Currículo
Interacção Pessoa-Máquina L5316
Contextos
Groupo: EI - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: adquirir, compreender e dominar fundamentos de IPM Interacção Pessoa-Máquina; OA2: desenvolver a capacidade de definir e criar um protótipo, a sua interface, com definição de funcionalidades, usabilidade, público-alvo, testes e avaliação OA3: ser capaz de implementar a iteração final do protótipo, em 3D, na forma de uma App ou num contexto de página Web
Programa
CP1: Factores humanos, psicologia e design de sistemas interactivos; O computador, dispositivos de entrada de texto, dispositivos de posição e selecção, output, processamento CP2: Técnicas de interacção, paradigmas de interacção, design e layout de ecrãs, percepção de cor e implicações, o uso de cor no design de interacção H-C CP3: Análise de tarefas e interacção H-C CP4: Estilos de diálogo; semântica; análise de diálogo e design CP5: Protótipos low-fidelity (lo-fi); protótipos lo-fi versus hi-fi CP6: Usabilidade CP7: Modelos de utilizador CP8: Técnicas de avaliação; avaliação heurística CP9: Multimédia e web design; Vídeo digital para web e multimédia, e o design de interacção H-C CP10: CAD e modelação 3D em SolidEdge; CNC e impressão 3D
Método de Avaliação
Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Teste escrito 1 (35%); Teste escrito 2 (35%); Teste escrito 3 ou miniProjeto (30%); Teste escrito 3 realizado em simultâneo com Exame 1 no período de avaliação; Exames e Testes escritos são individuais e o miniProjeto é em grupo; o miniProjeio pode estar sujeito a discussão oral, caso os docentes considerem necessário; Testes escritos têm nota mínima de 8 valores; miniProjeto não tem nota mínima; os 30% da nota do Teste escrito 3 ou miniProjeto são aplicados ao máximo dos dois.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A Dix, J Finlay, G Abowd, R Beale, "Human-Computer Interaction", 3rd ed., Prentice Hall, ISBN: 0-13-046109-1, 2004 C Lewis, J Rieman, TASK-CENTERED USER INTERFACE DESIGN, A Practical Introduction, shareware, 1994. M Retting, Prototyping for Tiny Fingers, Communications of the ACM, April 1994, Vol.37, No.4, pp 21-27 PF Lopes, Computer Aided Design, creating 3D with Solid Edge (6 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 C Myhill, Get Your Product Used in Anger! (Before Assuming You Understand its Requirements), interactions, may+june 2003 L MIGNONNEAU, C SOMMERER, Designing emotional, metaphoric, natural and intuitive interfaces for interactive art, edutainment and mobile communications, Computers & Graphics 29 (2005) 837-851 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), Chaves, Portugal, June, 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp 711-716.:
Secundária
- Jenny Preece, Ivonne Rogers, Helen Sharp, Interaction Design: beyond human-computer interaction, John Wiley & Sons, ISBN 0-471-49278-7, 2002 PF. Lopes, J. Reis, F. Santos, S. Eloy, A. Paio, V. Rato, at all, Shaping emergent cities for all, SIGraDi 2011, XV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital, 16-18 de Novembro 2011, Santa Fé, Argentina, pp. 106-108. ISBN: 978-987-657-679-6: