Currículo

Comunicação em Marketing L1807

Contextos

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o estudante deverá: OA1. Analisar a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing OA2. Criar a Estratégia Integrada de Comunicação OA3. Analisar e avaliar propostas criativas OA4. Criar, avaliar e aplicar ações específicas de Força de Vendas, Marketing Direto, Publicidade, Relações Públicas, Patrocínios/Mecenato Promoções, Merchandising e Comunicação Digital.

Programa

1. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação O Marketing enquanto filosofia empresarial Os conceitos de Marketing: agentes e envolvente de mercado, estudos de mercado, decisões estratégicas e operacionais de Marketing Alvos de Marketing Posicionamento Marketing Mix O papel da Comunicação 2. A Estratégia Integrada de Comunicação Os agentes da Comunicação Alvos de Comunicação Objectivos de Comunicação A mensagem O mix da Comunicação Avaliação da Comunicação Orçamento e calendarização 3. Conceito Criativo da Comunicação Briefing Abordagem Criativa Plano de Trabalho Criativo Elementos do Mix da Criatividade Pre-Testes Avaliação Criativa AI, VR)e a AR na criatividade 4.O Mix da Comunicação Força de Vendas Marketing Directo / Marketing Relacional Publicidade Relações Públicas Patrocínio e Mecenato Promoções Merchandising Comunicação Digital AI, VR, AR e a comunicação

Método de Avaliação

A avaliação periódica é composta por 3 instrumentos Trabalho de Grupo 50%, nota mínima 10 valores Avaliação individual 10%, nota mínima 10 valores Frequência 40%, nota mínima 7,5 valores Este sistema de classificação global exige uma taxa de frequência às aulas de pelo menos 2/3 das sessões. Alunos que reprovarem na época normal/frequência: exame com ponderação de 100%,nota mínima de 9,5.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

  • Lendrevie, J., Baynast, A. De, Dionísio, P., & Rodrigues, V.R. (2010). Publicitor Comunicação 360º online ? offline. (7 ed.). Dom Quixote Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300 Pieters, R. Wedel, M., & Batra, R. (2010). The Stopping Power of Advertising: Measures and Effects of Visual Complexity. Journal of Marketing, 74, 48-60 Japutra, A., Bilro, R.G., & Loureiro, S.M.C (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and its Impacts on Society. In S.M.C. Loureiro (Ed.) Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (chapter 15). IGI Global Hayes, J.L., Britt, B.C., Evans, W., Rush, S. W., Towery, N.A., & Adamson, A.C. (2021). Can Social Media Listening Platforms? Artificial Intelligence Be Trusted? Examining the Accuracy of Crimson Hexagon?s (Now Brandwatch Consumer Research?s) AI-Driven Analyses. Journal of Advertising, 50(1), 81-91 Jiang, M., & Dodoo, N.A. (2021). Promoting Mask-Wearing in COVID-19 Brand Communications: Effects of Gain-Loss Frames, Self- or Other-Interest Appeals, and Perceived Risks. Journal of Advertising, 50(3), 271-279 Ferreira, M. M., Loureiro, S. M. C., & Pereira, H. G. (2020). Communication Tools in the Customer's Journey: Application to the Tourism Sector. In S. Loureiro, & H. Kaufmann (Eds.). Exploring the Power of Electronic Word-of-Mouth in the Services Industry (pp. 288-316) (chapter 16). IGI Global Ferreira M., Loureiro S.M.C., & Pereira H. (2021). Virtual Reality and Artificial Intelligence: Co-creation Process Between Consumers and Firms in an Area of Smart Cities. In tom Dieck M.C., Jung, T.H., & Loureiro, S.M.C. (Eds.). Augmented Reality and Virtual Reality. Progress in IS. Springer. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-68086-2_18 tom Dieck, M. C., Jung, T.H., & Loureiro, S.M.C. (2021). Augmented Reality and Virtual Reality: New Trends in Immersive Technology (Progress in IS). Springer. Song, H., Kim, J., Nguyen, T.P.H., Lee, K.M., & Park, M. (2020). Virtual reality advertising with brand experiences: the effects of media devices, virtual representation of the self, and self-presence. International journal of advertising, 40(7), 1096-1114:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre