Currículo

O Uso de Métodos Gráficos nas Ciências Sociais 03328

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Erasmus e Similares

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Discutir criticamente questões relacionadas com a recolha de dados no terreno OA2: Compreender a contribuição dos métodos gráficos nas ciências sociais e humanas OA3: Entender a interligação entre observação, análise e apresentação de resultados OA4: Compreender os desafios do uso de métodos gráficos em ciência sob uma óptica individual e institucional OA5: Relacionar o uso de métodos gráficos com a escrita e os meios áudio-visuais OA6: Analisar as potencialidades da publicação de resultados incorporando métodos gráficos OA7: Reflectir acerca da relação entre experiência pessoal no terreno e experiência académica-profissional OA8: Avaliar de forma crítica e comparativa o uso de métodos gráficos nas ciências sociais e humanas OA9: Recolher, organizar e analisar diferentes tipos de informações e dados por meios gráficos OA10: Desenvolver capacidade de trabalhar com meios gráficos, elicitar formas participativas de recolha, e comunicar resultados da investigação

Programa

P1: Olhar histórico e comparativo sobre o uso de métodos gráficos nas ciências sociais e humanas P2: O grafismo nas ciências sociais e humanas e o meio artístico P3: Abordagens de pesquisa complementados pelo uso de formas gráficas P4: Evolução das ligações entre métodos gráficos, audiovisuais e escritos P5: Estilística e retórica: o uso do grafismo na recolha e apresentação de dados P6: O mercado editorial: o caderno de viagem, o caderno gráfico, o retrato, etc. P7: Redes académicas e não-académicas dedicadas ao uso de meios gráficos P8: O conhecimento não-verbal: o conhecer prático e a importância da imaginação gráfica P9: Da ilustração no terreno aos métodos participativos de recolha de dados P10: Assimetrias na aceitabilidade actual dos métodos gráficos em várias disciplinas científicas P11: O efeito arroseur arrosé: intercomunicação e socialização através do grafismo no terreno P12: O grafismo na produção científica e exploração dos meios digitais

Método de Avaliação

Ensaio final-3500 palavras + elementos gráficos (50%) Avaliação baseada em: relevância da análise e relação com o programa, capacidade analítica, criatividade; desenvolvimento de projeto de pesquisa. Apresentação em aula (30%); Apresentação de portfolio gráfico baseada no conhecimento do tópico, exploração das possibilidades do meio gráfico, qualidade da apresentação. Participação em aula e visitas de campo (20%). É excluída a avaliação por exame apenas, dada a natureza prática do curso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 89.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • 5. Taussig, Michael. 2011. I swear I saw this. Drawings in fieldwork notebooks, namely my own. Chicago and London: The University of Chicago Press. 4. Ramos, Manuel João. 2015. "Stop the Academic World, I Wanna Get Off in the Quai de Branly. Of sketchbooks, museums and anthropology", Cadernos de Arte e Antropologia, 4 (2): 141-178. 3. Ingold, Tim. 2007. Lines: A Brief History. London: Routledge. 2. Causey, Andrew. Drawn to See. Toronto: Toronto University Press. 1. Certeau, Michel de. 1987. The Practice of Everyday Life. Los Angeles: University of California Press. :

Secundária

  • Taussig, Michael. 2009. "What Do Drawings Want?" Culture, Theory and Critique, vol. 50, issue 2-3: 263-274. 28. 2014. Diários de Viagem 2 - desenhadores-viajantes, edited by E. Salavisa. Lisboa: Quimera Editores. 27. Salavisa, Eduardo. 2008. Diários de Viagem - desenhos do quotidiano, edited by E. Salavisa. Lisboa: Quimera Editores. 26. 2010. Histórias Etíopes, Diário de viagem. Lisboa: Tinta da China. 25. 2009. Traços de Viagem. Lisboa: Bertrand Editora. 24. Ramos, Manuel João. 2004. "Drawing the lines - The limitation of intercultural ekphrasis." Pp. 147-156 in Working Images: Visual Research and Representation in Ethnography, edited by A. I. Afonso, L. Kurti e S. Pink. London: Routledge. 23. Newman, Deena. 1998. "Prophecies, Police Reports, Cartoons and Other Ethnographic Rumors in Addis Ababa". Etnofoor, vol. 11 (2): 83-110. 22. Miller, Mitch. 2014. "More than a pun: The Role of Dialect and Dialectics in Shaping Dialectograms", in Paulo L. Almeida, Miguel B. Duarte, José T. Barbosa (eds). 2014. Drawing in the University Today. Oporto: I2ADS/Oporto University 21. Lewis-Williams, DAvod. 2002. The Mind in the Cave. Consciousness and the origins of Art. London: Thames & Hudson. 20. 2014. "Ensinando antropólogos a desenhar: uma experiência didática e de pesquisa". Cadernos de Arte e Antropologia 3(2): 23-46. 19. Kuschnir, Karina. 2012. "Desenhando Cidades". Sociologia & Antropologia. Vol. 02.04: 295-314. 18. 2013. Making. Anthropology, archeology, art and architecture. London and New York: Routledge. 17. 2011b. "Prologue." Pp. 1-20 in Redrawing Anthropology. Materials, Movements, Lines, edited by T. Ingold. England: Ashgate. 16. Ingold, Tim. 2011a. Being Alive - Essays on movement, knowledge and description. London and New York: Routledge. 15. Hendrikson, Carol. 2010. "Ethno Graphics: Keeping Visual Field Notes in Vietnam". Expedition, Vol 52, n 1: 31-39. 14. Gunn, Wendy. 2009. Fieldnotes and Sketchbooks: Challenging the boundaries between descriptions and processes of describing. Edited by W. Gunn. Frankfurt: Peter Lang. 13. Grimshaw, Ann; Ravetz, Amanda (eds.). 2005. Visualizing Anthropology. Bristol: Intelect. 12. Geismar, Haidy. 2014. "Drawing it Out". Visual Anthropological Review, 30 (2): 96-113. 11. Eisner, Will. 2008. Graphic Storytelling and Visual Narrative. New York: W.W. Norton &Company 10. Côrte-Real, Eduardo. 2009. The Smooth Guide to Travel Drawing. Lisboa: Livros Horizonte. 9. 2011, "Space, line and story in the invention of an Andean aesthetic". Journal of Material Culture, 16 (1): 3-23. (http://mcu.sagepub.com/content/16/1/3.abstract) 8. Colloredo-Mansfeld, Rudi. 1999. "Sketching as an Ethnographic encounter." Pp. 49-56 in Native Leisure Class: consumption and cultural creativity in the Andes. The University of Chicago Press: Chicago. 7. Causey, Andrew. 2012. "Drawing flies: artwork in the field." Critical Arts, 26 (2), pp. 162-174. 6. Boserman, Carla. 2014. "Entre grafos y bits". Obra digital - Revista de Comunicación, Narrativas y diseño digital, número 6, fevereiro. 5. Ballard, Chris. 2013. "The Return of the Past: On Drawing and Dialogical History". The Asia Pacific Journal of Anthropology, 14:2, 136-148. 4. Azevedo, Aina e Manuel João Ramos. 2016. "Drawing Close - on visual engagement in fieldwork, drawings and the anthropological imagination". Visual Ethnography. 3. Azevedo, Aina. 2016. "Desenho e antropologia: recuperação histórica e momento atual", Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 5, No 2 | -1, 15-32. 2. Almeida, Paulo L.; Duarte, Miguel B.; Barbosa, José T. (eds). 2014. Drawing in the University Today. Oporto: I2ADS/Oporto University 1. Afonso, Ana Isabel, Manuel João Ramos. 2004. "New Graphics for Old Stories: Representation of local memories through drawings". Pp. 66-83 in Working Images: Visual Research and Representation in Ethnography, edited by A. I. Afonso, L. Kurti e S. Pink. London: Routledge. :

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre