Descrição

2024/2025 + Info

Breve Introdução

Desde sempre, a Antropologia é um meio de pensar as questões referentes à diversidade social e cultural da humanidade. Abarcando as diferentes ideias, costumes, formas de arte, religiões, éticas que caracterizam o Homem e as suas sociedades, a Antropologia aprendeu com todas elas o valor e fecundidade do diálogo intercultural.

A licenciatura em Antropologia do ISCTE-IUL (seis semestres, 180 créditos) oferece aos alunos uma visão abrangente das problemáticas mais marcantes das sociedades contemporâneas. Este curso pretende dar aos seus alunos uma formação teórico e metodológica no domínio da Antropologia Social ou Cultural e das suas competências aplicadas, um conhecimento genérico dos principais contextos etnográficos mundiais e os conhecimentos necessários ao eventual ingresso no 2.º ciclo. Em particular, a licenciatura fornece uma sólida formação nos seguintes domínios: relações interculturais e etnocentrismo enquanto questões políticas e culturais centrais da contemporaneidade; conhecimento aprofundado de diferentes contextos etnográficos; familiarização com os principais contributos teóricos da disciplina e com os seus métodos; contacto com os principais campos de aplicação do conhecimento antropológico.

O curso é assegurado por um corpo docente altamente qualificado e tem colaborações regulares de docentes e investigadores de outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina, a Brown University, a University of California - Berkeley, o Indian Institute of Technology e a Universitat Virgili i Rovi. Esta circulação de docentes permite introduzir os alunos às diversas especialidades da Antropologia.

Historial

Criada no ISCTE em 1982, a licenciatura em Antropologia formou uma parte significativa dos antropólogos em actividade em Portugal. Esta licenciatura obteve, na última avaliação externa dos cursos de Antropologia efectuada pelo Conselho de Avaliação da Fundação das Universidades Portuguesas, a classificação global mais elevada dos cursos de Antropologia existentes no país.

Saídas Profissionais

Museus e Administração Local, instituições nacionais e internacionais de desenvolvimento e cooperação, participação em projectos de investigação, integração em equipas de intervenção social em contextos multiculturais e de produção de conteúdos audiovisuais.