Currículo
Psicologia Social do Envelhecimento M8212
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno(a) que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Definir o conceito de envelhecimento, enquadrando-o numa perspectiva biopsicossocial e de curso de vida OA2. Identificar os principais desafios e políticas sociais na área do envelhecimento e suas implicações para a intervenção OA3. Distinguir a abordagem psicossocial do envelhecimento de outras abordagens no campo da gerontologia OA4. Descrever as principais teorias sobre envelhecimento e relações sociais OA5. Definir o conceito de idadismo e discutir as suas consequências ao nível individual, interindividual e social OA6. Aplicar o conceito de idadismo a casos concretos em análise OA7. identificar o que são ambientes amigos da idade (age-friendly environments) OA8. Aplicar o conceito de age-friendly cities na avaliação de casos concretos OA9. Definir o conceito de cuidador e identificar os seus principais desafios OA10. Definir estratégias de intervenção na área da Psicologia Social do Envelhecimento
Programa
CP1. Introdução à Psicologia Social do Envelhecimento CP1.1. Definição de envelhecimento e principais políticas sociais CP1.2. Perspetiva biopsicosocial do envelhecimento: perspetivas sobre as mudanças físicas, cognitivas, sociais e as transições no ciclo de vida CP2. Envelhecimento e relações sociais CP2.1. Principais teorias sobre envelhecimento e relações sociais CP2.2. Solidão no envelhecimento, consequências e intervenção CP3. Representações sobre o envelhecimento e o idadismo CP3.1. O conceito de idadismo, prevalência e principais consequências CP3.2. Determinantes e intervenções no combate ao idadismo CP4. Psicologia social do ambiente e envelhecimento CP4.1. A definição de ambientes amigos da idade e “aging-in-place” CP4.2. Inclusão social e espacial no envelhecimento CP5. Os limites da longevidade e os cuidados às pessoas idosas CP5.1. O conceito de cuidador e as suas necessidades CP5.2. Intervenções psicossociais com cuidadores e pessoas idosas
Método de Avaliação
Em regime de avaliação ao longo do semestre, os alunos terão de realizar: i) 2 trabalhos individuais escritos que serão discutidos nas aulas (cada um destes trabalhos vale 25% da nota final e os aluno(a)s têm de estar obrigatoriamente presentes nas aulas de discussão destes trabalhos); ii) um trabalho de grupo (que vale 50% da nota final da disciplina). Todos os trabalhos deverão ter uma nota superior a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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