Currículo
Museus e Colecções 00813
Contextos
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Complementares > Optativas para o 3.º Ano > Optativas para o 2.º Semestre
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Contextualizar a emergência dos museus e sua transformação- O1 - sensibilizar para o papel desempenhado pelos museus na revitalização do turismo e da indústria cultural -O2 - Analisar a relação entre museus e campos disciplinares- O3 - Fornecer uma abordagem critica sobre a questão da descolonização dos museus; restituição e repatriação dos bens O4 - sensibilizar para a questão dos valores éticos intrínsecos à instituição museu -O5 - Papel societal dos museus e sua função nas sociedades contemporâneas - O1,O2,O3, O4 e O5
Programa
P1) A noção de colecção e as definições do ICOM do museu. P2) Descolonizar os museus. P3) Museus e campos disciplinares, processo de categorização dos objectos e lógica classificatória. P4) Os novos tipos de museus a partir dos anos 1950 : eco-museus, museus da civilização, museus de sociedade. Ruptura com o paradigma disciplinar e tónica posta na interdisciplinaridade. P5)Do museu como lugar de celebração da nação ao museu enquanto espaço de afirmação de identidades étnicas, profissionais e culturais. Museus, migração e identidades transnacionais. P 6) A transformação do museu enquanto espaço de trasmissão de conhecimentos para a concepção do museu enquanto lugar de experiência P7)A arquitectura dos museus e a indústria cultural a partir dos finais dos anos 1980. P8) Museus e questões éticas - a questão da restituição dos objectos e da exposição dos restos humanos P9) A transformação dos museus etnográficos na Europa. P10) A questão da descolonização dos museus.
Método de Avaliação
O processo de avaliação implica : a) Avaliação periódica : - Uma apresentação oral em grupo sobre a visita ao Museu história natural no dia 18 de Outubro ( 1 página) - 20% - 1 exercício sobre a definição de Museu por parte do ICOM (10%) - 1 comentário sobre a visita a 1 museu/exposição - (20%) - Um trabalho escrito 8 páginas sobre um dos blocos da matéria (50%) b) Exame final para os alunos que optarem por esta modalidade. Não há exame oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Von Oswald, M. 2017. 'Introduction', Engaging Anthropological Legacies toward Cosmo-Optimistic Futures?, Museum Worlds, Advances in Research, 97-109. Thomas, N. 2016. "We need ethnographic museums today- whatever you think of their history', Apollo (online) Pomian K., ?A Colecção?, Enciclopédia Einaudi, vol.1, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1978. Kirshenblatt-Gimblett B., 1998. Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage, California University Press. Karp I. e S. D. Lavine (eds), 1991. Exhibiting Cultures. The Poetics and Politics of Museum Display, Smithsonian University Press. Gurian E. 1999. 'What is the Object of this Exercise? A meandering exploration of the many meanings of Objects in museums?', Daedalus:163-184 (online). Clifford, J., The Predicament of Culture. Twentieth-Century Ethnography, Literature, and Art, Harvard University Press, 1988. Bennett T. 1995. The Birth of the Museum. History, Theory, Politics, Routledge.:
Secundária
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