Currículo

Antropologia dos Média L1285

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 - Descrever em que consiste a Antropologia dos Media e identificar os seus principais desenvolvimentos no contexto da produção antropológica contemporânea. OA2 - Identificar os principais modelos teóricos sobre comunicação e compreender as diferenças entre perspetivas deterministas e não deterministas sobre a tecnologia. OA3 - Explorar as relações entre media, identidade e cultura e observar como os media influenciam a construção e expressão de identidades culturais. OA4 -. Identificar conceitos centrais usados na antropologia dos media: políticas de representação, políticas da identidade, mediação, domesticação da tecnologia, "indigenous media", “polymedia”. OA5 - Entender o impacto da globalização nos media observando a circulação global de conteúdos mediáticos e suas implicações culturais OA6 - Desenvolver capacidades de descrição etnográfica e de interpretação antropológica aplicadas ao universo dos media e das TIC.

Programa

1. Conteúdos das aulas teóricas: Introdução à Antropologia dos Media. Antropologia e Comunicação Tecnologia e Sociedade Apropriação e domesticação da tecnologia Media e construção do estado-nação. Movimentos sociais e media Cibercultura e tecnologias do self Intersecções entre Media e Ritual Metodologias de Pesquisa etnográfica em Antropologia dos Media 2. Temas e questões a explorar nas aulas teórico-práticas: Como são consumidos e “domesticados” os media e as TIC no quotidiano? Como se tornam significativos, desprezíveis, ou indispensáveis no contexto doméstico e para além dele? Como se ligam a projetos de construção da identidade pessoal? Como ajudam as pessoas a sentir-se/imaginar-se parte de grupos ou de comunidades? Como se constituem enquanto recursos estratégicos no quadro de processos de afirmação identitária? Que papel desempenham no contexto do processo migratório? Como representam e eventualmente mudam as nossas imagens e perceções do Outro?

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Participação e intervenção nas aulas teórico-práticas (1 intervenção + relatório) - 15% Participação nas aulas práticas (1 intervenção+ relatório de progresso) - 25% Ensaio final - 60% Avaliação final por exame: O exame final destina-se aos estudantes que não obtiveram nota igual ou superior a 10 na avaliação ao longo do semestre, ou para estudantes que não se submeteram a avaliação contínua.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Askew, K. e Wilk, R. (orgs.) 2002 The Anthropology of Media, Blackwell Publishers. Bräuchler, B. Postill, J. (Eds) 2010 Theorising Media and Practice, Berghan Books Ginsburg, F.; Abu-Lughod, L.; Larkin, B. (Eds) 2002 Media Worlds. Anthropology on New Terrain, University of California Press. Pink, S., Horst, H., Postill, J., Hjorth, L., Lewis, T., & Tacchi, J. (2016). Digital Ethnography: Principles and Practice, Sage. Spitulnik, D. 1993 "Anthropology and Mass Media" in: Annual Review of Anthropology (22), p. 293-315. Silverstone e Hirsh (Eds) 1992 Consuming Technologies. Technology and Information in Domestic Spaces, London e N.Y.: Routledge:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre