Currículo

Psicologia Social do Envelhecimento M8212

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar e descrever as principais teorias psicológicas no âmbito do envelhecimento OA2. Analisar as representações sobre as pessoas idosas e discutir as suas consequências ao nível individual, inter-individual e social OA3. Avaliar as necessidades psicossociais da população idosa OA4. Definir estratégias de intervenção na área da Psicologia Social do Envelhecimento

Programa

CP1. Introdução à Psicologia Social do Envelhecimento CP1.1. Psicologia e envelhecimento: perspectivas sobre as mudanças físicas e cognitivas, as transições no ciclo de vida e o relacionamento social CP1.2. Psicologia social e envelhecimento: auto-imagem, redes sociais e estereótipos sociais sobre os idosos. CP2. Intervenções psicossociais junto de populações idosas CP2.1. Bem-estar e avaliação de necessidades psicossociais em populações idosas. CP2.2. Intervenção psicossocial com idosos e com as pessoas que os rodeiam (família, cuidadores, redes de amizade, comunidade).

Método de Avaliação

Em regime de avaliação periódica, os alunos terão de realizar: i) 2 trabalhos individuais escritos que serão discutidos nas aulas (cada um destes trabalhos vale 25% da nota final); ii) um trabalho de grupo (que vale 50% da nota final da disciplina). Todos os trabalhos deverão ter uma nota superior a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação periódica, poderão ir a um exame final (1ª ou 2ª época).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Whitbourne, S. & Sliwinsky, M.J. (2012). The Wiley-Blackwell Handbook of Adulthood and Aging. USA: Wiley-Blackwell Whitbourne, S.K. & Whitbourne, S.D. (2020). Adult development and aging: biopsychosocial perspectives. USA: Wiley Rowe, J.W. & Kahn, R.L. (1999). Successful Aging. New York: Random House, INC OMS [Organização Mundial de Saude] (2002). Active Ageing: A Policy Framework. Geneva: WHO/NPH/02.8. Marques, S. (2011). Discriminação da terceira idade. Relógio d´Água Editores. Nelson, T. (ed.). (2002). Ageism: Stereotypes and Prejudice Against Older Persons. Cambridge, MIT Press. Fernandez-Ballesteros, R. (2000). Gerontologia Social. Madrid: Edições Pirâmide. Cavanaugh, J.C. & Blanchard-Fields, F. (2017). Adult development and Aging. USA: CENGAGE. Begtson, V.L. & Settersten, R.A. (2016). Handbook of theories of aging. USA: Springer Publishing Group Ayalon, L., & Tesch-Römer, C. (2018). Contemporary perspectives on ageism. USA: Springer Nature.:

Secundária

  • Borst et al, Borst, H. C., de Vries, S. I., Graham, J. M., van Dongen, J. E., Bakker, I., & Miedema, H. M. (2009). Influence of environmental street characteristics on walking route choice of elderly people. Journal of Environmental Psychology, 29(4), 477-484., 2009, Borst, H. C., de Vries, S. I., Graham, J. M., van Dongen, J. E., Bakker, I., & Miedema, H. M. (2009). Influence of environmental street characteristics on walking route choice of elderly people. Journal of Environmental Psychology, 29(4), 477-484., https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/74258771/j.jenvp.2009.08.00220211106-11493-7zwd5j-libre.pdf?1636196010=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DInfluence_of_environmental_street_charac.pdf&Expires=1694800786&Signature=TyageeYQ8Y~Dei0TEebZCJlIFHNTqo9AU~mgh0oWkqaeyV-k~Zw6T4wVYywhresHSt-hlEuuE-Lo513b2yGP1xJo2VK~-DAwEYS70KYfAZP0cyGwurvAUKdhMNs94eyRvXk22UANlNmio0VYiYkHpIPdjk4FT7SBHTkY0OjuIr1M~nMRzkf7VByG60-0sEdjuzOpUF5Lyk5t2GRfiPN94Ued-x5xIdGvtM~cKLqiGUdFX0GncrcGjMrZVOaUSPARYWlJKM-QRXt5LvuZ~OtThRKYm1aU63Is-m7Dt5gMtDMHl3kt0o1SSntIIvdMpEduSTE0IFNn4V~5gpG6DHvKSw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA WHO, World Health Organization. (2007). Global age-friendly cities: A guide. World Health Organization., 2007, World Health Organization. (2007). Global age-friendly cities: A guide. World Health Organization., https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=4uWtQy6rGywC&oi=fnd&pg=PP6&dq=age+friendly+city+guide&ots=XYL129noUC&sig=v1d0NC0RWdXBi0o6y7sJadkL1NY&redir_esc=y#v=onepage&q=age%20friendly%20city%20guide&f=false Wahl, H. W., & Tesch-Römer, C. (2018). Positve aging and concepts of care. Cultures of Care in Aging, 57. Vauclair, C. M., Marques, S., Lima, M. L., Bratt, C., Swift, H. J., & Abrams, D. (2015). Subjective social status of older people across countries: The role of modernization and employment. Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, 70(4), 650-660. Tesch-Römer, C., & Wahl, H. W. (2017). Toward a more comprehensive concept of successful aging: disability and care needs. The Journals of Gerontology: Series B, 72(2), 310-318. ONU [Organização das Nações Unidas] (2002). Plano de Acção Internacional para o envelhecimento. Brasília: PNUD. Officer, A., Schneiders, M. L., Wu, D., Nash, P., Thiyagarajan, J. A., & Beard, J. R. (2016). Valuing older people: time for a global campaign to combat ageism. Bulletin of the World Health Organization, 94(10), 710. Officer, A., & de la Fuente-Núñez, V. (2018). A global campaign to combat ageism. Bulletin of the World Health Organization, 96(4), 295. Mendonça, J., Marques, S., & Abrams, D. (2018). Children?s attitudes toward older people: Current and future directions. In Contemporary perspectives on ageism (pp. 517-548). Springer, Cham. Mendonça, J., Mariano, J., & Marques, S. (2016). Lisbon street campaign against ageism: A promising multi-stakeholder initiative. Journal of Intergenerational Relationships, 14(3), 258-265. Marques, S., Vauclair, C. M., Swift, H. J., Bratt, C., Lima, M. L., & Abrams, D. (2017). Social psychology and gerontology: integrating theory to explain and intervene in age discrimination towards older people in Europe. In Cross-Cultural and Cross-Disciplinary Perspectives in Social Gerontology (pp. 45-66). Springer, Singapore. Marques, S., Vauclair, C. M., Rodrigues, R. B., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F., ... & Leitão, E. (2014). imAGES: intervention program to prevent ageism in children. imAGES: intervention program to prevent ageism in children. Marques, S., Swift, H. J., Vauclair, C. M., Lima, M. L., Bratt, C., & Abrams, D. (2015). ?Being old and ill?across different countries: Social status, age identification and older people?s subjective health. Psychology & health, 30(6), 699-714. Marques, S., Mariano, J., Mendonça, J., De Tavernier, W., Hess, M., Naegele, L., ... & Martins, D. (2020). Determinants of ageism against older adults: a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(7), 2560. Marques, S., Lima, M. L., Abrams, D., & Swift, H. (2014). Will to live in older people's medical decisions: immediate and delayed effects of aging stereotypes. Journal of Applied Social Psychology, 44(6), 399-408. Marques, S., & Lima, M. L. (2010). Idadismo e a construção social da idade ou as razões psicossociais para o sucesso dos anti-rugas, do botox e da tinta para o cabelo. Mind_Português, 1(1), 13-21. Marques, S., Batista, M., & da Silva, P. A. (2012). A promoção do envelhecimento ativo em Portugal: preditores da aceitação de um chefe mais velho. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, (2), 53-73. Levy, B. R., Slade, M. D., Pietrzak, R. H., & Ferrucci, L. (2020). When Culture Influences Genes: Positive Age Beliefs Amplify the Cognitive-Aging Benefit of APOE ?2. The Journals of Gerontology: Series B, 75(8), e198-e203. Levy, B. R., Slade, M. D., Chang, E. S., Kannoth, S., & Wang, S. Y. (2020). Ageism amplifies cost and prevalence of health conditions. The Gerontologist, 60(1), 174-181. Levy, B. R. (2017). Age-stereotype paradox: Opportunity for social change. The Gerontologist, 57(suppl_2), S118-S126. Levy, B. (2009). Stereotype embodiment: A psychosocial approach to aging. Current directions in psychological science, 18(6), 332-336. Levy, B. R. (2003). Mind matters: Cognitive and physical effects of aging self-stereotypes. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, 58(4), P203-P211. Levy, B. (1996). Improving memory in old age through implicit self-stereotyping. Journal of personality and social psychology, 71(6), 1092. Gerardo, F., Rodrigues, B., Marques, S., Cunha, C., Mendonça, J., Pinto, É., & Grilo, M. (2019). SeniorTec: Senior Tutorial Program to Teach Technologies to Students. Journal of Intergenerational Relationships, 17(4), 523-530. Cunha, F., Marques, S., & Borges Rodrigues, R. (2014). GerAções Lx: Pilot project to decrease ageism and promote a positive self-concept in youngsters and seniors. Journal of Intergenerational Relationships, 12(2), 184-191. Chang, E. S., Kannoth, S., Levy, S., Wang, S. Y., Lee, J. E., & Levy, B. R. (2020). Global reach of ageism on older persons? health: A systematic review. PloS one, 15(1), e0220857. Beard, J. R., Officer, A., De Carvalho, I. A., Sadana, R., Pot, A. M., Michel, J. P., ... & Thiyagarajan, J. A. (2016). The World report on ageing and health: a policy framework for healthy ageing. The lancet, 387(10033), 2145-2154. Beard, J. R., Officer, A. M., & Cassels, A. K. (2016). The world report on ageing and health. Geneva: WHO. Baltes, P.B. & Mayer, K.U. (1999). Berlin Aging Study: Aging from 70 to 100. Cambridge University Press. Ayalon, L., Chasteen, A., Diehl, M., Levy, B., Neupert, S. D., Rothermund, K., ... & Wahl, H. W. (2020). Aging in times of the COVID-19 pandemic: Avoiding ageism and fostering intergenerational solidarity. The Journals of Gerontology: Series B. Abrams, D., Crisp, R. J., Marques, S., Fagg, E., Bedford, L., & Provias, D. (2008). Threat inoculation: experienced and imagined intergenerational contact prevents stereotype threat effects on older people's math performance. Psychology and aging, 23(4), 934.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre