Currículo
Economia e Estratégia da Propriedade Intelectual 02668
Contextos
Groupo: ECO - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Economia > 1.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
LG1.Compreender a importância antiga e recente da governança do conhecimento; LG2.Ganhar perspectiva sobre a origem e evolução das instituições que enquadram as actividades inovadoras e criativas; LG3.Dominar a racionalidade económica por trás das patentes, marcas, direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual (DPI); LG4.Mapear as principais correntes teóricas e conhecer os conceitos básicos de economia da DPI; LG5.Reconhecer os principais factos estilizados e desenvolver uma técnica de análise empírica neste domínio; LG6.Aprender a escrever e candidatar-se a direitos de propriedade intelectual; LG7.Adquirir capacidade para criticar e debater as metas e a implementação de intervenções públicas e privadas nesta área; LG8.Desenvolver uma capacidade de apresentar próprios argumentos baseados na teoria, a lógica e os dados factuais para outras pessoas sobre uma série de temas clássicos e novos em relação a direitos de propriedade intelectual e activos intangíveis.
Programa
P1.A história económica de uma invenção institucional; P2.Apropriabilidade como incentivo para a descoberta científica, empreendedorismo tecnológico e da criatividade cultural; P3.DPI como ferramenta de estratégia empresarial e da cometitividade nacional; P4.Problemas de bem-estar social e críticas; P5.O que são patentes, marcas, desenhos industriais, direitos autorais (alta tecnologia, mercado de conteúdos, sectores tradicionais, bio-farmacêutica, etc.); P6.Modos alternativos de protecção e divulgação (open source, prémios, pirataria, etc.); P7.Vigilância tecnológica e inteligência competitiva (bases de dados e análise de indicadores); P8. Novos desafios: a) avaliação intangíveis, b) conhecimento indígena, c) bens virtuais, d) guerras de patentes e litigação de marcas, e) privacidade dos dados pessoais e o direito a ser esquecido, f) falsificação e contrafacção, g) o licenciamento compulsório, h) ciber-segurança e espionagem, i) salvaguarda do património intangível e cultura, etc.
Método de Avaliação
O aluno escolhe entre dois métodos de avaliação: A) Avaliação contínua: trabalho de grupo (50%); testes intercalares (40%); participação (10%); a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8 valores (em 20) e que a assiduidade não inferior a 80%; B) Exame final: exame final individual, como o método de avaliação único (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Palfrey, John (2011), Intellectual Property Strategy, Cambridge, Mass.: The MIT Press. Fagerberg, J., D. Mowery, and R.R. Nelson (eds) (2004), Oxford Handbook of Innovation, Oxford: Oxford University Press. :
Secundária
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