Currículo

Escrita de Relatórios Técnicos 01551

Contextos

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

ECTS

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: OA1 - Ser capaz de distinguir os diferentes tipos de relatórios; OA2 - Antever a estruturação das diferentes secções de um relatório; OA3 - Classificar e obter informação precisa para inserir no relatório; OA4 - Sintetizar eficazmente ideias e conclusões; OA5 - Parafrasear e citar correctamente; OA6 - Utilizar modos eficazes de apresentação gráfica de estatísticas.

Programa

Tópicos: T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos . T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico. T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza. T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro. T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente. T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica). T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos. -Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências. T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.

Método de Avaliação

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula. | 1-Avaliação continua (b-learning) Presença mínima a 2/3 das aulas presenciais Realização com sucesso do curso online (obrigatório) Participação e exercícios autónomos 30% Elaboração de um relatório técnico 70% 2-Avaliação continua (Presencial) Presença mínima a 2/3 das aulas Participação e exercícios autónomos 30% Elaboração de um relatório técnico 70% 3 Avaliação periódica e final Elaboração de um relatório técnico 100% Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 17.5

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc. Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's. Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited. Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books. Blanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa. :

Secundária

  • Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME. Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença. Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote. Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo. Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education. Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press. Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education. Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação. Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop. Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press. Bentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books. :

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre