Currículo
Pensamento Crítico 00677
Contextos
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas
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ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Obj de Aprendizagem OA1: Explorar como o PC é essencial em decisões informadas, resolução de problemas e desenvolvimento de argumentos sólidos no contexto académico e profissional. Identificar situações onde é aplicado. OA2: Estudar os componentes básicos de um argumento e como se combinam em argumentos complexos. Distinguir entre tipos de argumentos. OA3: Desenvolver habilidades para decompor argumentos, analisando criticamente textos e discursos, identificando pontos fortes e fracos. OA4: Aprender a identificar falácias lógicas e erros comuns do dia a dia. Reconhecer e corrigir erros em argumentos, melhorando a precisão do discurso. OA5: Desenvolver critérios para avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos, considerando coerência, relevância, evidência e eficácia em diversos contextos. OA6: Praticar a construção de argumentos sólidos em debates orais e textos escritos. Formular e apresentar argumentos claros e estruturados, adaptando-os ao público e contexto.
Programa
CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC) • Aplicações do PC na vida académica e profissional • Benefícios do PC para a tomada de decisões e resolução de problemas CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão • Diferença entre argumentos simples e complexos • Ex de argumentos simples e complexos CP3. Métodos de análise de argumentos • Avaliação da validade das premissas • Identificação de pressupostos e implicações CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns • Definição de falácias lógicas • Tipos comuns de falácias (ex: apelo à autoridade, falsa dicotomia) • Reconhecimento de falácias em discursos quotidianos • Estratégias para evitar falácias CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos • Coerência, relevância e evidência • Análise crítica de textos CP6. Construção de Argumentos • Criar argumentos sólidos e persuasivos • Prática de construção de argumentos em diferentes contextos CP7. Aplicações Práticas do PC • Exercício de debate
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos). A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios: Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 5%, participação 5%, debate 15% (total 25%) TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15% Trab. Final (60%) – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Épocas de Exames Trabalho Escrito -100% Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge. Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.:
Secundária
- Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass. Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica. Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking. Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.: