Currículo
Economia da Organização Industrial L5014
Contextos
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer as principais estruturas de mercado. 2. Compreender a política de concorrência e a lei da concorrência 3. Conhecer as estratégias das empresas 4. Ser capaz de construir argumentos fundamentados em teorias e factos e de articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
Programa
1. Introdução 2. Fundamentos microeconómicos 2.1. Consumidores 2.2. Empresas 2.3. Concorrência, equilíbrio e eficiência 2.4. Falhas de mercado 2.5. Discriminação de preços 3. Oligopólio 3.1. Teoria dos jogos e estratégia 3.2. Oligopólio 3.3. Conluio e guerra de preços 4. Entrada e estrutura de mercado 4.1. Estrutura de mercado 4.2. Fusões horizontais 4.3. Exclusão do mercado 5. Outras estratégias empresariais 5.1. Diferenciação do produto 5.2. Relações verticais 5.3. Inovação 5.4. Redes
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre consiste em: - um teste intermédio, com um peso total de (40%) - uma prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina através da avaliação ao longo do semestre, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cabral, L. (2017), Introduction to Industrial Organization, 2nd edition, MIT Press:
Secundária
- Church and Ware (2000). Industrial Organization: A Strategic Approach. Disponível grátis em: ttp://works.bepress.com/jeffrey_church/23/: