Currículo

Psicologia Social da Educação M8214

Contextos

Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Descrever, a partir do quadro conceptual da Psicologia Social, modelos de teorização, de investigação e de intervenção no sistema educativo, no quadro das relações entre o poder político, a comunidade, as escolas e as famílias. OA2. Analisar criticamente os principais constructos da psicologia social, no que diz respeito às atitudes, às relações interpessoais e interação aluno-professor, e às relações intergrupais em contexto escolar. OA3. Utilizar modelos de diagnóstico e de intervenção, bem como instrumentos de observação e de medida de variáveis individuais, grupais e organizacionais relevantes no quadro educacional.

Programa

CP1. Introdução à Psicologia Social da Educação 1.1. Objeto e principais desafios da Psicologia Social da Educação 1.2. Níveis de análise em Psicologia Social da Educação 1.3. A investigação e a intervenção no âmbito da em Psicologia Social da Educação 1.4. Contributos da Psicologia Social da Educação para a aprendizagem CP2. Atitudes e comportamentos 2.1. Atitudes e mudança de atitudes de alunos e professores 2.2. Interação professor-aluno e interação na sala de aula 2.3. Desempenho e sucesso escolar 2.4. Impactos da relação família-escola-comunidade CP3. Grupos e relações intergrupais 3.1. Influências familiares, escolares e comunitárias 3.2. Redução do preconceito e da discriminação e promoção do respeito pelos direitos humanos 3.3. Cooperação e conflito em contexto escolar 3.4. Aspetos sociais da motivação 3.5. Processo de socialização e clima escolar CP4. Ensino e aprendizagem 4.1. Processos fundamentais 4.2. Práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem

Método de Avaliação

Avaliação: contínua ou final. Contínua: realizar 3 provas: apresentação e discussão, na sala de aula, de um artigo científico (40%); realização e apresentação de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%); participação individual nos exercícios ao longo do semestre (10%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem uma classificação superior ou igual a 9,5 valores na média das 3 provas. Final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Allport, G. W. (1992-1954). The nature of prejudice. Reading, Mass.: Addison-Wesley. Brown, R. J. (1995). Prejudice: its social psychology. Cambridge, MA: Blackwell. Brown, R. & Gaertner, S. (2003) (Eds.) Blackwell handbook of social psychology: intergroup processes. Malden: Blackwell. Feldman, R. S. (Ed.) (1990). The social psychology of education. Amherst: Cambridge University Press. Gaertner, S. & Dovidio, J. F. (2000). Reducing intergroup bias: the common in-group identity model. Philadelphia: Psychology Press. Stephan, G. W. & Stephan, C. W. (2001). Improving intergroup relations. London: Sage publications. Vala, J. & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Artigos da revista Social Psychology of Education.:

Secundária

  • Aboud, F. (1988). Children and prejudice. Oxford: Basil Blackwell. Aboud, F. (2001). Developmental and socialization influences on intergroup bias. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Oxford, UK: Blackwell Publishers. Banks, J. A. (2006).Improving race relations in schools: From theory and research to practice. Journal of Social Issues, 62, nº 3, 607-614. Brewer, M. & Gaertner, S. (2001). Toward reduction of prejudice: Intergroup contact and social categorization. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Oxford, UK: Blackwell Publishers. PS.131 Bla. (Cap. 22). Gaertner, S. & Dovidio, J. F. (2000). Reducing intergroup bias: the common in-group identity model. Philadelphia: Psychology Press. Hello, E., Scheepers, P., Gijsberts, M. (2002). Education and Ethnic Prejudice in Europe: explanations for cross ? national variances in the educational effect on ethnic prejudice. Scandinavian Journal of Education Research. Vol 46, Nº1. Carfax Publishing. Nogueira, M. (2006). Estudos em branco e negro: modelos de redução do preconceito inter-étnico na infância. Lisboa: ISCTE (Tese de Doutoramento). Rogers, Margaret R. (2006). Exemplary Multicultural Training in School Psychology Programs. Cultural Diversity & Ethnic Minority Psychology, 12 (1), 115-133. Rutland, A. (2004). The development and self-regulation of intergroup attitudes in children. In M. Bennett, & F. Sani, The development of the social self. Hove: Psychology Press. Tajfel, H. (1983). Grupos humanos e categorias sociais, Vol.2. Lisboa: Livros Horizonte.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre