Currículo

Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania L5073

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, os alunos deverão: OA1 - Ser capazes de identificar e comentar de modo informado as principais características das diferentes regiões e áreas culturais em destaque nas aulas; OA2 - Ter adquirido uma visão geral da processualidade histórica subjacente à constituição de ambas as macroregiões; OA3 - Compreender a importância e a originalidade da Antropologia na abordagem ao conhecimento da diversidade cultural de ambas as macroregiões e dos seus traços distintivos.

Programa

CP1 - A Oceania: do emaravilhamento romântico ao Antropoceno. CP2 - A presença europeia no Pacífico, exploração, descobertas científicas, literatura de viagens, etnocídio. CP3 - Introdução à etno-história da Oceania: a) Melanésia - ecologia, diversidade cultural e estruturas sociais; b) Polinésia – sociedades e sistemas de navegação; c) Austrália - esboço etno-histórico e etnográfico. CP4 - Ásia: Geografias e mapas culturais CP5 - India: Multiplicidades sociais e religiosas CP6 - China: Antepassados e Filosofias CP7 - Japão: Tradição, natureza e cultura

Método de Avaliação

MÓDULO OCEANIA - Avaliação durante o semestre: Assiduidade e participação nas aulas: 10%; Ensaio sobre tema, bibliografia e regras a indicar pelo docente na 1ª aula do semestre (40%). MÓDULO ÁSIA - Avaliação durante o semestre: Assiduidade e participação nas aulas: 10%; Ensaio sobre tema, bibliografia e regras a indicar pelo docente na 1ª aula do semestre (40%). Em caso de absentismo ou trabalho insuficiente: Avaliação por exame final (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • MÓDULO OCEANIA: - DAVIS Wade, 2009 – The Wayfinders. Why Ancient Wisdom Matters in the Modern World, Toronto, House of Anansi Press. - McANANY Patricia and YOFEE Norman (eds.), 2010 – Questioning Collapse. Human Resilience, Ecological Vulnerability and the Aftermath of Empire (capítulo 2), New York, Cambridge University Press. - NEALE Margo and LYNNE Kelly, 2020 - First Knowledges. Songlines, The Power and Promise, National Museum of Australia, Thames & Hudson. MÓDULO ÁSIA: - Belwood, Peter. (2013). First Migrants: Ancient Migration in Global Perspective. Wiley-Blackwell. - Jonhson, D.L., Haarman V. & Jonhson M.L. (2015) World Regional Geography: A Development Approach (Cap. 9, 10 e 12). Pearson. - Heinz, C (ed). (2019) Asian Cultural Traditions. Waveland Press.:

Secundária

  • MÓDULO OCEANIA: - BOROFSKY Robert. & A. HOWARD (eds), 1989 – Developments in Polynesian Ethnology, University of Hawai’i Press. - DENOON Donald et alt. (eds.), 2008 – The Cambridge History of the Pacific Islanders [1997], Cambridge, Cambridge University Press. - FISHER Steven R., 2002 – A History of the Pacific Islands, New York, Palgrave. - FLOOD Josephine, 2019 – The Original Australians. The Story of the Aboriginal People [2006], NSW Australia, Allen & Unwin. - KIRCH Patrick Vinton, 2017 – On the Road of the Winds. An Archaeological History of the Pacific Islands Before European Contact (revised and expanded edition), Oakland, University of California Press. - SPENCER Baldwin and GILLEN Francis James, 1899 – Native Tribes of Central Australia (edição digital: University of Sydney Library, 2003). MÓDULO ÁSIA: **** India **** Deliége, R. (2011) Class, Caste and Untouchability (p.45-61). In Companion to the Anthropology of India, ed. Clark-Decés. Wiley-Blackwell. Dumont, L. (1970) Homo Hierarchicus: The Caste System and its Implications. Oxford Univ. Press. Flood, G. (2018) An Introduction to Hinduism. Cambridge Univ. Press. [disponível na Biblioteca do Iscte] Guha, S. (2013) Beyond Caste: Indentity and Power in Souh Asia, Past and Present. Brill. Kamdar, Mira (2007) Planet India, NY: Scribner (1-23) Michaels, A. (2004) Hinduism: Past and Present. Princeton Univ. Press. Varma, Pavan K. (2004) A Índia no Século XXI, Lisboa, Editorial Presença (37-81). **** China **** Ching, J. (1993) The Vitality of Syncretism: Popular Religion (p.205-220). In Chinese Religions. MacMillan Press. Coe, K. & Begley, R.O. (2016) Ancestor Worship and the Longevity of Chinese Civilization. In Review of Religion and Chinese Society, Vol.3 (1), 3-24. Hsu, C.Y. (2006) China: A New Cultural History. Columbia Univ. Press. Hsu, F.L.K. (1967) Under the Ancestors? Shadow: Kinship, Personality and Social Mobility in Village China. Natural History Library. Sterckx, R. (2019) Ways of Heaven: An Introduction to Chinese Thought. Basic Books. Wolf, M. (1968) The House of Lim: A Study of a Chinese Farm Village. Appleton-Century-Crofts. Xiaotong, F. (1992) From the Soil: The Foundations of Chinese Society (Cap. 4 e 5). Univ. of California Press. **** Japão **** Berque, Augustin. (1997) Japan: Nature, Artifice and Japanese Culture. Pilkington Press. Embree, John F. (1939) Suye Mura: A Japanese Village. Univ. of Chicago Press Bennedict, R. (1946) The Chrysanthemum and the Sword: Patterns of Japanese Culture. Lévi-Strauss, C. (2012) A Outra Face da Lua: Escritos sobre o Japão. Temas e Debates. [disponível na Biblioteca do Iscte] Yamakage, M. (2007) The Essence of Shinto: Japan?s Spiritual Heart. Kodansha International. Reader, I. (1991) Religion in Contemporary Japan. Macmillan Press. Lebra, T.S. (2004) The Japanese Self in Cultural Logic. Univ. of Hawai?I Press.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre