLITICS OF CULTURAL PERFORMANCE, Berghahn Books: Providence RAPOSO, Paulo, "Performances Teatrais. A Alquimia dos corpos in acto" in Almeida, M.V de (org), CORPO PRESENTE, 1996, Celta: Oeiras, 2010 POR DETRÁS DA MÁSCARA:ENSAIO DE ANTROPOLOGIA DA PERFORMANCE SOBRE OS CARETOS DE PODENCE, ICM, Lisboa SCHECHNER, Richard (1977)1988 PERFORMANCE THEORY, Routledge: London/New York 1985 BETWEEN THEATER AND ANTHROPOLOGY, Univ.Pennsylvania Press: Pennsylvania 1993 THE FUTURE OF RITUAL, Routledge: London/New York SCHECHNER, Richard & APPEL, Willa, BY MEANS OF PERFORMANCE, 1990, Cambridge Univ. Press: Cambridge, TURNER, Victor, THE FOREST OF SYMBOLS, 1967, Cornell Univ. Press: Ithaca, Victor Turner, O PROCESSO RITUAL, [1969]1974, Ed.Vozes: Petropolis, Victor Turner, FROM RITUAL TO THEATHER: THE HUMAN SERIOUSNESS OF PLAY, 1982, PAJ ED. NY, Henry Bial (org), The Performance Studies Reader, 2004, Routledge: NY & London, VALVERDE, Paulo, MÁSCARA, MATO E MORTE EM SÃO TOMÉ, 2000, Celta: Oeiras, VAN GENNEP, Arnold, OS RITOS DE PASSAGEM, [1908]1978, , Vozes: Petropolis, :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre