Currículo

Introdução à Ciência Económica 00248

Contextos

Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A aprendizagem no âmbito da UC traduz-se nas seguintes competências do aluno: 1. Conhecer as principais etapas de evolução e escolas de pensamento económico 2. Perceber a natureza dinâmica e controversa do pensamento económico 3. Identificar os conceitos e as categorias de análise económica introduzidos no âmbito das diferentes escolas de pensamento económico 4. Analisar os temas e problemas da actualidade económica a partir dos quadros teóricos e analíticos apresentados

Programa

P1 A Economia como ciência e como objecto de conhecimento P2 Economia, Moral e Política: da Grécia Antiga à construção do Estado Moderno P3 A Economia Política Clássica P4 O capitalismo e os seus críticos P5 As origens da Economia Neoclássica P6 A crítica à Economia Neoclássica: Institucionalismo e Evolucionismo P7 As crises económicas e o papel económico do Estado: Keynes P8 O novo liberalismo: a Escola Austríaca e a Escola de Chicago P9 Tendências actuais do debate na Economia

Método de Avaliação

1. Avaliação ao longo do semestre: Instrumentos de avaliação: a. Dois testes: Teste intermédio e teste final (30% cada) b. Trabalho de grupo: o Apresentação referente a um texto original de um dos autores estudados no programa da unidade curricular (25%) o Discussão dos textos apresentados pelos outros grupos (15%) No conjunto da avaliação obtida nos dois testes a nota mínima é de 8 valores. Assiduidade mínima de 80% 2. Avaliação final Exames de 1ª e 2ª época (nota final correspondente à nota do exame)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Notas Pedagógicas 1: A Economia como ciência e como objecto de conhecimento Notas Pedagógicas 2: As origens da Economia Política Clássica Notas Pedagógicas 3: A Economia Política Clássica Notas Pedagógicas 4: As Críticas à Economia Política Clássica I Notas Pedagógicas 5: As Críticas à Economia Política Clássica II Notas Pedagógicas 6: Marginalismo e fundamentos da corrente neoclássica Notas Pedagógicas 7: A ruptura de Keynes Notas Pedagógicas 8: As heterodoxias: o Institucionalismo e o Evolucionismo Notas Pedagógicas 9: Panorama Actual do Pensamento Económico Backhouse, Roger (2002), The Penguin History of Economics, London, Peguin Books. Louçã, Francisco, e José Maria Castro Caldas (2009), Economia(s), Lisboa, Edições Afrontamento:

Secundária

  • Milonakis, Dimitris e Ben Fine (2009), From Political Economy to Economics, Routledge Samuels,Warren, Jeff Biddle e John Davis (2003), A Companion to the History of Economic Thought, Balckwell Publishing Galbraith, J. K. (1994), A Short History of Financial Euphoria, Penguin Books. Nunes, A. Sedas (1992), História dos Factos e das Doutrinas Sociais, da formação histórica do capitalismo ao marxismo, Lisboa Editorial Presença. Nunes, A. Sedas (1977), Questões Preliminares Sobre as Ciências Sociais, Editorial Presença/Gabinete de Investigações Sociais. Pressman, Steven (2006), Fifty Major Economists, London, Routledge. Samuelson, Paul e Nordhaus, William, Economia, 18 ed., McGrawHIll, 2005.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre