Currículo

Epistemologia e Conhecimento Antropológico L5074

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/as estudantes serão aprovado/as na Unidade Curricular na medida em que tenham acedido a : OA1- um conhecimento genérico dos elementos fundamentais do processo de produção de conhecimento antropológico, OA2 da relação deste com as restantes ciências sociais, OA3 de pluralidade das formas de conhecimento; OA4 dos parâmetros que guiam os debates sobre as sociedades contemporâneas.

Programa

P1 - Visões contrastantes da ciência. A antropologia como projecto científico e as suas especificidades. Etnocentrismo e conhecimento antropológico P2 - Epistemologia e a produção do conhecimento antropológico. A literatura de viagens e os encontros etnográficos P3 - Representação e tradução cultural: etnografia das diferenças e das semelhanças P5 - As ciências naturais e as lógicas classificatórias P6 - A Europa e as outras formas de conhecimento: outros modos de olhar P7 Desconstrução de formas de conhecimento . Os Subaltern Studies e a descolonização do conhecimento P8 - Epistemologia e considerações éticas na antropologia. Descolonizar metodologias P9 - Epistemologias indígenas

Método de Avaliação

Dois instrumentos de avaliação: a) Avaliação ao longo do semestre que inclui: Assiduidade e participação nas aulas (10%); trabalho de grupo e respetiva apresentação e discussão no espaço da aula (10%); Teste escrito com consulta (80%) b) exame final. Não há exame oral.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bourgois, Philippe, 1990, “Confronting Anthropological Ethics: Ethnographic Lessons from Central America”, Journal of Peace Research, 27(1), 43-54. https://doi.org/10.1177/0022343390027001005 Denzin, Norman K., Yvonna S. Lincoln & Linda Tuhiwai Smith (eds.), 2008, “Introduction. Critical Methodologies and Indigenous Inquiry”, Handbook of Critical and Indigenous Methodologies, Los Angeles: Sage, pp. 1-19 MacClancy, Jeremy (ed)., 2002, Exotic No More: Anthropology on the Front Lines, Chicago: University of Chicago Press,. 456 pp. Pina-Cabral, João e Christina Toren (eds.), 2011, The Challenge of Epistemology Anthropological Perspectives, New York, Oxford: Berghahn Books; Rubel, Paula & Abraham Rosman, 2003, Translating Cultures: Perspectives on Translation and Anthropology, Oxford & New York: Berg Strang, Veronica, 2021, What Anthropologists Do, London & New York: Routledge:

Secundária

  • Arens, William, 1979, The Man-Eating Myth: Anthropology and Anthropophagy, New York: Oxford University Press Crick, Malcom, 1995, “The Anthropologist as Tourist: na Identity in Question”, Lanfant, Allcock & Bruner (eds.), International Tourism: Identity and Change, London: SAGE, pp. 205-223, https://doi.org/10.4135/9781446250402 Fluehr-Lobban, Carolyn, 2002, “A Century of Ethics and Professional Anthropology”, Anthropology News; Kishore, Mahbubani, 2002 (1998), Can Asians Think? Understanding the Divide Between East and West:

Disciplinas de Execução