Currículo
Ritual e Performance L1290
Contextos
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Complementares > Optativas para o 3.º Ano > Optativas para o 2.º Semestre
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Identificar conceitos centrais antropológicos na análise sócio-cultural como os de ritual, jogo, performance, apresentação (presentation), teatralidade, comunicação OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de processos rituais e performativos e na sua análise OA3. Demonstrar entendimento da diversidade cultural ao nível das práticas rituais e performativas através de leitura das principais referências bibliográficas da UC OA4. Capacidade de comunicar oral e por escrito e de trabalhar individualment ou em equipa OA5.Desenvolver a capacidade de realizar um reflexão/performance sobre a temática da UC
Programa
P1. Apresentação de percurso introdutório em torno dos principais modelos analíticos mais clássicos de abordagem e definição do ritual/performance - e dos conceitos chave (ritual, jogo, teatralidade, performatividade, performance) P2. Discussão de traços centrais definidores dos campos de estudo do ritual e da performance: o paradigma dramatúrgico; as abordagens dos folk studies e os aspectos comunicativos do ritual/performance ; os aspectos simbólicos e performativos do (drama) ritual ; emergência dos Perfomance Studies e articulação com a Antropologia Teatral; P3.breve panorâmica dos mais recentes estudos sobre performances culturais que exploram os seus aspectos políticos, de afirmação de etnicidade, identitários, de mercadorização da cultura e de resistência cultural P4. Proposta de realização de ensaio crítico bibliográfico/ou performance sobre temática teórica da UC
Método de Avaliação
As aulas dividem-se em aulas teóricas, seminários, debates a partir do visionamento de filmes; comentários no blog da cadeira e exercícios práticos; realização e apresentação de performance (opcional). A avaliação ao longo do semestre é composta por: 1. Participação nos debates, seminários e exercícios na aula presencial e virtual (30%) 2. Ensaio final individual e performance com relatório individual (70%) Avaliação por exame: Estudantes que não participem na avaliação ao longo do semestre ou que não atinjam a classificação final de 10 valores podem submeter-se a exame final de acordo com as regras vigentes no ISCTE-IUL.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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