Currículo

Símbolos: Linguagem, Ação e Cognição L5076

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 - Conhecer as principais conexões entre linguagem, cultura, cognição e performance humanas OA2 - Compreender a história dos contributos da antropologia nesta área de estudo OA3 - Compreender as problematizações antropológicas contemporâneas sobre cognição e performatividade OA4 - Conhecer as principais vantagens e limitações dos modelos e métodos estudados

Programa

P1. Conjunto de aulas de Introdução à temática geral da UC, consolidando os instrumentos terminológicos e analíticos fundamentais utilizados P2. Revisão histórica das perspectivas sobre o simbólico, a percepção, a cognição e a categorização semântica inspiradas nos modelos linguístico e taxonómico; na chamada etnociência e perspectivas interpretativas; e ainda na teoria do ritual P3. Discussão das correntes actuais da antropologia cognitiva (análise das estruturas de sentido, modelos culturais e generativos, sistemas de classificação não-semântica, teoria da decisão, teoria dos esquemas, inatismo, aprendizagem e fenomenologia), em articulação com exemplos etnográficos significativos. P4. Referência aos estudos contemporâneos sobre: gramáticas culturais, efeitos da literacia, complexidade e limitações cognitivas.

Método de Avaliação

a) 30% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas; Relatório de aprendizagem (aprox. 2.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar após as férias da Páscoa; b) 70% da nota final ? Ensaio (máximo 10.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar na época de avaliações c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%) c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • BLOCH, Maurice. 1998. How We Think They Think: Anthropological Approaches to Cognition, Memory and Literacy. Boulder-Colorado, Westerview. GOMES DA SILVA. J. C. 2003. O discurso contra si próprio. Lisboa: Assírio & Alvim GOODY, Jack. 1977. The Domestication of the Savage Mind. Cambridge: CUP. LÉVI-STRAUSS, Claude. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon. SPERBER, Dan. 1982. Le savoir des anthropologues. Paris: Hermann.:

Secundária

  • D'ANDRADE, Roy. 1995. The Development of Cognitive Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. DONIGER O'FLAHERTY, W. 1986. Dreams, Illusion and other Realities. Chicago: CUP GOMES DA SILVA. J. C. 1989. L'identité volée. Essais d'anthropologie sociale. Bruxelles: Éditions de Université de Bruxelles LOVEJOY, A. O. [1964 (1936)], The Great Chain of Being: A Study of the History of an Idea, Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. NEEDHAM, Rodney. 1873. Right and Left: Essays on Dual Symbolic Classification. Chicago: UCP. NEEDHAM, Rodney. 1980. Reconnaissances.Toronto: University of Toronto Press. SPERBER, Dan. 1996. La Contagion des Idées: une théorie epidemiologique de la culture. Paris: Odile Jacob. WHITEHOUSE, Harvey (ed.). 2001. The Debated Mind: Evolutionary Psychology versus Ethnography. Oxford: Berg.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre