Currículo
Perspectivas Antropológicas sobre A Música 03336
Contextos
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 2º Ano
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Antropologia > 3º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Oa1) Perceber a especificidade das perspectivas antropológicas sobre a música Oa2) Fomentar o debate sobre música e nacionalismo, música e orientalismo OA3) Analisar a relação entre expressão textual e forma musical OA4) Fornecer instrumentos para a análise das questões de apropriação cultural e direitos culturais.
Programa
1:As abordagens sociais e culturais da música :a) Sociologia da música ;b)Etnomusicologia ;c)Etnografia da prática musical d)Antropologia da música/antropologia e música :diferenças e contrastes. Hierarquias no campo musical : clássica, popular, folk, erudita,. 2:O eu e o outro na música a)O Outro de dentro:; B. Britten-Folk song arrangement b)O Orientalismo na ópera :Aida de G. Verdi; c) Nacionalismo e música. 3:As Mythologiques de Lévi-Strauss como construção musical a)Mito e música :função mítica e formas musicais b) O Ring de Wagner c)a questão da intraduzibilidade 4:Antropologia e jazz: a) 'Antropology?-1945 de Charlie Parker/D. Gillispie à antropologia do jazz; blues e a blue note; 5:Nacionalismo,world music e passagens culturais :a)Existem músicas nacionais? B) World music ;c)Do West meets East? à ? Passages? (Shankar/Glass); d) propriedade cultural e direitos culturais - o do El Condor Pasa 6) A música clássica 'contemporânea' - minimalismo ( Cage e Glass) e Stockhausen
Método de Avaliação
A avaliação implica duas modalidades : 1) Avaliação continua : a) participação nas aulas e leituras prévias para cada sessão e/ou audição de excertos musicais (10%) b) Apresentação em grupo de um género musical tendo como suporte um texto da bibliografia ( 20%) c) ensaio final individual ( até 6 páginas) baseado num dos blocos do programa (70%) 2) Exame final. Não há prova oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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