Currículo
Práticas de Trabalho Universitário L5070
Contextos
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1.Aplicar estratégias de leitura a textos científicos (TC). 2.Aplicar técnicas de redução de informação a TC e produzir resumos que contenham as suas ideias centrais, revelando compreensão e capacidade de síntese 3.Usar com proficiência os recursos bibliográficos e os instrumentos de consulta e pesquisa disponíveis na Biblioteca 4.Identificar e usar corretamente normas de citação e de referenciação bibliográfica 5.Descrever o que significa plágio e as suas consequências legais; distinguir plágio de paráfrase 6.Descrever e aplicar critérios para avaliar a credibilidade de conteúdos disponíveis on line 7.Descrever os principais conceitos da ?teoria do palco? de Goffman. 8.Descrever os principais conceitos da antropologia do tempo e do espaço de E.T.Hall 9.Descrever o significado de ?facto social? em Durkheim 10.Descrever o significado de poder disciplinar em Foucault 11.Realizar um exercício de observação aplicando os conceitos centrais dos textos clássicos estudados
Programa
1. Métodos de trabalho e de organização de informação 1.1. Introdução: como e porquê nos tornamos leitores? 1.2. Estratégias de leitura: previsão; antecipação; leitura pontual, leitura em diagonal; leitura em profundidade. Questionar o autor. 1.3. Métodos de organização e redução de informação: o que são para que servem as ?fichas de leitura?. 1.4. Plágio e paráfrase. 1.4.1. Formas e função da citação e da referenciação bibliográficas 1.4.2. Critérios para avaliação da informação disponibilizada on line 2. Ler textos clássicos 2.1. Ler Goffman 2.2. Ler E. T. Hall 2.3. Ler Durkheim (em articulação com a UC Ciência, Sociedade e Cultura) 2.4. Ler Foucault (em articulação com a UC Ciência, Sociedade e Cultura) 3. Observar, organizar, descrever 3.1. A compreensão visual do quotidiano: apresentação e propósitos do exercício de observação 3.2. Observar, anotar, categorizar. 3.3. Descrever, relacionar, argumentar.
Método de Avaliação
A avaliação é periódica. São usados os seguintes instrumentos de avaliação: 1) Portfolio composto pelos exercícios realizados em aula e relatórios de aprendizagem 40% 3) Relatório final sobre o exercício de observação 60% Os alunos que não se submetam a avaliação contínua ou que não atinjam 10 valores podem submeter-se a exame escrito.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Winkin, Y. 1998 A Nova Comunicação. Da teoria ao trabalho de campo, Campinas/S.Paulo: Papirus Editora Peretz, H. 2000 Métodos de Sociologia, Lisboa: Temas e Debates. Hall, E.T. 1986 A Dimensão Oculta, Lisboa: Relógio d Água. Hall, E.T.1994 A Linguagem Silenciosa, Lisboa: Relógio d'Água. Gofman, E.1993 A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa: Relógio D'Água. Goofman, E.1999 Os Momentos e os Seus Homens, Lisboa: Relógio d'Água. Foucault, M.1987 Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão, Petrópolis: Ed.Vozes. Durkheim, E.1988 As Regras do Método Sociológico, Lisboa: Ed.Presença. Cerveira, M.E.2002A Referência bibliográfica de documentos escritos e eletrónicos?, Rev.da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património, Porto, 2002, 1ª série,vol.I, p.111-128 Clanchy, J.&Ballard, B.2000 Como escrever ensaios. Um guia para estudantes Lisboa:Temas e Debates:
Secundária
- http://weblog.educ.ar/educacion-tics/archives/002750.php(sobre a leitura na internet) http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/denise_bertoli_braga.htm (sobre o uso da internet e a aprendizagem de línguas estrangeiras) http://www.mayer.cps.k12.il.us/Strategies_that_Work/STW.htm (sobre uso de recursos e estratégias de leitura na net) http://litsite.alaska.edu/workbooks/readingstrategies.html (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://www.justreadnow.com/strategies/index.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://curry.edschool.virginia.edu/go/readquest/ (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura ? especificamente orientado para alunos de Ciências Sociais) http://www.howard.k12.md.us/langarts/Curriculum/strategies.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://www.greece.k12.ny.us/instruction/ela/6-12/Reading/Reading%20Strategies/reading%20strategies%20index.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://www.allamericareads.org/lessonplan/strategies.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) Sites sobre estratégias de leitura e de escrita: Winkin, Yves 1996 ?La maîtrise visuelle de l?ordinaire?, in Antropologie de la Communication. De la théorie au terrain, Paris/Bruxelles: De Boeck & Larcier S.A., pp. 123-138 Reis, F. (2016) ?Exercício de Observação (não Participante) In S. Bernardes e S. Carvalhosa (Orgs.) Manual de Práticas Pedagógicas de Integração da Investigação no Ensino Superior. Lisboa: ISCTE-IUL, pp. 58-65. Morais, José, 1997 A Arte de Ler. Psicologia cognitiva da leitura Lisboa: Cosmos. Manguel, Alberto, 1996 A History of Reading London: Flamingo (há versão em Português). Madureira Pinto, José e Augusto S. Silva [orgs.] 1987 Metodologia das Ciências Sociais Porto: Afrontamento. Jonathan, Boyarin, 1992 The Ethnography of Reading, University of California Press. Firmino da Costa & Patrícia Ávila 1998, ?Problemas da/de Literacia: uma investigação na sociedade portuguesa contemporânea? in: Ler História, nº35. Connerton, Paul, 1993 Como as Sociedades Recordam Oeiras: Celta Coelho, Adolfo,1993, ?Cultura e Analfabetismo? in João Leal (Org.) Adolfo Coelho. Obra Etnográfica vol. II Cultura Popular e Educação, Lisboa: Publicações D. Quixote, p. 251-272. Chartier, Roger, 1996, El orden de los libros. Lectores, autores, bibliotecas en Europa entre los siglos XIV y XVIII, Barcelona: Guedisa. Caria, Telmo H. (org.), 2002 Experiência Etnográfica em Ciências Sociais, Porto: Ed. Afrontamento. Calvino, Italo, 1994, Porquê Ler os Clássicos?, Lisboa: Teorema. Bloom, Harold, 2000, Como ler e porquê, Lisboa: Caminho. :