Currículo
Mapas Etnográficos 1: Américas e África L5068
Contextos
Groupo: ANTROP - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Compreender profundidade histórica e variedade cultural nas duas regiões. OA2: Entender impacto da colonização nas políticas indígenas nas duas regiões. OA3: Entender contributo das etnografias regionais (americana e africana) para o conhecimento antropológico geral. OA4: Compreender a centralidade do olhar etnográfico.
Programa
CP 1. Africa, um continente com história CP 1.1. África pré-colonial, o contacto com os povos europeus e a colonização CP 2. Antropologia Africanista, principais escolas e figuras CP 3.Descolonização e neocolonialismo CP 3.1. A autocrítica da antropologia e a antropologia no continente africano hoje CP 4. África contemporânea e a crítica do subdesenvolvimento CP 5. As Américas (Norte, Centro e Sul): paisagens, povos e culturas CP 5.1. Mapas das Américas: físicos, linguísticos e etno-históricos CP 6. Introdução à etno-história das Américas CP 6.1. América do Norte e Ártico CP 6.2. Mesoamérica CP 6.3. América do Sul CP 7. Contacto, colonização e políticas indígenas
Método de Avaliação
Assistência e participação nas aulas 10% Dois ensaios escritos, um por módulo (45%+45%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- África: Davidson, Basil. 1991. Africa in History, Themes and Outlines. Collier Books. Engel, Ulf e Ramos, Manuel J. (eds). 2013. African Dynamics in a Multipolar World. Brill. Ferguson, James. 2006. Global Shadows : Africa in the Neoliberal world Order. Duke University Press. Grinker, Roy, et al. (eds). 2019. A Companion to the Anthropology of Africa. Wiley Blackwell. Moore, Sally Falk. 1994. Anthropology and Africa: Changing Perspectives on a Changing Scene. UP Virginia. América: Bellwood, Peter, 2013, First Migrants: ancient migration in global perspective: Wiley Blackwell 83 – 109. Boas, Franz, 1940, “The Aims of Ethnology”, in Race Language and Culture, MacMilan Company, 626-38. Mamdani, Mahmood, 2020, “The Indian Question in the United”, in Neither Settler nor Native The Making and Unmaking of Permanent Minorities. Belknap Press, 37-100. Wolf, Eric, 1982, [2010] “Iberians in America”, Europe and the People Without History. UCP, 131 – 157.:
Secundária
- África: Andersson, Ruben. 2014. Illegality, Inc.: Clandestine Migration and the Business of Bordering Europe. University of California Press. Asante, Molefi Kete. 2024. The History of Africa. The Quest for Eternal Harmony (4ª Edição). Routledge. Blanes, Ruy Llera. 2023. A Revolução Angolana no Século XXI. A Dissidência Política na Angola do Pós-Guerra. Tinta-da-China. Blanes, Ruy Llera. 2014. A Prophetic Trajectory. Ideologies of Place, Time and Belonging in an Angolan Religious Movement. Berghahn Books. Césaire, Aimée. 2000. Discourse on Colonialism. Monthly Review Press. (Várias edições disponíveis em português). Fanon, Frantz. 2017. The Wretched of the Earth. Kwela Books. Fanon, Frantz. 2008. Black Skin, White Masks. Grove Press. (Várias edições disponíveis em português). Geschiere, Peter. 1997. The Modernity of Witchcraft: Politics and the Occult in Postcolonial Africa. University of Virginia Press. Lopes, Carlos. 2020. África em Transformação. Desenvolvimento Económico na Era da Dúvida. Tinta-da-china. Mbembe, Achille. 2006. “Necropolitics.” Raisons politiques 21 (1): 29–60. Mbembe, Achille. 2001. On the Postcolony. University of California Press. M’Bokolo, Elikia. 2009-2011. África Negra. História e Civilizações (Volumes 1-2). UFBA. Mudimbe, V. Y. 1988. The Invention of Africa: Gnosis, Philosophy, and the Order of Knowledge. Indiana University Press. Nugent, Paul. 2004. Africa Since Independence: A Comparative History. Palgrave Macmillan. Rodney, Walter. 2018. How Europe Underdeveloped Africa. Black Classic Press. Sarr, Felwine. 2018 (2016). Afrotopia. n-1 edições. VV.AA. 2010. História Geral da África, Volumes 1-10. UNESCO. América: Fletcher, Alice C. and La Flesche, Francis, 1911, "The Omaha tribe." in Twenty-seventh annual report of the Bureau of American Ethnology, 1905-1906, 17?654. Bureau of American Ethnology. Flores, Carlos,” Indigenous Video, Development and Shared Anthropology. A Collaborative Experience With Maya Q’echi’Filmmakers in Postwar Guatemala” Visual Anthropology Review, Volume 20, Issue 1, pages 31-44, Lévi-Strauss, Claude, 1993, Tristes Trópicos, Lisboa: Edições 70 (pp. 185-230). Lowie, Robert H.. 1982 [1954], Indians of the Plains. Lincoln, London: University of Nebraska Press. Lurie, Nancy O. 1966. Mountain Wolf Woman, Sister of Crashing Thunder: The Autobiography of a Winnebago Woman. Ann Arbor: University of Michigan Press. Macleod, Murdo, 2008, ?Mesoamerica since the Spanish Invasion: an overview?, The Cambridge History os the Native Peoples of the Americas: 1-43. Mark, Joan, 1982, “Francis La Flesche: The American Indian as Anthropologist”, Isis, Vol. 73, No. 4, pp. 496-510. McAnany, Patricia A., 2021, “Idolizing Mary. Maya-Catholic icons in Yucatán, Mexico”, Colonial Latin American Review, 30:3, 468-470, DOI: 10.1080/10609164.2021.1947575 Radin, Paul, The Autobiography of a Winnebago Indian: Life, Ways, Acculturation and the Peyote Cult, New York: Appleton & Co. Ridington, Robin, 1993, “A Sacred Object as Text: Reclaiming the Sacred Pole of the Omaha Tribe”, American Indian Quarterly, Vol. 17, No. 1, pp. 83-99 Velho, Gilberto, 1973, A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social, Rio de Janeiro: ZAHAR (pp. 11-28). Wissler, Clark, 1917, The American Indian: An Introduction to the Anthropology of the New World. New York: Douglas C. McMurtrie. Wolf, Eric, 1994, “Explaining Mesoamerica (1)*”, Social Anthropology, 2 . 1. 1-17 Filme: https://www.pbs.org/video/net-nebraska-presents-return-sacred-pole/: