Currículo

Problemáticas Centrais da Reflexão Antropológica L5067

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Apreciar a importância do debate crítico de ideias. OA2. Aprender a ler textos em detalhe, criticamente. OA3. Apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais e disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. OA 4. Entender as classificações e as categorias sociais OA5. Reciprocidade e dádiva.

Programa

1. Descrição, compreensão e explicação em Antropologia (Descola) 2. Comparação e visão holística. A dualidade no pensamento antropológico (Bloch) 3. Classificações e categorias sociais (Durkheim/Mauss e Hertz) 4 . Dádiva, Reciprocidade e mecanismos de coesão social (Mauss). As prendas de Natal (Miller) 5 . Humanos e não-humanos: os debates contemporâneos na Antropologia

Método de Avaliação

Duas modalidade de avaliação: 1) Avaliação ao longo do semestre: a) Apresentação em grupo de 1 texto da bibliografia básica ( 20%); b) discussão e participação nas aulas (10%); c) Teste escrito no espaço da aula (70%). 2) Exame final (100%), que exige leitura da bibliografia básica.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bloch, Maurice. Anthropology is an odd subject: Studying from the outside and from the inside. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7 (1) , 2017: 33–43. Descola, Ph., 2018. Sobre o conhecimento antropológico, Revista de Antropologia da UFSCar, 316-328 https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/263 Durkheim E. e M. Mauss (1903), 1967, 'Primitive classification' (translated by R. Needham), Chicago University Press. Hertz, R. 2013. The pre-eminence of the right hand. A Study in Religious polarity', HAU, 335-357. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau3.2.024 Mauss, M. (1923), 2013. Ensaio sobre a dádiva, Edições 70.:

Secundária

  • Bloch, Maurice. 2008. Truth and Sight: Generalizing Without Universalizing. Journal of the Royal Anthropological Institute 14 (s1) : S22–32. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.3.027 Miller, D. 2017. Christmas, an Anthropological Lens, HAU, 409-442. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.3.027 Weiner, A.1992. Inalienable Possessions. The Paradox of Keeping while Giving, University of California Press.:

Disciplinas de Execução