Currículo

Economia da Cultura L0285

Contextos

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Economia > 2.º Semestre

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Economia > 1.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Compreender o corpo teórico e conceptual da economia da cultura e a forma como a análise das actividades culturais tem evoluído na teoria económica OA2. Aprofundar os fundamentos da intervenção pública na área da cultura e a lógica de funcionamento dos mercados e das instituições do sector OA3. Equacionar empiricamente o peso das actividades culturais nas economias contemporâneas, com particular destaque para o caso português OA4. Criar uma base de diálogo interdisciplinar partindo do campo da economia que permita um debate e uma actuação mais abrangentes sobre as questões culturais

Programa

1. Cultura e Economia: questões conceptuais 2. A cultura: sector económico em desenvolvimento 3. Cultura, desenvolvimento e competitividade em contexto de globalização 4. Algumas especificidades dos bens e dos mercados culturais 5. Análise dos mercados da cultura: abordagem sectorial 6. Análise dos mercados da cultura: a perspectiva da organização económica das actividades culturais 7. As políticas culturais 8. Cultura e dinâmicas territoriais 9. Dinâmicas culturais, instituições e formas de governança 10. Algumas questões para aprofundamento

Método de Avaliação

Os alunos poderão escolher entre um dos seguintes regimes de avaliação: a) Avaliação contínua: Trabalho de grupo - 50% Teste individual - 50% O trabalho de grupo deverá ser seleccionado a partir de uma lista de temas a fornecer, no início do ano lectivo, pela equipa docente. b) Exame individual - 100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Costa, Pedro (2007), A Cultura em Lisboa: Competitividade e desenvolvimento territorial. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Throsby, David (2001), Economics and Culture, Cambridge: Cambridge University Press • Benhamou, Françoise (2017), L’économie de la culture (8ª edição), Éditions La Découverte, Paris Caves, Richard (2002), Creative Industries: Contracts between Art and Commerce, Cambridge / London: Harvard University Press Towse, Ruth (Ed.) (2020), A handbook of cultural economics, 3rd ed., Northampton: Edward Elgar:

Secundária

  • Benhamou, Françoise (2008), L?économie de la culture (6ª edição), Éditions La Découverte, Paris Towse, Ruth (Ed), A handbook of cultural economics, 2003, Towse, Ruth (Ed.) (2003), A handbook of cultural economics, Northampton: Edward Elgar, - EC/KEA (2006), The Economy of Culture in Europe, Study prepared for the European Commission (Directorate-General for Education and Culture), October 2006, Brussels: EC - OECD (2005), Culture ando Local Development, Paris: OECD - Abbing, Hans (2002), Why are artists poor? The exceptional economy of the arts. Amsterdam: Amsterdam University Press - Bianchini, Franco and M. Parkinson (eds.) (1993), Cultural Policy and Urban Regeneration, Manchester University Press, Manchester. - Camagni, Roberto ; Dennis Maillat, e Andree Matteacciolli (Eds.) (2004), Ressources naturelles et culturelles, milieux et développement local. Neuchatel: EDES - ERICarts (2002), Creative Europe: On Governance and Management of Artistic Creativity in Europe. Bonn: European Research Institute for Comparative Cultural Policy and the Arts (ERICarts) - Farchy, Joëlle (2002), La fin de l?exception culturelle?, Paris : CNRS Editions - Florida, Richard (2002), The rise of the creative class. New York: Basic Books - Greffe, Xavier (1999), L?emploi culturel a l?áge du numerique, Antropos, Paris - Greffe, Xavier (2002), Art et artistes au miroir de l?économie, Paris : Editions UNESCO / Economica - Greffe, Xavier (2005), Économie de la propriété artistique, Paris : Editions UNESCO / Economica - Klamer, Arjo (Ed.) (1996), The Value of Culture: On the relationship between economics and arts. Amsterdam: Amsterdam University Press - Landry, Charles (2000), The Creative City: a toolkit for urban innovators. London: Comedia / Earthscan - Scott, Alan J. (2000), The Cultural Economy of Cities, Sage, London- Thousand Oaks ? New Delhi. - Vogel, H. L. (2004), Entertainment industry economics: a guide for financial analysis, 6th ed., Cambridge: Cambridge University Press Benhamou, Françoise, A economia da cultura (tradução da 5a Ed), 2007, Benhamou, F. (2007), A economia da cultura, Ateliê Editorial, São Paulo, Costa, Pedro (coord), Estratégias para a Cultura em Lisboa, 2017, Costa, P. (Coord.), Oliveira, A; Magalhães, A.; Sousa, F. A:; Teixeira, G.; Guerra, P.; Moreira, M.; Guterres, A.; Seixas, J.; Magalhães, M. (2017), Estratégias para a Cultura da Cidade de Lisboa 2017, Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura, Throsby, David, The Economics Of Cultural Policy, 2010, Throsby, D. (2010), The Economics Of Cultural Policy, Cambridge University Press, :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre