Currículo

Introdução ao Spss 02137

Contextos

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos alunos as seguintes aprendizagens: OA1: Desenvolvimento de competências de construção de bases de dados usando o SPSS; OA2: Desenvolvimento de competências básicas de transformação e construção de variáveis; OA3: Desenvolvimento de competências básicas de análise descritiva de dados.

Programa

1. Introdução ao SPSS 1.1. Apresentação do programa 1.2. Construção de uma base de dados em SPSS 1.3. Transformação de variáveis 1.3.1. Recodificação de variáveis 1.3.2. Construção de novas variáveis 2. Instrumentos básicos de análise de dados 2.1. Análise univariada: frequências, gráficos e medidas de síntese 2.2. Análise bivariada: tabelas de contingência e gráficos e tabelas de medidas síntese

Método de Avaliação

A metodologia de ensino-aprendizagem desenvolve-se através de aulas teórico-práticas, orientadas para o trabalho prático, com recurso ao SPSS. As aulas incluem alguma componente expositiva de apresentação de conceitos, com vista à transmissão do enquadramento teórico das atividades a realizar pelos estudantes. Os exercícios práticos, que estarão presentes em todas as aulas, proporcionarão aos estudantes a oportunidade de aplicar, de forma contextualizada, as competências adquiridas e usar esta ferramenta de análise estatística como auxiliar da produção de conhecimento. A aprendizagem será facilitada pela utilização de recursos disponibilizados pela equipa docente, bem como pela disponibilização de recursos online, como sejam artigos, vídeos e tutoriais. A dinâmica em sala de aula assenta na interação entre o/a docente e os estudantes, sendo estes chamados a ter uma participação ativa o que possibilitará o permanente esclarecimento de dúvidas. A concretização dos objetivos da unidade curricular faz-se por meio da participação dos estudantes nas aulas teórico-práticas e pelo trabalho individual dos estudantes. Este trabalho individual consiste num conjunto de atividades, incluindo, para cada estudante, a frequência e participação efetiva nas aulas e a realização de exercícios práticos, utilizando o SPSS.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre