Currículo
Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola 00124
Contextos
Groupo: Escola de Ciências Sociais e Humanas > Optativas > Departamento de Psicologia Social e das Organizações > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Distinguir a temáticas das emoções no contexto familiar e escolar; OA2. Identificar a implicação das emoções para o bom funcionamento familiar e o sucesso escolar; OA3. Identificar, construir e criticar programas e estratégias de intervenção para o desenvolvimento de competências emocionais.
Programa
CP1. As emoções em contexto familiar 1.1. Características emocionais dos cuidadores 1.2. Qualidade das interações familiares e parentalidade 1.3. Impacto da família no ajustamento da criança CP2. As emoções em contexto escolar 2.1. As emoções no grupo de pares 2.2. Qualidade das interações com os professores e clima na sala de aula 2.3. Competências emocionais e sucesso escolar CP3. Promoção de competências emocionais 3.1. Estratégias de desenvolvimento de competências emocionais 3.2. Programas de intervenção para a promoção de competências emocionais
Método de Avaliação
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação e discussão oral, na sala de aula, de um artigo científico (50%) - trabalho de grupo, e realização e apresentação oral de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%). - trabalho individual. Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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