Currículo

Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação L0786

Contextos

Groupo: EI - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar os requisitos para a CDSI e as principais fases e actividades de CDSI; OA2. Transformar requisitos em especificação técnica e modelos de um SI; OA3. Utilizar ferramentas de modelização de SI; OA4. Utilizar tecnologias de implementação Low-Code e introdução a serviços para a implementação de SI, API com protocolos REST; OA5. Construir experiência de trabalho em equipa, no contexto da realização do projecto de CDSI, desenvolvendo as capacidades de discussão, de tolerância, aceitação e respeito das opiniões dos colegas (soft skills); OA6. Co-construir soluções baseadas em pensamento crítico, resolução criativa de problemas, colaboração, observação crítica, negociação e tomada de decisão colaborativa; OA7. Aplicar estratégias de proposição de soluções refletidas, trabalho autónomo baseado na pesquisa de soluções e construção sustentada de argumentação; OA8. Desenvolver as capacidades de comunicação oral e escrita e de discussão técnica do trabalho.

Programa

CP1. Introdução à concepção e desenvolvimento de SI; CP2. Ciclo de vida de desenvolvimento de SI; CP3. Análise de requisitos para a concepção e desenvolvimento de SI; CP4. Especificação e concepção de SI, diagramas UML; CP5. Modelização de processos no contexto dos SI em BPMN; CP6. Tecnologias de implementação Low-Code; CP7. Tecnologias de integração no contexto dos SI: Arquitecturas Orientadas a Serviços, Application Programming Interfaces (API) e REST.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: A avaliação na UC é exclusivamente efetuada por avaliação ao longo do semestre por ser uma UC iminentemente prática através de projecto. A nota individual resulta de vários componentes: da avaliação dos relatórios intercalares, relatório final, apreciação do desempenho do/a aluno/a ao longo do semestre (envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica), orais e teste individual, da seguinte forma: - Participação em aula (10%): avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 80% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. - Teste individual (20%) a realizar em época intercalar; - Fase 1 do projecto: entrega, discussões semanais, apresentação oral (30%), a realizar durante o semestre; - Fase 2 do projecto: entregas, discussões semanais (30%) a realizar durante a penúltima semana do semestre; - Fase 3 do projecto: entrega do relatório de testes (10%) a realizar na última semana do semestre. - As notas das fases 2 e 3 têm em conta a componente demonstração e discussão oral do projeto final a realizar durante a 1ª época. Não existe avaliação por exame e a época especial consiste num complemento à avaliação ao longo do semestre, se necessário. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Whitten, J.L. and Bentley, L.D., Systems Analysis and Design Methods, McGraw-Hill, USA, 7th edition, 2007. Avison, D. and Fitzgerald, G., Information Systems Development: methodologies, techniques, and tools, McGraw-Hill Education ? Europe, 4th ed., 2006. Seidl, Martina et al., UML@Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling, Springer, 2012. Brambilla, Marco et al., Model-Driven Software Engineering in Practice, Morgan & Claypool Publishers, 2012. Magal, R. S. and Word, J., Essentials of Business Processes and Information Systems, John Wiley & Sons, Inc., USA, 2009. Erl, T., Service-Oriented Architecture: Analysis and Design for Services and Microservices, Pearson Education, Prentice Hall, USA, 2nd ed., 2019. Hohpe, G. and Woolf, B., Enterprise Integration Patterns: Designing, Building, and Deploying Messaging Solutions, Addison-Wesley, 2004. Gold-Bernstein, B. and Ruh, W., Enterprise Integration: The Essential Guide to Integration Solutions, Addison-Wesley, 2005.:

Secundária

  • Modelling information system processes: https://www.modeling-guidelines.org/ Modelling processes and UML with Signavio tutorials: http://elearning.uml.ac.at/quiz https://documentation.signavio.com/suite/en-us/Content/workflow-accelerator/userguide/tutorials/intro.htm https://documentation.signavio.com/suite/en-us/Content/process-manager/userguide/intro.htm https://www.signavio.com/video/signavio-tutorial-videos/ https://www.signavio.com/bpmn-introductory-guide/ https://documentation.signavio.com/pdfs/en/Process-Manager-User-Guide-en.pdf https://www.uml.org/ Schmuller, Joseph.; Sams Teach Yourself UML in 24 Hours, 3rd Edition, Sams Publishing, 2004. Fowler, M.; UML Distilled, Third Edition, Addison-Wesley, 2004. Booch, Grady, Rumbaugh, James, Jacobson, Ivar; The Unified Modeling Language User Guide, Second Edition, Addison-Wesley, 2005. Dennis, A., Wixom, B. H., Tegarden, D.; System Analysis and Design UML Version 2.0, John Wiley and Sons, 2009. Arlow, J., Neustadt, I.; UML2 and the Unified Process, Second edition, Addison-Wesley, 2005. Implementing systems with OutSystems low-code: https://success.outsystems.com/Documentation https://www.outsystems.com/training/paths/18/becoming-a-reactive-web-developer/ https://www.outsystems.com/training/courses/123/modeling-data/ https://www.outsystems.com/training/courses/128/modeling-data-relationships/ https://www.outsystems.com/training/courses/116/integrating-with-web-services/ https://www.outsystems.com/training/courses/184/modeling-business-processes/ https://www.outsystems.com/training/paths/16/becoming-a-front-end-developer-in-outsystems/ https://www.outsystems.com/training/courses/124/reactive-ui-development-101/ https://www.outsystems.com/training/courses/129/building-reactive-web-forms/ https://www.outsystems.com/training/courses/130/form-validations/:

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre