Currículo

Processos Digitais Colaborativos 03061

Contextos

Groupo: Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos - 2016 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Arquitetura Digital

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Dotar os alunos de competências de investigação aplicada alicerçadas em processos colaborativos digitais transdisciplinares; OA2. Promover um pensamento crítico científico rigoroso e uma visão integrada das ferramentas digitais na resolução de problemas reiais e complexos da sociedade contemporânea; OA3. Reconhecer e operar diferentes abordagens colaborativas transdisciplinares na resolução de problemas específicos ou exploratórios de várias áreas de investigação da arquitetura digital; OA4. Descrever o método para enfrentar uma questão de pesquisa ou hipóteses de investigação envolvendo processos colaborativos; OA5.Dotar os alunos de competências de trabalho em equipas de investigação multidisciplinares; OA6. Estimular a capacidade de reconhecimento/aplicabilidade de ferramentas digitais em ambientes colaborativos.

Programa

CP1. Apresentação de quatro atividades temáticas de investigação exploratória aplicada envolvendo processos colaborativos digitais, que informam o debate da investigação em arquitetura digital, do ponto de vista, paisagístico, artístico e social; CP2. Introdução aos processos colaborativos (origens, definições, desafios, responsabilidades, técnicas, métodos, ferramentas e objetivos) por equipas de investigadores/especialistas. Novos modos de dialogar com os mecanismos tecnológicos; CP3. Introdução à aplicação de tecnologias digitais avançadas por equipas de investigadores/especialistas. Visão integrada das ferramentas digitais no processo de resolução de problemas específicos; CP4. Levantamento e discussão de hipóteses de investigação, e definição de um método e tecnologia para enfrentá-las envolvendo o acompanhamento de equipas de investigadores multidisciplinares em ambiente colaborativo; CP5. Apresentação e discussão de soluções com equipas de investigação multidisciplinares.

Método de Avaliação

Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - relatório de âmbito específico solicitado pelo docente - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 205.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • SZALAPAJ, P. Contemporary Architecture and the digital design process. London: Routledge, 2005 SANDERS, E. & STAPPERS, P. Convivial Toolbox. Generative Research for the front end of design. Amsterdam: BIS Publishers, 2012 MICHEL, R. (ed) Design Research Now. Essays and Selection Projects. Basel, Birkhäuser, 2007 MAVER, T. & PETRIC, J. Media in Mediation – Prospects for Computer Assisted Design Participation. LOUKISSES, Y. Co-designers. Cultures of Computer Simulation in Architecture. London: Routledge, 2012 Through Practice. From the lab, field and showroom. Amsterdam: Elsevier, 2011 KOSKINEN, I., ZIMMERMAN, J., BINDER, T. REDSTRÖM, J. & WENSVEEN, S. Design Research HAUSCHILD, M. & KARZEL, R. Digital Processes. Planning, Design, Production. Basel: Birkhäuser, 2011 BENTO, J., DUARTE, J., HEITOR, M. & MITCHELL, W. (ed) Collaborative Design and Learning. Competence building for innovation. Lisbon: IST, 2004 :

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre