Currículo

Israel/Palestina: História, Antropologia, Política 02056

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Antropologia > 1º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o estudante deverá: OA1. Conhecer os principais factos históricos, antropológicos e políticos relativos a Israel e Palestina OA2. Conhecer as diferentes posições político-ideológicas sobre o conflito israelo-palestiniano. OA3. Conhecer os principais factos relativos ao judaísmo e ao islão, bem como relativos à cultura judaica da diáspora e em Israel e à cultura árabe-palestiniana na diáspora, no refúgio, em Israel e nos Territórios Ocupados. OA4. Ter a capacidade de pensar criticamente, a partir de uma perspetiva antropológica, sobre a vida real de pessoas reais, a partir de análises etnográficas e para lá de ideias pré-concebidas e alinhamentos ideológicos.

Programa

CP1. O Médio Oriente no período colonial tardio. CP2. O orientalismo CP3. Israel, Palestina, Terra Santa: as religiões do Livro CP4. Judaísmo, Diáspora e Antissemitismo CP5. O Sionismo e o Nacionalismo Árabe no Séc XIX CP6. O processo de implantação do estado de Israel CP7. O surgimento da identidade nacional Palestiniana CP8. O Conflito: factos e interpretações. CP9. Divisões na sociedade israelita: classe, etnicidade, origem nacional, religião e secularismo. CP10. Divisões na sociedade palestiniana: classe, religião, diáspora vs localismo. CP11. Análise de Etnografias: Overlooking Nazareth. CP12. Análise de filmes documentais CP13. Israel/Palestina e contradições da Modernidade: estado, nacionalismo, etnicidade, religião CP14. Israel/Palestina e disputas ideológicas globais. Movimentos pró-Israel e pró-Palestina CP15. Vinhetas etnográficas de Israel/Palestina hoje. A pesquisa do docente sobre migração brasileira (judia e palestina) para Israel/Palestina.

Método de Avaliação

Regime de avaliação ao longo do semestre: pressupondo uma assiduidade de pelo menos 80% (assiduidade=10% nota final), dois instrumentos - participação nas discussões em aula (30%), ensaio individual final (60%). Para o 1º instrumento é relevante a qualidade das intervenções e a demonstração de leitura, para o 2º a competência de escrita, a pesquisa bibliográfica, a capacidade de análise e síntese. Regime de avaliação por exame: individual e escrito (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • VV AA, Dossiê "Conflicts within a conflict: critical observations from the Israeli field" (Marco Allegra, Giulia Danielle, Giorgio Gristina, Miguel Vale de Almeida), Etnográfica 23(1):179-270. VALE DE ALMEIDA, M., 2019, Aliyah. Estado e subjetividade entre judeus brasileiros em Israel/Palestina. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. SAID, Edward, 1978, Orientalism. Vintage. PDF online. Existe versão portuguesa. RABINOWITZ, Dan, 1997, Overlooking Nazareth. The ethnography of exclusion in Galilee. Cambridge U P. PAPPÉ, Ilan, 2006, "The 1948 Ethnic Cleansing of Palestine", Journal of Palestine Studies, 36(1): 6-20. KHALIDI, Rashid, 2021, Palestina - Uma Biografia. Cem anos de guerra e resistência. Ed Ideias de Ler. DOWTY, Alan, 2005, Israel/Palestine. Polity. BOWMAN, G. W. (2010) ?Networks Disrupted: A Study of the Impact of Walling on Contiguous Communities in Israel/Palestine?, Bulletin of the Council for British Research in the Levant.:

Secundária

  • -Said, Edward, 1999, Out of PLace. A Memoir. Londres: Granta A.100 SAI*Out -Memmi, Albert, 1975, Who is an arab jew? Jerusalem: Israel Accademic Committee on the Middle East -Cohen, Mitchell, 1992, Zion and State. Nation, Class and the shapping of modern israel. NY: Columbia UP. -Bowman, G, 2004. About a Wall. Social Analysis 48, 149-55.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre