Currículo

Planeamento e Desenvolvimento de Competências 01017

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Economia Política > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar os principais problemas de competências em Portugal e na Europa 2. Distinguir o conceito de qualificação do conceito de competência 3. Compreender a relevância da abordagem multidisciplinar no estudo das competências 4. Identificar os principais métodos de planeamento de competências 5. Analisar os mecanismos de desenvolvimento de competências formais e informais 6. Compreender o debate em torno da educação por competências

Programa

1. Principais problemas de competências: défice, desvios, desajustamento 2. Conceito e medida de qualificação e competência: contributos da economia, sociologia e gestão 3. Metodologias de diagnóstico de necessidades de educação e competências 4. Metodologias de diagnóstico de âmbito sectorial e empresarial 5. O papel da educação e formação profissional no desenvolvimento de competências. 6. Ensino superior e competências.

Método de Avaliação

Avaliação contínua: 1 teste (50%); trabalho individual (50%). Teste e trabalho implicam uma nota mínima de 8 valores. A aprovação pressupõe a nota igual ou superior 9.5 valores. Exame final equivale a 100% da nota. As notas da avaliação contínua não são consideradas para a avaliação por exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Suleman, F. & Costa, A.L., The employability skills of graduates and employers? options in Portugal: An explorative study of anticipative and remedial strategies, 2018, Education+Training, Vol. 60 No. 9, pp. 1097-1111 Suleman, F., The employability skills of higher education graduates: insights into conceptual frameworks and methodological options, 2018, Higher Education, 76: 263-278 CEDEFOP, Skill shortages and gaps in European enterprises. Striking a balance between vocational education and training and the labour market, 2015, CEDEFOP Cappelli, P. H., Skill gaps, skill shortages, and skill mismatches: Evidence and arguments for the United States., 2015, ILR review, 68(2), 251-290 Suleman, F. & Costa, A.L. (2018) The employability skills of graduates and employers? options in Portugal: An explorative study of anticipative and remedial strategies. Education+Training, Vol. 60 No. 9, pp. 1097-1111. Suleman, F. (2018) The employability skills of higher education graduates: insights into conceptual frameworks and methodological options. Higher Education, 76: 263-278. McGuinness, S., Pouliakas, K., & Redmond, P. (2018). Skills mismatch: Concepts, measurement and policy approaches. Journal of Economic Surveys, 32(4), 985-1015. EC (2009) New skills for new jobs: anticipating and matching labour market and skills needs, DGESAEO. CEDEFOP (2015). Skill shortages and gaps in European enterprises. Striking a balance between vocational education and training and the labour market. Bruxelas. Cappelli, P. H. (2015). Skill gaps, skill shortages, and skill mismatches: Evidence and arguments for the United States. ILR review, 68(2), 251-290.:

Secundária

  • Busemeyer, M.R., & Christine Trampusch, C., The politics of vocational training: Theories, typologies, and public policies, 2019, The Wiley Handbook of Vocational Education and Training: 137-164 CEDEFOP, Insights into skill shortages and skill mismatch Learning from Cedefop's European skills, 2018, CEDEFOP Sítios da internet: www.decowe.org Suleman, F. (2007) O valor das competências: um estudo aplicado ao sector bancário, Lisboa, Livros Horizonte. Sgobbi, F. and Suleman, F. (2013) A methodological contribution to measuring (mis)match, The Manchester School, 81(3): 420-437. OECD (2011) Towards an OECD Skills Strategy. MTSS (2010) Cadernos Sociedade e Trabalho, Competências, XIII. Green, F. (2013) Skills and Skilled Work: An Economic and Social Analysis, Oxford Press. and jobs survey. Bruxelas. CEDEFOP (2018). Insights into skill shortages and skill mismatch Learning from Cedefop?s European skills Allen, J. and van der Velden, R. (2001). Educational Mismatches Versus Skill Mismatches: Effects on Wages, Job Satisfaction and on-the-Job Search, Oxford Economic Papers, 53(3):434-452.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre