Currículo
Emoções, Marketing, Publicidade e Tomada de Decisão 00731
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Compreender o processo de persuasão e reflectir sobre a influência das emoções nesse processo OA2. Avaliar de forma crítica o modelo da escolha racional de tomada de decisão. OA3. Reconhecer e distinguir diferentes formas de influência das emoções nos processos de decisão OA4. Reflectir criticamente sobre o papel das emoções e estado de espírito em diferentes domínios do comportamento do consumidor, e avaliar as consequências para o desenvolvimento de estratégias de marketing. OA = Objectivo de aprendizagem
Programa
A UC contempla três blocos de conteúdos programáticos (CP): CP 1. Influência das emoções nos processos persuasivos - Atitude face à marca e avaliação de produtos: atitudes enquanto associações avaliação-objecto - Modelos dualistas da persuasão - Emoções e a formação e mudança de atitudes do consumidor - Persuasão emocional CP 2. Emoções e tomada de decisão - Crítica do modelo racional de tomada de decisão: racionalidade limitada - As heurísticas de decisão como formas de racionalidade ecológica e social - O afecto como fonte de informação e como motivação na tomada de decisão - Nudging: métodos e aplicações à persuasão CP 3. Processos afectivos nos comportamentos de consumo - Emoções, julgamentos, escolhas, e comportamentos de consumo - Emoções e desenvolvimento de estratégias de marketing: emoções na comunicação publicitária; estados de espírito positivos, contexto de mercado, comunicação e impacto no consumidor.
Método de Avaliação
Nas condições vigentes no RGACC, o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de Grupo (40%) e Prova individual (60%) Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. 2. Avaliação por exame (100%). Aprovação requer mínimo de 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 123.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dowling, K., Guhl, D., Klapper, D., Spann, M., Stich, L., & Yegoryan, N. (2020). Behavioral biases in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science. 48, 449–477. https://doi.org/10.1007/s11747-019-00699-x Fennis, B. M., & Stroebe, W. (2021). The psychology of advertising (3rd ed.). Routledge Lamberton, C., Rucker, D. D., & Spiller, S. A. (2023). The Cambridge handbook of consumer psychology Cambridge University Press Sethna, Z., & Blythe, J. (2O19). Consumer Behaviour (4th ed.). Sage Viale, R. (2022). Nudging. MIT Press:
Secundária
- Complementary bibliography will be provided during classes. Students are encouraged to search for relevant references to support their study and group assignment.: