Currículo

Emoções, Marketing, Publicidade e Tomada de Decisão 00731

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA* 1. Compreender o processo de persuasão e reflectir sobre a influência das emoções nesse processo OA2. Avaliar de forma crítica o modelo da escolha racional de tomada de decisão. OA3. Reconhecer e distinguir diferentes formas de influência das emoções nos processos de decisão OA4. Reflectir criticamente sobre o papel das emoções e estado de espírito em diferentes domínios do comportamento do consumidor, e avaliar as consequências para o desenvolvimento de estratégias de marketing. * Objectivo de aprendizagem

Programa

CP 1. Influência das emoções nos processos persuasivos - Atitude face à marca e avaliação de produtos: atitudes enquanto associações avaliação-objecto - Modelos dualistas da persuasão - Emoções e a formação e mudança de atitudes do consumidor - Persuasão emocional CP 2. Emoções e tomada de decisão - Crítica do modelo racional de tomada de decisão: racionalidade limitada - As heurísticas de decisão como formas de racionalidade ecológica e social - O afecto como informação e como motivação na tomada de decisão - Nudging: métodos e aplicações à persuasão CP 3. Processos afectivos nos comportamentos de consumo - Emoções, julgamentos, escolhas, e comportamentos de consumo - Emoções e desenvolvimento de estratégias de marketing: emoções na comunicação publicitária; estados de espírito positivos, contexto de mercado, comunicação e impacto no consumidor * Conteúdo programático

Método de Avaliação

Avaliação Periódica: Trabalho de Grupo (30%) e Frequência (70%) ou Avaliação final: Exame (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Summers, B., & Duxbury, D. (2012). Decision-dependent emotions and behavioral anomalies. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 118(2), 226?238. Loewenstein, G., & Lerner, J. S. (2003). The role of affect in decision making. In R. Davidson, K. Scherer& H. Goldsmith (Eds.), Handbook of affective science.(pp. 619-642). New York: Oxford University Press. Gigerenzer, G. & Selten, R. (2001). Rethinking Rationality. In G. Gigerenzer, & R. Selten (Eds.) Bounded Rationality -The Adaptive Toolbox. MIT Press: Cambridge, MA. Cohen, J. B., Tuan Pham, M., & Andrade, E. B. (2008). The nature and role of affect in consumer behavior. In C. P. Haugtvedt, P. M. Herr, & F. R. Kardes (Eds.), Handbook of consumer psychology, Cap. 11. New York: Lawrence Erlbaum Associates.:

Secundária

  • provided during classes:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre