Currículo

Problemáticas Centrais da Reflexão Antropológica L5067

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Apreciar a importância do debate crítico de ideias. 2. Aprender a ler textos em detalhe, criticamente. 3. Apreciar a importância da ideia de reciprocidade, assim como os seus usos e limitações nos estudos de parentesco. 4. Apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais, disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. 5. Entender como as categorias sociais determinam incidências sobre o corpo biológico e, reciprocamente, que a reflexão sobre os corpos biológicos— nomeadamente, sobre a dicotomia do masculino e do feminino — se repercute nos vários níveis das práticas e representações sociais. OA6. Compreender numa perspetiva comparativa a questão da hierarquia dos géneros e ter pistas para discutir informadamente as problemáticas associadas.

Programa

1. Bases da vida social: reciprocidade, parentesco 2. Explicações em Antropologia 3. Corpo e sociedade, masculino e feminino nas dinâmicas sociais e mitologias

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Discussão de três textos em aula + relatório de cada intervenção (até 300 palavras, a entregar no prazo de uma semana). Peso na nota: 3 x 25% = 75&. Participação nas discussões em aula. Peso na nota: 25%. Exame final (100%), que exige leitura da bibliografia básica.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bloch, Maurice. Anthropology is an odd subject: Studying from the outside and from the inside. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7 (1) , 2017: 33–43. Héritier, Françoise, Masculino / Feminino, 1989, Enciclopédia Einaudi, vol. 20, Levi-Strauss, Claude, As Estruturas Elementares do Parentesco, 1982, Petrópolis, Vozes. Caps. 5, 9, Mauss, Marcel. «Ensaio sobre a dádiva.» In Sociologia e Antropologia. Trad. Paulo Neves. 183–314. São Paulo: Cosac Naify, 2003. Moore, Sally Falk. «Descent and Symbolic Filiation», American Anthropologist 66, no. 6 Pt. 1 (1964), pp. 1308–20 Van Beek, Walter E. A. «Dogon Restudied: A Field Evaluation of the Work of Marcel Griaule [and Comments and Replies].» Current Anthropology 32, no. 2 (1991): 139–67. http://www.jstor.org/stable/2743641.:

Secundária

  • Bloch, Maurice. 2008. Truth and Sight: Generalizing Without Universalizing. Journal of the Royal Anthropological Institute 14 (s1) : S22–32. Griaule, Marcel and Germaine Dieterlen. «The Dogon.» In African Worlds: Studies in the Cosmological Ideas and Social Values of African Peoples. Ed. Daryll Forde. 2nd ed. 83–110. Oxford: International African Institute, 1999. Gillison, Gillian. “Whatever Happened to the Mother? A New Look at the Old Problem of the Mother’s Brother in Three New Guinea Societies: Gimi, Daribi, and Iatmul.” Oceania 86, no. 1 (2016) : 2–24. doi 10.1002/ocea.5113. http://dx.doi.org/10.1002/ocea.5113 Lévi-Strauss, Claude. As Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis, Vozes, 1982. Caps. 5, 9 Malinowski, Bronislaw. The Sexual Life of Savages in North-Western Melanesia. 3rd ed. London: Routledge, 1932. Cap. 7. Palmeirim, Manuela. 2010. Discourse on the invisible: senses as metaphor among the Aruwund (Lunda). Journal of the Royal Anthropological Institute 16 : 515–31.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre