Currículo

Introdução às Redes Sociais 01472

Contextos

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

ECTS

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O discente que complete com sucesso esta UC deverá: OA1. Conhecer os diferentes tipos de redes sociais e identificar as redes que estão alinhadas aos seus objectivos pessoais e/ou profissionais. OA2. Recorrer a estratégias de comunicação Web para solucionar problemas e conseguir objectivos de forma mais célere. OA3. Seleccionar e executar a estratégia de exposição Web mais adequada e com maior impacto de acordo com os objectivos pessoais e/ou profissionais. OA4. Desenvolver uma consciência ética na utilização de plataformas Web 2.0 onde a informação é pública e os comportamentos heterogéneos.

Programa

CP1. Redes sociais: o que permitem? Objectivos de exposição online. Procedimentos antes de entrar. Meios para alcançar objectivos através das redes sociais. CP2. Os diferentes tipos de redes sociais: Sociais e Profissionais. Caracterização das diferentes redes. Conhecer a heterogeneidade de comportamentos nas redes sociais. Redes abertas e redes fechadas. CP3. Escolha das redes sociais. Como seleccionar a rede adequada aos objectivos estabelecidos. Como definir um plano estratégico de social media. CP4. Competências relacionais. Conteúdo, informação e suportes. Networking. Estratégias individuais na gestão das redes. Virtual vs Real. Utilização do Media ? Áudio e Vídeo. Mediação de resultados (da exposição, dos objectivos alcançados, do interesse que suscita uma pessoa na rede).

Método de Avaliação

Dada a natureza da Unidade Curricular, o processo de avaliação centra-se na realização de trabalhos práticos individuais e de grupo. 1. Ao longo das aulas, serão objecto de avaliação: - Pontualidade (5%) - este ponto pressupõe a frequência (e pontualidade) igual ou superior a 6,5 horas. - Participação nas aulas (15%). 2. Trabalho individual: Análise de caso prático com passagem obrigatória por pontos-chave a indicar (80%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 17.5

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Carrera, Filipe (2009). Networking ? Guia de Sobrevivência Profissional. Edições Sílabo. Carrera, Filipe (2009). Marketing Digital na Versão 2.0. Edições Sílabo. Eldridge, Mark L., Eldridge, Elsom & Parker, Linda j. (2009). How to Use Social Media to Brand Yourself as the Obvious Expert. Press-Beta Edition. Hall, Conrad (2010). Illustrated Guide to Getting Started with Social Media. Morgan James Publishing. :

Secundária

  • Safko, Lon & Brake, David K. (2008). Tactics, Tools and Strategies for Business Sucess. Nova Iorque: John Wiley & Sons 2. The Social Media Bible Caramez, Rui Pedro (2010). Linkedin ? Rentabilize a sua Presença Online. 1. LinkedIn :

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre