Currículo

Epistemologia e Conhecimento Antropológico L5074

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/as estudantes serão aprovado/as na Unidade Curricular na medida em que tenham acedido a um conhecimento genérico dos elementos fundamentais do processo de produção de conhecimento antropológico, da relação deste com as restantes ciências sociais e, por último, dos parâmetros que guiam os debates sobre as sociedades contemporâneas.

Programa

Visões contrastantes da ciência Epistemologia e a produção do conhecimento antropológico A literatura de viagens e os encontros etnográficos Representação e tradução cultural: etnografia das diferenças e das semelhanças As ciências naturais e as lógicas classificatórias A Europa e as outras formas de conhecimento: outros modos de olhar Epistemologia e considerações éticas na antropologia A antropologia como projecto científico e as suas especificidades Compreender o ser humano no mundo Etnocentrismo e conhecimento antropológico Desconstrução de formas de conhecimento Os Subaltern Studies e a descolonização do conhecimento Descolonizar metodologias Epistemologias indígenas

Método de Avaliação

Assiduidade e participação nas aulas (10%); dois exercícios escritos de e comentário a pontos do programa (40%); Teste escrito (50%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bourgois, Philippe, 1990, “Confronting Anthropological Ethics: Ethnographic Lessons from Central America”, Journal of Peace Research, 27(1), 43-54. https://doi.org/10.1177/0022343390027001005 Denzin, Norman K., Yvonna S. Lincoln & Linda Tuhiwai Smith (eds.), 2008, “Introduction. Critical Methodologies and Indigenous Inquiry”, Handbook of Critical and Indigenous Methodologies, Los Angeles: Sage, pp. 1-19 MacClancy, Jeremy (ed)., 2002, Exotic No More: Anthropology on the Front Lines, Chicago: University of Chicago Press,. 456 pp. Pina-Cabral, João e Christina Toren (eds.), 2011, The Challenge of Epistemology Anthropological Perspectives, New York, Oxford: Berghahn Books; Rubel, Paula & Abraham Rosman, 2003, Translating Cultures: Perspectives on Translation and Anthropology, Oxford & New York: Berg Strang, Veronica, 2021, What Anthropologists Do, London & New York: Routledge:

Secundária

  • Arens, William, 1979, The Man-Eating Myth: Anthropology and Anthropophagy, New York: Oxford University Press Crick, Malcom, 1995, “The Anthropologist as Tourist: na Identity in Question”, Lanfant, Allcock & Bruner (eds.), International Tourism: Identity and Change, London: SAGE, pp. 205-223, https://doi.org/10.4135/9781446250402 Fluehr-Lobban, Carolyn, 2002, “A Century of Ethics and Professional Anthropology”, Anthropology News; Kishore, Mahbubani, 2002 (1998), Can Asians Think? Understanding the Divide Between East and West:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre