Descrição

2024/2025 + Info

Breve Introdução

A Licenciatura em Engenharia Informática e o respectivo Mestrado em Engenharia Informática destinam-se a formar profissionais capazes de responder com agilidade aos desafios organizacionais em que a tecnologia possa valorizar as componentes do conhecimento e da inovação, não se limitando a uma intervenção ao nível da eficiência e informatização dos processos.

A Licenciatura oferece uma formação de base em domínios científicos gerais na área da Engenharia Informática. Os licenciados adquirem uma formação sólida que os habilita a fazer face a um ambiente profissional competitivo e dinâmico. É oferecida uma forte formação teórica e experimental que garante as capacidades para lidar com os desafios da Engenharia Informática, e em simultâneo responder aos desafios da gestão empresarial.

Saídas Profissionais

O actual contexto europeu impõe grandes exigências e necessidades a nível tecnológico, onde os Engenheiros Informáticos desempenham um papel crucial. O importante crescimento na área dos serviços (por exemplo, banca, seguros, turismo, empresas prestadoras de serviços de tecnologias de informação) e a necessidade premente da reestruturação da Administração Pública e Indústria tornam evidente a escassez de recursos humanos qualificados nesta área. A formação geral da Licenciatura oferece ao aluno as competências técnicas e científicas para desempenhar funções em qualquer área da Engenharia Informática, por exemplo:

  1. Integrar equipas de desenvolvimento de sistemas informáticos complexos, por exemplo nas áreas da banca, seguros, administração central, multinacionais, etc.;
  2. especificar, conceber e desenvolver sistemas de informação adequados aos objectivos e necessidades das empresas e à sua cultura organizacional;
  3. conceber, desenvolver e manter redes de computadores; e
  4. gerir e organizar o conhecimento de uma empresa em diversos formatos e conteúdos, bem como modelar e desenvolver contéudos multimédia.