Currículo

Psicologia Social do Envelhecimento M8212

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno(a) que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Definir o conceito de envelhecimento, enquadrando-o numa perspectiva biopsicossocial e de curso de vida OA2. Identificar os principais desafios e políticas sociais na área do envelhecimento e suas implicações para a intervenção OA3. Distinguir a abordagem psicossocial do envelhecimento de outras abordagens no campo da gerontologia OA4. Descrever as principais teorias sobre envelhecimento e relações sociais OA5. Definir o conceito de idadismo e discutir as suas consequências ao nível individual, interindividual e social OA6. Aplicar o conceito de idadismo a casos concretos em análise OA7. identificar o que são ambientes amigos da idade (age-friendly environments) OA8. Aplicar o conceito de age-friendly cities na avaliação de casos concretos OA9. Definir o conceito de cuidador e identificar os seus principais desafios OA10. Definir estratégias de intervenção na área da Psicologia Social do Envelhecimento

Programa

CP1. Introdução à Psicologia Social do Envelhecimento. CP1.1. Definição de idade, envelhecimento e políticas de envelhecimento ativo. CP1.2. Perspetiva biopsicossocial: mudanças físicas, cognitivas e sociais. CP1.3. Perspetiva psicossocial na teoria gerontológica. CP2. Envelhecimento e relações sociais. CP2.1. Principais teorias: desinvestimento, atividade e seletividade sócio-emocional. CP2.2. Isolamento social, solidão e intervenção. CP3. Representações do envelhecimento e idadismo. CP3.1. Conceito, prevalência e consequências. CP3.2. Determinantes e intervenções. CP4. Perspetiva da gerontologia ambiental. CP4.1. Ambientes amigos da idade e “aging-in-place”. CP4.2. Justiça espacial e envelhecimento. CP5. Limites da longevidade e cuidados a pessoas idosas. CP5.1. Conceito de “quarta-idade” e suas necessidades. CP5.2. Conceito de cuidador e suas necessidades. CP5.3. Intervenções psicossociais com cuidadores.

Método de Avaliação

Em regime de avaliação ao longo do semestre, os(as) estudantes realizam: 1. Dois trabalhos individuais (cada um contando 25% da nota final, total de 50%), discutidos em aula. A presença nas aulas de discussão é obrigatória, e os(as) estudantes deverão iniciar o debate com base numa resposta individual escrita realizada em aula, apoiada no trabalho previamente realizado em casa. Esta resposta é recolhida pela docente, mas não é objeto de avaliação, servindo como base para a discussão em sala de aula com os colegas. 2. Um trabalho de grupo (50% da nota final), envolvendo investigação-ação participativa e reflexão crítica sobre casos concretos. Todos os trabalhos devem ter uma nota mínima de 9,5 valores. Os(as) estudantes que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre podem optar pela avaliação por exame, que contará 100% da nota final. A avaliação privilegia a capacidade de análise crítica, fundamentada em evidência científica, e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da unidade curricular.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ayalon, L., & Tesch-Römer, C. (2018). Contemporary perspectives on ageism. Springer Nature. Buffel, T., Yarker, S., & Doran, P. (Eds.). (2024). Reimagining age-friendly communities: Urban ageing & spatial justice. Policy Press. Carstensen, L.L. (1995). Evidence for a life span theory of socioemotional selectivity. Curr. Dir. Psychol. Sci., 4(5), 151–156. Cavanaugh, J.C., & Blanchard-Fields, F. (2017). Adult development and aging. USA: CENGAGE. Marques, S., Mariano, J., Mendonça, J., De Tavernier, W., Hess, M., Naegele, L., ... & Martins, D. (2020). Determinants of ageism against older adults: a systematic review. IJERPH, 17(7), 2560. Meehan, D.E., Grunseit, A., Condie, J., HaGani, N., & Merom, D. (2023). Social-ecological factors influencing loneliness & social isolation in older people: a scoping review. BMC Geriatrics, 23(1), 726. Schulz, R., Beach, S.R., Czaja, S.J., Martire, L.M., & Monin, J.K. (2020). Family caregiving for older adults. Annu. Rev. Psychol., 71(1), 635–659.:

Secundária

  • Baltes, P. B., Lindenberger, U., & Staudinger, U. M. (2006). Life Span Theory in Developmental Psychology. In R. M. Lerner & W. Damon (Eds.), Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (6th ed., pp. 569–664). John Wiley & Sons, Inc. Buffel, T., & Phillipson, C. (2024). Ageing in place in urban environments: Critical perspectives. Taylor & Francis. (Chapter 10) Foster, L., & Walker, A. (2021). Active Ageing across the Life Course: Towards a Comprehensive Approach to Prevention. BioMed research international, 2021, 6650414. https://doi.org/10.1155/2021/6650414 Marques, S., Vauclair, C. M., Rodrigues, R. B., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F., ... & Leitão, E. (2015). imAGES: intervention program to prevent ageism in children. SCML&LeYa. Nelson, T. (ed.). (2002). Ageism: Stereotypes and Prejudice Against Older Persons. MIT Press. Samora-Arvela, A., Marques, S., Eloy, S., & Montalvão, M. (2025). Analysis of active mobility and active aging: Insights on green street design and age-friendly policies in Portugal. Cities & Health, 1–17. Wahl, H.-W., & Oswald, F. (2016). Theories of environmental gerontology: Old and new avenues for person-environment views of aging. In V. L. Bengtson & R. A. Settersten (Eds.), Handbook of theories of aging (3rd ed., pp. 621–641). Springer. World Health Organization. (2021). Global report on ageism. WHO. World Health Organization. (2023). National programs for age-friendly cities and communities: A guide. WHO. Whitbourne, S.K. & Whitbourne, S.D. (2020). Adult development and aging: biopsychosocial perspectives. Wiley.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre