Currículo

Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência M8623

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Perceber os principais conceitos e modelos teóricos relacionados com a definição, sinalização e avaliação do mau trato e da negligência. OA2. Compreender os processos de avaliação do mau trato e negligência OA3. Conhecer o sistema de avaliação e intervenção com crianças vítimas de abuso e negligencia OA4. Descrever e concetualizar situações de mau trato e negligência.

Programa

CP1. Conceitos e abordagens teóricas na definição e avaliação do mau trato e negligência. 1. Tipologias, dimensões e critérios de definição de mau trato e negligência. 2. Modelos teóricos subjacentes à concetualização do mau trato e negligência. CP2. Domínios e fontes de informação no contexto de avaliação do mau trato e negligência 1. Estratégias e fontes de informação para a avaliação do mau trato e negligência CP3. O sistema de proteção de crianças e jovens vítimas do mau trato e negligência 1. Processos de sinalização, avaliação e intervenção com crianças vítimas de mau trato e negligência CP4. Concetualização de casos

Método de Avaliação

Opções de Avaliação: Avaliação Periódica e Avaliação Final. Avaliação periódica: 1 trabalho de grupo (40%; este trabalho envolve um relatório escrito e uma apresentação oral) e 1 teste escrito (60%). A aprovação requer uma classificação igual ou superior a 9.5 valores em todas as componentes. Os alunos que não estejam inscritos ou que reprovem na avaliação periódica poderão ir a um exame final (1ª ou 2ª época) que vale 100% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Hughes, L., & Owen, H. (2009). Good practice in safeguarding children: working effectively in child protection. London: Jessica Kingsley Publishers. Fowler, J. (2002). A practitioner's tool for child protection and the assessment of parents. London: Jessica Kingsley Publishers. Barker, J., & Hode, D. (2002). The child in mind: a child protection handbook. London: Routledge. Bae, H. (2009). Understanding the dynamics of child maltreatment recurrence: rates, patterns, and risk factors. Saarbrucken: VDM Verlag Dr. Muller. Klika, J. & Conte, J. (2018). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand Oaks: Sage Publications.:

Secundária

  • Wilson, K., & James, A. (2007). The child protection handbook: the practitioner's guide to safeguarding children. Philadelphia: Elsevier. Song, M. (2007). Termination of parental rights and adoption in foster care: a foster care decision on child maltreatment. Saarbrucken: VDM Verlag Dr. Muller. Scannapieco, M., & Connell-Carrick, K. (2005). Understanding child maltreatment: an ecological and developmental perspective. Oxford: Oxford University Press. Righthand, S., Kerr, B., & Drach, K. (2003). Child maltreatment risk assessments: an evaluation guide. New York: The Haworth Press and Trauma Press. Reder, P., Duncan, S., & Lucey, C. (2003). Studies in the assessment of parenting. London: Routledge. Calheiros, M. (2006). A construção social do mau trato e negligência parental: do senso comum ao conhecimento científico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e a Tecnologia. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre