Currículo

Mercado de Trabalho Contemporâneo 03321

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Comparar a abordagem neoclássica e institucionalista do mercado de trabalho. 2.Analisar as instituições do mercado de trabalho e discutir os argumentos a favor e contra. 3.Analisar a perspetiva institucionalista do mercado de trabalho e os impactos sobre a qualidade do emprego. 4.Analisar e medir a segmentação do mercado de trabalho. 5.Selecionar indicadores e bases de dados por temáticas trabalhadas. 6.Interpretar os resultados à luz dos quadros teóricos. 7.Compreender as principais controvérsias sobre os fenómenos do mercado de trabalho. 8.Compreender a decisão de escolha ocupacional no mercado de trabalho (trabalho independente vs. Trabalho por conta de outrem)

Programa

1. Teoria neoclássica do mercado de trabalho. 2. Abordagem institucionalista sobre o mercado de trabalho: principais conceitos. 3. Regulação do mercado de trabalho: legislação de proteção do emprego; salário mínimo; proteção no desemprego e políticas ativas de emprego; negociação coletiva. 4. Segmentação do mercado de trabalho: principais abordagens e evidência empírica. 5. Qualidade do emprego: definição, medida e categorias vulneráveis. 6. Tecnologia e emprego: o impacto das transformações tecnológicas no emprego. 7. A decisão da escolha ocupacional individual: determinantes da escolha e do sucesso

Método de Avaliação

Alteração devido ao covid 19: O método de avaliação contínua inclui um teste individual (40%) e um teste individual com questões que envolvem reflexão crítica (60%). A nota mínima no teste individual é de 8,0 valores. Avaliação periódica pressupõe uma assiduidade de 80%. Avaliação por exame final equivale a 100% da nota. As notas dos trabalhos de grupo não são consideradas para a avaliação por exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Parker, S. (2009), The Economics of Entrepreneurship, Cambridge University Press. Reich, M. (2008) Segmented Labor Markets and Labor Mobility, Edward Elgar (2 volumes) Kaufman, B.E. (2010) ?Institutional Economics and the Minimum Wage: Broadening the theoretical and policy debate?, Industrial Relations and Labour Relations Review, 63(3): 427-453 Greve, B. (2017) Technology and the Future of Work: The Impact on Labour Markets and Welfare States, Edward Elgar Findlay, P., Kalleberg, A.L. and Warhurst, C. (2013) ?The challenge of job quality?. Human Relations, 66(4): 441 ?451. Champlin, D.P. ?and Knoedler, J.T. (eds.) (2017) The Institutionalist Tradition in Labor Economics, Routledge:

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre