Currículo
Economia da Educação e das Competências 01936
Contextos
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Economia > 1.º Semestre
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Economia > 2.º Semestre
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Economia > 2.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
-Compreender o papel da educação no mercado de trabalho -Compreender o debate atual sobre a importância das competências -Compreender as questões teóricas, metodológicas e políticas em torno das competências -Identificar os principais problemas nacionais e europeus em torno da necessidade de competências -Compreender o impacte da lógica de competências na política educativa do ensino superior
Programa
- Teoria do capital humano e os custos e benefícios para o indivíduo e a sociedade; - Teorias do sinal e filtro: educação enquanto indicador de capacidades produtivas; - Teoria da competição pelo emprego e a importância do emprego; - Teoria do ajustamento do emprego e ajustamento entre a educação adquirida e requerida; - O conceito e a medida das competências; - Planeamento da educação e das competências; - Política da educação e das competências.
Método de Avaliação
Para participar na avaliação contínua, os estudantes devem ter uma assiduidade de 80% e realizar as seguintes avaliações: Nota = [Frequência]*60% +[trabalho de grupo com apresentação]*30% + [Autonomous work]*(10%). Nota mínima 8 valores na frequência e trabalho de grupo. Nota mínima para aprovação 9.5 valores. Avaliação Final: Nota Final = [Exame de 1.ª Época]*100%. As notas da avaliação contínua não são consideradas para a avaliação por exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - OECD, (2013) Education at a glance - Borjas, George (2010) Labor Economics, McGraw-Hill International Ed., Boston, 5ªed. - Sapsford, D. and Tzannatos, Z. (1993) The Economics of the Labour Market, London, McMillan Texts in Economics. :
Secundária
- - Selected papers from Economics of Education Review. - Sgobbi, Francesca and Suleman, Fátima (2013) A methodological contribution to measuring (mis)match, The Manchester School, 81 (3): 420-437. - Suleman, Fátima (2012) The impact of skills and performance on earnings: the evidence from retail bankers, International Journal Human Resource Management, 23 (11): 2205-2220. - Alves, N., Centeno, M. and Novo, A. (2010) O investimento em educação em Portugal: retornos e heterogeneidade, Economic Bulletin, Banco de Portugal. - Portugal, P. (2004) Myths and facts regarding the Portuguese labour market the tragic fate of college graduates, Economic Bulletin, Banco de Portugal. :