Currículo
Psicologia Social da Educação M8214
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Descrever, a partir do quadro conceptual da Psicologia Social da Educação, modelos de teorização, de investigação e de intervenção no sistema educativo, no quadro das relações entre o poder político, a comunidade, as escolas e as famílias. OA2. Analisar criticamente os principais constructos da psicologia social, no que diz respeito às atitudes, às relações interpessoais e interação aluno-professor, e às relações intergrupais em contexto escolar. OA3. Utilizar modelos de diagnóstico e de intervenção, bem como instrumentos de observação e de medida de variáveis individuais, grupais e organizacionais relevantes no quadro educacional.
Programa
CP1. Introdução à Psicologia Social da Educação 1.1. Objeto e principais desafios da Psicologia Social da Educação 1.2. Níveis de análise em Psicologia Social da Educação 1.3. A investigação e a intervenção no âmbito da em Psicologia Social da Educação 1.4. Contributos da Psicologia Social da Educação para a aprendizagem CP2. Atitudes e comportamentos 2.1. Atitudes e mudança de atitudes de alunos e professores 2.2. Interação professor-aluno e interação na sala de aula 2.3. Desempenho e sucesso escolar 2.4. Impactos da relação família-escola-comunidade CP3. Grupos e relações intergrupais 3.1. Influências familiares, escolares e comunitárias 3.2. Redução do preconceito e da discriminação e promoção do respeito pelos direitos humanos 3.3. Cooperação e conflito em contexto escolar 3.4. Aspetos sociais da motivação 3.5. Processo de socialização e clima escolar CP4. Ensino e aprendizagem 4.1. Processos fundamentais 4.2. Práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem
Método de Avaliação
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral e discussão, na sala de aula, de um artigo científico (50%) - trabalho de grupo, e realização e apresentação de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%) - trabalho individual. Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Brown, R. & Gaertner, S. (2003) (Eds.) Blackwell handbook of social psychology: intergroup processes. Blackwell. Burns, M. & Riley-Tillman, T. (2017). Effective school interventions : evidence-based strategies for improving student outcomes (3rd ed). Guilford Press. Feldman, R. S. (Ed.) (1990). The social psychology of education. Cambridge University Press. Hogg, M. & Vaughan, G. (2022). Social psychology (9th ed). Pearson OCDE (2019). Developing minds in the digital age : towards a science of learning for 21st Century education. OCDE. O'Doherty, K. & Hodgetts, D. (2019). The Sage handbook of applied social psychology. Sage. Oser, F., Heinrichs, K., Bauer, J. & Lovat, T. (Ed) (2021). The international handbook of teacher ethos. Springer Vala, J. & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian. Artigos da revista Social Psychology of Education.:
Secundária
- Aboud, F. (1988). Children and prejudice. Basil Blackwell. Aboud, F. (2001). Developmental and socialization influences on intergroup bias. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Blackwell Publishers. Allport, G. W. (1992-1954). The nature of prejudice. Addison-Wesley. Banks, J. A. (2006).Improving race relations in schools: From theory and research to practice. Journal of Social Issues, 62, nº 3, 607-614. Brewer, M. & Gaertner, S. (2001). Toward reduction of prejudice: Intergroup contact and social categorization. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Blackwell Publishers. PS.131 Bla. (Cap. 22). Brown, R. J. (1995). Prejudice: its social psychology. Blackwell. Gaertner, S. & Dovidio, J. F. (2000). Reducing intergroup bias: the common in-group identity model. Psychology Press. Hello, E., Scheepers, P., Gijsberts, M. (2002). Education and Ethnic Prejudice in Europe: explanations for cross ? national variances in the educational effect on ethnic prejudice. Scandinavian Journal of Education Research. Vol 46, Nº1. Carfax Publishing. Rogers, Margaret R. (2006). Exemplary Multicultural Training in School Psychology Programs. Cultural Diversity & Ethnic Minority Psychology, 12 (1), 115-133. Rutland, A. (2004). The development and self-regulation of intergroup attitudes in children. In M. Bennett, & F. Sani, The development of the social self. Psychology Press. Stephan, G. W. & Stephan, C. W. (2001). Improving intergroup relations. Sage publications. Tajfel, H. (1983). Grupos humanos e categorias sociais, Vol.2. Livros Horizonte.: