Currículo
Fraude e Contabilidade Forense 03214
Contextos
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
LG1: Examinar um fato padrão ou cenário para identificar uma situação potencialmente fraudulenta. LG2: Identificar os três componentes do triângulo da fraude no contexto de um determinado cenário; LG3: Identificar os três elementos da fraude baseados num fato padrão ou cenário de fraude. Identificar vários atos de fraude baseados em padrões de fatos, probabilidade de ocorrência e significância de perdas potenciais; LG4: Identificar quais bandeiras vermelhas que podem indiciar atos e esquemas específicos de fraude e os tipos de controlos necessários para mitigar esses esquemas de fraude. LG5: Identificar elementos de controlo, incluindo uma supervisão eficaz para contrariar as falhas da gestão, necessários para prevenir e deter os esquemas específicos de fraude como base para a detecção, investigação e reparação de fraudes; LG6: Conduzir avaliações de risco de fraude e avaliar o desenho e a eficácia da avaliação de risco de fraude da organização.
Programa
Parte I-Compreender quem comete fraude e porquê, usando estatísticas de fraude e o triângulo da fraude - oportunidade, pressão e racionalização. Parte II?Os elementos da fraude: ato, ocultação e conversão. Parte III-Compreender o conceito básico de "bandeiras vermelhas" (fatores de risco de fraude), relações anómalas, eventos, condições ou sintomas que indiciam uma maior probabilidade de fraude. Parte IV-Prevenção de fraude, dissuasão, detecção, investigação e remediação. Parte V-A mentalidade do profissional anti-fraude: pensamento crítico e criativo; Ambiente de luta contra a fraude, processos e controlo. Parte VI-Avaliação do risco da fraude considerando: 1.Identificação dos riscos de fraude considerando a natureza da empresa, o tipo de transações e quaisquer sinais vermelhos observados. 2.Esquemas necessários para perpetrar um acto fraudulento. 3.Aplicação de atividades de controlo e monitorização que possam mitigar a oportunidade de perpetrar esquemas de fraude.
Método de Avaliação
A avaliação contínua inclui a realização de: A) Um exame individual (50%). (LG 1, 2, 3, 4, 5 e 6). B) Trabalho em equipe (50%). (LG 1, 2, 3,4, 5 e 6). C) Presença dos alunos em pelo menos 80% das aulas. D) Nota mínima de 7,5 pontos no exame individual e de 10 pontos nos trabalhos em equipa. Exame final: Os alunos que reprovam no sistema de avaliação contínua ou no exame final de 1ª época, podem frequentar um exame de 2ª época.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Beasley, Mark S.,Frank A. Buckless, Steven M. Glover, and Douglas F. Prawitt. Auditing Cases: An Active Learning Approach, Second Ed Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 6th edition, 2014. Cases on auditing, fraud and forensic accounting published in Issues in Accounting Education. Association for Certified Fraud Examiners. Fraud Examiners Manual, 2016. Wells, Joseph T. Principles of Fraud Examination. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 4th edition, 2014. :
Secundária
- Friedman, Jack P. Litigation Services Handbook Case Studies: Accounting, Economic, and Financial Issues in Litigation Support Research. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2016. Crumbley, D. Larry, Lester E. Heitger, and G. Stevenson Smith. Forensic and Investigative Accounting. Chicago: CCH Incorporated, 2015. Cheffers, Mark, and Michael Pakaluk. Understanding Accounting Ethics. Manchaug, Allen David Press, 2007. Bologna, G. Jack, and Robert J. Lindquist. Fraud Auditing and Forensic Accounting. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 3rd edition, 2006. Anastasi, Joe. The New Forensics: Investigating Corporate Fraud and the Theft of Intellectual Property. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2003. Albrecht, W. Steve, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination &Prevention. Mason, OH: Thomson South-Western, 2004. Albrecht, W. Steve, Conan C. Albrecht, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination. Revised Mason, OH: Thomson South-Western, 4th edition, 2012. :